O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cleber Soares da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6585
Resumo: O mineiro Assis Horta foi um dos mais importantes fotógrafos a prestar serviços ao SPHAN, atual IPHAN, na chamada fase heroica da instituição, quando esta foi dirigida por Rodrigo Melo Franco de Andrade e contava em seu quadro de funcionários com grandes intelectuais ligados ao movimento modernista brasileiro. Os registros fotográficos feitos por Horta contribuíram para o tombamento de Diamantina em 1938 e, mais tarde, em 1999, para o reconhecimento da cidade como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Em paralelo ao trabalho documental, Horta desenvolveu sua carreira bem-sucedida de retratista com grande produção, como comprovam os mais de cinco mil negativos em vidro que compõem seu acervo. Por seu estúdio fotográfico e sob seu olhar, passou toda a sociedade diamantinense entre as décadas de 1930 a 1980, mas foram os retratos de operários, feitos entre os anos 1930 e 1940, que lhe deram maior projeção a partir de 2008. Foi graças à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), decretada pelo governo de Getúlio Vargas, em 1943, e à obrigação das fotos 3x4 em carteiras de trabalho que muitos operários tiveram contato com a fotografia pela primeira vez. Os retratos de afro-brasileiros e mestiços pobres, seus familiares e amigos feitos no Photo Assis são herdeiros das tradições da fotografia oitocentista e dos carte de visite. Os cerca de 200 registros visuais divulgados em exposições e mostras até o momento só encontram analogia nos retratos de Militão Augusto de Azevedo, produzidos em fins do século XIX na cidade de São Paulo e na obra do também diamantinense Chichico Alkmim, realizada no começo do século XX. Os retratos aqui destacados são a comprovação da empatia entre o talentoso fotógrafo e sua nova clientela, parcela da população brasileira que, segundo a historiografia, foi tradicionalmente explorada comercialmente em fotografias de cunho pitoresco ou exótico e depois relegada ao esquecimento. Nas belas imagens feitas por Assis Horta analisadas nessa pesquisa, percebe-se que o jogo fotográfico se completa de maneira eficaz e o fotografado, não mais um objeto de cena, se mostra dignamente sujeito do próprio retrato... enfim um cidadão.
id UFJF_4b1b1f91d49aff063d9c31f2d11c007a
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6585
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Pifano, Raquel Quinet de Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5Melo, Luís Alberto Rochahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713722Z8Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799443Y8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8755768E5Silva, Cleber Soares da2018-04-09T19:14:20Z2018-03-092018-04-09T19:14:20Z2017-08-21https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6585O mineiro Assis Horta foi um dos mais importantes fotógrafos a prestar serviços ao SPHAN, atual IPHAN, na chamada fase heroica da instituição, quando esta foi dirigida por Rodrigo Melo Franco de Andrade e contava em seu quadro de funcionários com grandes intelectuais ligados ao movimento modernista brasileiro. Os registros fotográficos feitos por Horta contribuíram para o tombamento de Diamantina em 1938 e, mais tarde, em 1999, para o reconhecimento da cidade como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Em paralelo ao trabalho documental, Horta desenvolveu sua carreira bem-sucedida de retratista com grande produção, como comprovam os mais de cinco mil negativos em vidro que compõem seu acervo. Por seu estúdio fotográfico e sob seu olhar, passou toda a sociedade diamantinense entre as décadas de 1930 a 1980, mas foram os retratos de operários, feitos entre os anos 1930 e 1940, que lhe deram maior projeção a partir de 2008. Foi graças à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), decretada pelo governo de Getúlio Vargas, em 1943, e à obrigação das fotos 3x4 em carteiras de trabalho que muitos operários tiveram contato com a fotografia pela primeira vez. Os retratos de afro-brasileiros e mestiços pobres, seus familiares e amigos feitos no Photo Assis são herdeiros das tradições da fotografia oitocentista e dos carte de visite. Os cerca de 200 registros visuais divulgados em exposições e mostras até o momento só encontram analogia nos retratos de Militão Augusto de Azevedo, produzidos em fins do século XIX na cidade de São Paulo e na obra do também diamantinense Chichico Alkmim, realizada no começo do século XX. Os retratos aqui destacados são a comprovação da empatia entre o talentoso fotógrafo e sua nova clientela, parcela da população brasileira que, segundo a historiografia, foi tradicionalmente explorada comercialmente em