Os gêneros textuais em avaliações do ENADE de Letras e em concursos públicos para seleção de professores
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698194053 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9284 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar instrumentos de avaliação a que são submetidos os alunos formados pelo curso de Letras: duas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e quatro provas de concursos públicos para seleção de professores de Língua Portuguesa, duas edições de concursos do estado de Minas Gerais e duas do estado do Rio de Janeiro. Na análise, foram destacados os gêneros textuais (BRONCKART, 2006; 2010) presentes nas questões, o domínio discursivo (MARCUSCHI, 2008) a que pertencem e as capacidades de linguagem (DOLZ, 2015; CRISTOVÃO e LENHARO, no prelo) por elas mobilizadas. Os resultados revelam que a diversidade textual é imperativa nas avaliações, sobretudo nas provas do ENADE e nos concursos do estado de Minas Gerais, assim como também são diversos os domínios discursivos a que pertencem os textos e as capacidades de linguagem exigidas. A partir de então, apontamos para a necessidade de os cursos de formação para a docência em Língua Portuguesa estabelecerem um diálogo com as orientações curriculares para o ensino dessa disciplina e com as demandas profissionais dos egressos do curso, considerando a configuração dos instrumentos de avaliação investigados nesta pesquisa. |
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2019-02-27T16:03:27Z2019-02-252019-02-27T16:03:27Z2018-1234133http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698194053https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9284Esta pesquisa objetiva analisar instrumentos de avaliação a que são submetidos os alunos formados pelo curso de Letras: duas edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e quatro provas de concursos públicos para seleção de professores de Língua Portuguesa, duas edições de concursos do estado de Minas Gerais e duas do estado do Rio de Janeiro. Na análise, foram destacados os gêneros textuais (BRONCKART, 2006; 2010) presentes nas questões, o domínio discursivo (MARCUSCHI, 2008) a que pertencem e as capacidades de linguagem (DOLZ, 2015; CRISTOVÃO e LENHARO, no prelo) por elas mobilizadas. Os resultados revelam que a diversidade textual é imperativa nas avaliações, sobretudo nas provas do ENADE e nos concursos do estado de Minas Gerais, assim como também são diversos os domínios discursivos a que pertencem os textos e as capacidades de linguagem exigidas. A partir de então, apontamos para a necessidade de os cursos de formação para a docência em Língua Portuguesa estabelecerem um diálogo com as orientações curriculares para o ensino dessa disciplina e com as demandas profissionais dos egressos do curso, considerando a configuração dos instrumentos de avaliação investigados nesta pesquisa.The purpose of this study is to review the testing instruments taken by students graduated in Language & Literature Courses: two ENADE (National Student Performance Examination) and four civil service examinations created to select Portuguese Language teachers, being two editions of examinations for the state of Minas Gerais and two for the state of Rio de Janeiro. During the review, special attention was given to the textual genres (BRONCKART, 2006; 2010) contained in the questions, the speech domain (MARCUSCHI, 2008) to which they belong, and the language skills (DOLZ, 2015, CRISTOVÃO and LENHARO, in press) worked in the questions. The results show that textual diversity is imperative in the evaluations, especially in ENADE’s tests and in civil service examinations for the state of Minas Gerais, as well as the speech domains to which these texts belong and the required language skills. Based on this, we highlight the need for educational courses aimed at teaching Portuguese Language to establish a dialogue with the curricular guidelines for the teaching of this subject and with the professional demands of the course graduates, considering the configuration of the testing instruments investigated in this study.por--BrasilEducação em Revista-Gêneros textuaisAvaliaçãoFormação de professoresTextual genresTestingTeacher educationOs gêneros textuais em avaliações do ENADE de Letras e em concursos públicos para seleção de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGarcia-Reis, Andreia RezendeCosta, Míriam Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILOs gêneros textuais em avaliações do ENADE de letras.pdf.jpgOs gêneros textuais em avaliações do ENADE de letras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1574https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9284/4/Os%20g%c3%aaneros%20textuais%20em%20avalia%c3%a7%c3%b5es%20do%20ENADE%20de%20letras.pdf.jpg6057ef01212343dd389e2c8c12759655MD54ORIGINALOs gêneros textuais em avaliações do ENADE de letras.pdfOs gêneros textuais em avaliações do ENADE de letras.pdfapplication/pdf3775972https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9284/1/Os%20g%c3%aaneros%20textuais%20em%20avalia%c3%a7%c3%b5es%20do%20ENADE%20de%20letras.pdfd66bc56105af76b8cfa3d4465cb4babfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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