Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? - uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da teoria institucional
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9496 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa no Brasil a fim de verificar se a mesma diz respeito à cidadania corporativa ou se é apenas uma ferramenta de promoção. O principal fundamento para a RSC é o argumento de que o Estado é ineficiente em algumas áreas, portanto cabe às empresas agir em prol da sociedade, visando ao bem-estar geral dos cidadãos. Porém, alguns críticos têm dito que os reais objetivos das organizações, ao implementarem programas de RSC, são promover a imagem da empresa e legitimar as suas atividades. A análise se baseia na Teoria Institucional, principalmente nos conceitos de legitimação e isomorfismo, e também na Teoria dos Stakeholders, mostrando que as empresas devem legitimar-se frente a todos os seus públicos de interesse e, para tal, buscar desenvolver a responsabilidade social na prática de seus negócios. Com base no referencial teórico, o estudo traça algumas proposições de pesquisa, que são investigadas através de entrevistas em profundidade com informantes-chave e análise de conteúdo de sete edições especiais de uma revista de negócios, que destaca os principais programas de RSC do país. Busca-se perceber em que grau de institucionalização a RSC se encontra no Brasil e de que forma esta é aplicada pelas empresas, assim como em quais segmentos tal prática é mais disseminada. Os resultados das entrevistas em profundidade mostram que a RSC se institucionaliza no Brasil em resposta a uma necessidade de adaptação das empresas ao ambiente. De forma recursiva, a implementação da RSC pelas empresas ajuda a disseminar tal prática. O estudo revela ainda, através de uma amostra de 232 programas listados pela revista, que as empresas elegem temas e populações beneficiadas que sejam convergentes com suas atividades, tenham grande visibilidade na mídia ou que gozem de simpatia por parte da sociedade. Por outro lado, algumas áreas em que a atuação do Estado é deficiente, como população carcerária, são negligenciadas pelas empresas. |
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Por outro lado, algumas áreas em que a atuação do Estado é deficiente, como população carcerária, são negligenciadas pelas empresas.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-Cidadania corporativa ou ferramenta de promoção? - uma análise dos programas de responsabilidade social das empresas à luz da teoria institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSantos, Gilmar José dosCarvalho, Stephanie Silveira deDaher, Rafael LanaCosta, Anelise de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILCidadania corporativa ou ferramenta de promoção.pdf.jpgCidadania corporativa ou ferramenta de promoção.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1414https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9496/4/Cidadania%20corporativa%20ou%20ferramenta%20de%20promo%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg593ef795ea02725da604ae9cd1799125MD54ORIGINALCidadania corporativa ou ferramenta de promoção.pdfCidadania corporativa ou ferramenta de promoção.pdfapplication/pdf57389https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9496/1/Cidadania%20corporativa%20ou%20ferramenta%20de%20promo%c3%a7%c3%a3o.pdf3019207db019781536fe6eaa1294ccdaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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