fotografias de cunho pitoresco ou exótico e depois relegada ao esquecimento. Nas belas imagens feitas por Assis Horta analisadas nessa pesquisa, percebe-se que o jogo fotográfico se completa de maneira eficaz e o fotografado, não mais um objeto de cena, se mostra dignamente sujeito do próprio retrato... enfim um cidadão.Assis Horta, one of the most important photographers of Minas Gerais worked for SPHAN, current IPHAN, in the so-called heroic phase of the institution, when it was directed by Rodrigo Melo Franco de Andrade and had as part of its staff great intellectuals linked to the Brazilian modernist movement. Horta‘s photographic records contributed for the listing of Diamantina in 1938 and later, in 1999, for the recognition of the city as Unesco World Cultural Heritage Site. Together with the documentary work, Horta developed his successful career as a portraitist with great production as evidenced by more than five thousand negative glass plates that are part of his collection. In his photographic studio and under his attentive observation, the whole society of Diamantina passed between the 1930s and the 1980s, but it was the portraits of workers, made between the 1930s and the 1940s, that gave him greater projection since 2008. It was thanks to the Consolidation Of Labor Laws (CLT), decreed by Getulio Vargas' government in 1943, and the obligation of 3x4 photos in work documents that many workers had contact with photographs for the first time ever. The portraits of poor Afro-Brazilians, their relatives and friends made at Photo Assis are heirs to the traditions of the nineteenth-century photography and of the carte de visite. The approximately 200 visual records published in exhibitions and cultural fairs so far are only analogous to the portraits of Militão Augusto de Azevedo, produced at the end of the 19th century in the city of São Paulo and in the work of Chichico Alkmim, also from the city of Diamantina, held at the beginning of the XX century. The photographs highlighted here are a proof of the empathy between the talented photographer and his new clients, a part of the Brazilian population that, according to historiography, was traditionally commercially exploited in picturesque or exotic photographs and then forgotten. In the beautiful images made by Assis Horta that are analyzed in this research we can notice that the photographic game is completed in an effective way and the ones photographed, are no longer an object of scene. They are worthily subjects of their own portrait ... ultimately, citizens.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFotografiaRetratoPatrimônioNegros e mestiçosAssis HortaPhotographyPortraitPatrimonyBlack and mixed raceAssis HortaO olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTclebersoaresdasilva.pdf.txtclebersoaresdasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain776412https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/3/clebersoaresdasilva.pdf.txt9eb8e977a05191c6938178667020e79cMD53THUMBNAILclebersoaresdasilva.pdf.jpgclebersoaresdasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/4/clebersoaresdasilva.pdf.jpg04dfda2026efcf8d8eeeb0499997d778MD54ORIGINALclebersoaresdasilva.pdfclebersoaresdasilva.pdfapplication/pdf15153652https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/1/clebersoaresdasilva.pdf8b296d966d1dcf8469b4d847d99ab3a6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/65852019-06-16 08:44:59.276oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6585TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBCgpDb20gYSBhcHJlc2VudGHvv73vv71vIGRlc3RhIGxpY2Vu77+9YSwgdm9j77+9IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLvv71uaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIO+/vXVkaW8gb3Ugdu+/vWRlby4KClZvY++/vSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXvv71kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZh77+977+9by4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBKdWl6IGRlIEZvcmEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY++/vXBpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7vv71hLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLiBWb2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8g77+9IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY++/vSB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbu+/vWEuIFZvY++/vSB0YW1i77+9bSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcO+/vXNpdG8gZGEgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG7vv71vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgY29uaGVjaW1lbnRvLCBpbmZyaW5nZSBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBuaW5nde+/vW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2Pvv70gbu+/vW8gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3Pvv71vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vLCBlIG7vv71vIGZhcu+/vSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHvv73vv71vLCBhbO+/vW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbu+/vWEuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T11:44:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
