A ressignificação das práticas interacionais e linguísticas na sala de aula de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishikawa, Clarissa Mieko Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1083
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no PROFLETRAS-FALE/UFJF, vincula-se ao macroprojeto “Ensino de Língua Portuguesa – da Formação docente à sala de aula” (MIRANDA, 2014), configurando-se, metodologicamente, como uma pesquisa-ação-participativa (MORIN, 2004) de natureza interventiva. O projeto constituiu-se de duas etapas, uma diagnóstica e uma interventiva. O lócus investigativo, uma sala de aula de Língua Portuguesa localizada na cidade de Valença, RJ. Os sujeitos da pesquisa, 25 alunos do 9º ano. Marcada pela desmotivação e apatia, por conflitos, desorganização, desagregação e violência, esta sala de aula vinha enfrentando um ambiente humano pouco propício ao processo de ensino-aprendizagem. O diagnóstico feito pelo docente-pesquisador foi complementado pela voz discente, por intermédio de relato de experiência escolar, submetido a um método de análise do discurso (MIRANDA e BERNARDO, 2013; MIRANDA e LIMA, 2013) baseado na Semântica de Frames (FILLMORE, 1982) e no projeto lexicográfico FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu). Para o exercício hermenêutico, utilizaram-se outros campos do saber como a Sociologia (BAUMAN, 2001, 2011) e a Antropologia Evolucionista (TOMASELLO, 1999). Para o enfrentamento dessa realidade, traçamos como meta principal a ressignificação da “cena aula” de modo a torná-la fecunda às metas de letramento almejadas. Como pilares principais do processo interventivo, sinalizamos a construção do Ambiente Escolar mediante o equacionamento entre Autoridade e Autoria (ARAÚJO, 1999; LA TAILLE, 1999; AQUINO, 1998, 1999, 2014; GUZZONI, 1995), Clima Escolar (DOLZ e SCHNEWLY, 2004; MIRANDA, 2005, 2014; TOGNETTA e VINHA, 2008; ARAÚJO, 1996, 2004, 2007; LA TAILLE, 2009) Protagonismo Juvenil (COSTA e VIEIRA, 2006) e Aprendizagem. Fundamentam as propostas de Leitura e Escrita os autores SOLÉ (1998); KOCH (2002); MIRANDA (2006); ROJO (2009); KLEIMAN (2009); GERALDI (2012). A intervenção estruturou-se em dois projetos interdependentes: 1.“Reconfigurando o cenário de aprendizagem”, 2.“Aliando novas tecnologias de ensino ao programa curricular de Língua Portuguesa”. O primeiro focalizou a criação de um ambiente físico e humano propício ao processo de ensino aprendizagem; o segundo centrou-se na construção de práticas de ensino de linguagem mais instigantes para o professor e para o aluno de modo a despertar, neste último, o estímulo pelo aprendizado. A partir do percurso interventivo, foi possível a ressignificação do cenário escolar por meio da reconstrução das relações interacionais fundadas no Pacto Social criado. Ressignificando os papéis dos sujeitos, o efetivo processo de ensino-aprendizagem efetivou-se construído com base nos princípios de cooperação, corresponsabilização e respeito. Reinstituído o Ambiente Escolar, promovemos práticas de leitura e escrita que tiveram a modelagem (MIRANDA, 2006) como fundamento central. De modo especial, a ação de Autoria e Protagonismo do docente-pesquisador resultou em recuperação de sua Autoridade, favorecendo suas metas pedagógicas de letramento.