title O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
spellingShingle O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
Silva, Cleber Soares da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fotografia
Retrato
Patrimônio
Negros e mestiços
Assis Horta
Photography
Portrait
Patrimony
Black and mixed race
Assis Horta
title_short O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
title_full O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
title_fullStr O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
title_full_unstemmed O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
title_sort O olhar de Assis Horta: tradição e dignidade em retratos de operários
author Silva, Cleber Soares da
author_facet Silva, Cleber Soares da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pifano, Raquel Quinet de Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Melo, Luís Alberto Rocha
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713722Z8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799443Y8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8755768E5
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cleber Soares da
contributor_str_mv Pifano, Raquel Quinet de Andrade
Melo, Luís Alberto Rocha
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fotografia
Retrato
Patrimônio
Negros e mestiços
Assis Horta
Photography
Portrait
Patrimony
Black and mixed race
Assis Horta
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Retrato
Patrimônio
Negros e mestiços
Assis Horta
Photography
Portrait
Patrimony
Black and mixed race
Assis Horta
description O mineiro Assis Horta foi um dos mais importantes fotógrafos a prestar serviços ao SPHAN, atual IPHAN, na chamada fase heroica da instituição, quando esta foi dirigida por Rodrigo Melo Franco de Andrade e contava em seu quadro de funcionários com grandes intelectuais ligados ao movimento modernista brasileiro. Os registros fotográficos feitos por Horta contribuíram para o tombamento de Diamantina em 1938 e, mais tarde, em 1999, para o reconhecimento da cidade como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Em paralelo ao trabalho documental, Horta desenvolveu sua carreira bem-sucedida de retratista com grande produção, como comprovam os mais de cinco mil negativos em vidro que compõem seu acervo. Por seu estúdio fotográfico e sob seu olhar, passou toda a sociedade diamantinense entre as décadas de 1930 a 1980, mas foram os retratos de operários, feitos entre os anos 1930 e 1940, que lhe deram maior projeção a partir de 2008. Foi graças à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), decretada pelo governo de Getúlio Vargas, em 1943, e à obrigação das fotos 3x4 em carteiras de trabalho que muitos operários tiveram contato com a fotografia pela primeira vez. Os retratos de afro-brasileiros e mestiços pobres, seus familiares e amigos feitos no Photo Assis são herdeiros das tradições da fotografia oitocentista e dos carte de visite. Os cerca de 200 registros visuais divulgados em exposições e mostras até o momento só encontram analogia nos retratos de Militão Augusto de Azevedo, produzidos em fins do século XIX na cidade de São Paulo e na obra do também diamantinense Chichico Alkmim, realizada no começo do século XX. Os retratos aqui destacados são a comprovação da empatia entre o talentoso fotógrafo e sua nova clientela, parcela da população brasileira que, segundo a historiografia, foi tradicionalmente explorada comercialmente em fotografias de cunho pitoresco ou exótico e depois relegada ao esquecimento. Nas belas imagens feitas por Assis Horta analisadas nessa pesquisa, percebe-se que o jogo fotográfico se completa de maneira eficaz e o fotografado, não mais um objeto de cena, se mostra dignamente sujeito do próprio retrato... enfim um cidadão.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-09T19:14:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-09
2018-04-09T19:14:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6585
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/3/clebersoaresdasilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/4/clebersoaresdasilva.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/1/clebersoaresdasilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6585/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9eb8e977a05191c6938178667020e79c
04dfda2026efcf8d8eeeb0499997d778
8b296d966d1dcf8469b4d847d99ab3a6
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661324269191168