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O lócus investigativo, uma sala de aula de Língua Portuguesa localizada na cidade de Valença, RJ. Os sujeitos da pesquisa, 25 alunos do 9º ano. Marcada pela desmotivação e apatia, por conflitos, desorganização, desagregação e violência, esta sala de aula vinha enfrentando um ambiente humano pouco propício ao processo de ensino-aprendizagem. O diagnóstico feito pelo docente-pesquisador foi complementado pela voz discente, por intermédio de relato de experiência escolar, submetido a um método de análise do discurso (MIRANDA e BERNARDO, 2013; MIRANDA e LIMA, 2013) baseado na Semântica de Frames (FILLMORE, 1982) e no projeto lexicográfico FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu). Para o exercício hermenêutico, utilizaram-se outros campos do saber como a Sociologia (BAUMAN, 2001, 2011) e a Antropologia Evolucionista (TOMASELLO, 1999). Para o enfrentamento dessa realidade, traçamos como meta principal a ressignificação da “cena aula” de modo a torná-la fecunda às metas de letramento almejadas. Como pilares principais do processo interventivo, sinalizamos a construção do Ambiente Escolar mediante o equacionamento entre Autoridade e Autoria (ARAÚJO, 1999; LA TAILLE, 1999; AQUINO, 1998, 1999, 2014; GUZZONI, 1995), Clima Escolar (DOLZ e SCHNEWLY, 2004; MIRANDA, 2005, 2014; TOGNETTA e VINHA, 2008; ARAÚJO, 1996, 2004, 2007; LA TAILLE, 2009) Protagonismo Juvenil (COSTA e VIEIRA, 2006) e Aprendizagem. Fundamentam as propostas de Leitura e Escrita os autores SOLÉ (1998); KOCH (2002); MIRANDA (2006); ROJO (2009); KLEIMAN (2009); GERALDI (2012). A intervenção estruturou-se em dois projetos interdependentes: 1.“Reconfigurando o cenário de aprendizagem”, 2.“Aliando novas tecnologias de ensino ao programa curricular de Língua Portuguesa”. O primeiro focalizou a criação de um ambiente físico e humano propício ao processo de ensino aprendizagem; o segundo centrou-se na construção de práticas de ensino de linguagem mais instigantes para o professor e para o aluno de modo a despertar, neste último, o estímulo pelo aprendizado. A partir do percurso interventivo, foi possível a ressignificação do cenário escolar por meio da reconstrução das relações interacionais fundadas no Pacto Social criado. Ressignificando os papéis dos sujeitos, o efetivo processo de ensino-aprendizagem efetivou-se construído com base nos princípios de cooperação, corresponsabilização e respeito. Reinstituído o Ambiente Escolar, promovemos práticas de leitura e escrita que tiveram a modelagem (MIRANDA, 2006) como fundamento central. De modo especial, a ação de Autoria e Protagonismo do docente-pesquisador resultou em recuperação de sua Autoridade, favorecendo suas metas pedagógicas de letramento.This study, developed in PROFLETRAS - FALE / UFJF, is linked to the macro project “Portuguese Language Teaching – from Teacher Education to the Classroom” (MIRANDA, 2014), It conceived, methodologically, as a participatory action research (MORIN, 2004) it has an interventional nature. Consisted of two stages, they are a diagnostic stage and interventional stage. The investigative locus is a classroom of Portuguese Language in the city of Valença, RJ. The subjects of research are 25 students from 9th grade. Marked by lack of motivation and apathy, conflict, disorganization, disintegration of relationships and violence, this class was facing a human environment not conducive to the learning process. The diagnosis made by the teacher-researcher was complemented by student discourse gotten through a report of school experience. This student discourse (MIRANDA and BERNARDO, 2013; MIRANDA and LIMA, 2013) was analysed based on Frames Semantic (FILLMORE, 1982) and lexicographical project FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu). For the hermeneutic exercise was used in other fields of knowledge such as Sociology (BAUMAN, 2001, 2011) and Evolutionary Anthropology (TOMASELLO, 1999). To face this reality, we establish the resignification of "classroom scene" in order to make it conducive to target literacy goals determined as the main goal. Main pillars of the intervention process, we pointed out the construction of the School Environment by equating between the Authority and Authorship (ARAÚJO, 1999; LA TAILLE, 1999; AQUINO, 1998, 1999, 2014; GUZZONI, 1995), School Climate (DOLZ and SCHNEWLY, 2004; MIRANDA, 2005, 2014; TOGNETTA and VINE, 2008; ARAÚJO, 1996, 2004, 2007; LA TAILLE, 2009) youth participation (COSTA and VIEIRA, 2006) and Learning. The authors that support of the proposals of Reading and Writing are SOLÉ (1998); KOCH (2002); MIRANDA (2006); ROJO (2009); KLEIMAN (2009); GERALDI (2012). The intervention is structured in two interdependent projects: 1. "Rebuilding the scene of learning", 2. "Combining new teaching technologies to curriculum of Portuguese Language". The first one focused on the creation of a physical and human environment conducive to teaching and learning process. The second one, in turn, focused on the building of more challenging language teaching practices to the teacher and the student, in order to awaken, in the latter, the stimulus for learning. From the interventionist route it was possible to resignified the school setting, through the rebuilding of interactional relations with the creation of a social pact. Through the resignification of the roles of the subjects, the effective teaching and learning process can be effected it was built on the principles of cooperation, co-responsibility and respect. Rebuilt the school scene, we organized activities reading and writing practices that had modeling (MIRANDA, 2006) as the central foundation. In particular, the authorship of action and protagonism of the teacher-researcher resulted in recovery of its authority, favoring their teaching goals of literacy.Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-04-20T19:39:25Z No. of bitstreams: 1 clarissamiekoluizishikawa.pdf: 2291146 bytes, checksum: 1d06578aafc1fdb745a39f36f00e61f5 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-04-24T03:01:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 clarissamiekoluizishikawa.pdf: 2291146 bytes, checksum: 1d06578aafc1fdb745a39f36f00e61f5 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-24T03:01:41Z (GMT). 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