A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413 |
Resumo: | A partir do conceito de cinema de poesia proposto pelo cineasta-teórico Pier Paolo Pasolini no contexto do cinema moderno europeu, buscou-se aproximar características estilísticas desse período com o desenvolvimento do cinema argentino. Ao identificar a presença de elementos comuns entre essas cinematografias, compreendeu-se a permanência dos aspectos relacionados ao poético no filme “O pântano” (La ciénaga, 2001, Argentina), da cineasta Lucrecia Martel. Tomando como base a “subjetiva indireta livre” proposta por Pasolini como a personagem central que interfere na estrutura formal fílmica a partir de seus estados problemáticos, entendeu-se o filme de Martel em um movimento de adensamento do que foi teorizado pelo autor. Os modos estilísticos pensados por Pasolini se complexificam no cenário contemporâneo, fazendo parte de uma renovação da língua de poesia no cinema. Ao utilizar três personagens problemáticas que têm seus estados explorados pela organização estilística do filme, Martel explora de maneira formalista a linguagem cinematográfica, criando zonas de abertura que propõem outro relacionamento com o espectador, previsto como colaborador ativo na construção do filme. |
id |
UFJF_63cc71c2bef30cc748cf85b6879a2eec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10413 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Érika Saverninihttp://lattes.cnpq.br/5130539919434347Alvarenga, Nilson Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417Bastos, Thalita Cruzhttp://lattes.cnpq.br/8778222822394147http://lattes.cnpq.br/9474203777587437Miranda, Mariana Dias2019-08-08T16:40:51Z2019-07-242019-08-08T16:40:51Z2017-05-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413A partir do conceito de cinema de poesia proposto pelo cineasta-teórico Pier Paolo Pasolini no contexto do cinema moderno europeu, buscou-se aproximar características estilísticas desse período com o desenvolvimento do cinema argentino. Ao identificar a presença de elementos comuns entre essas cinematografias, compreendeu-se a permanência dos aspectos relacionados ao poético no filme “O pântano” (La ciénaga, 2001, Argentina), da cineasta Lucrecia Martel. Tomando como base a “subjetiva indireta livre” proposta por Pasolini como a personagem central que interfere na estrutura formal fílmica a partir de seus estados problemáticos, entendeu-se o filme de Martel em um movimento de adensamento do que foi teorizado pelo autor. Os modos estilísticos pensados por Pasolini se complexificam no cenário contemporâneo, fazendo parte de uma renovação da língua de poesia no cinema. Ao utilizar três personagens problemáticas que têm seus estados explorados pela organização estilística do filme, Martel explora de maneira formalista a linguagem cinematográfica, criando zonas de abertura que propõem outro relacionamento com o espectador, previsto como colaborador ativo na construção do filme.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinema argentino contemporâneoPasoliniCinema de poesiaLucrecia MartelA poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarianadiasmiranda.pdfmarianadiasmiranda.pdfapplication/pdf1445029https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/1/marianadiasmiranda.pdf10899b7c2a30af8482b9dd86e037f855MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmarianadiasmiranda.pdf.txtmarianadiasmiranda.pdf.txtExtracted texttext/plain184482https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/4/marianadiasmiranda.pdf.txte10bcd5e3dcf7b8f16f4237c6af78e60MD54THUMBNAILmarianadiasmiranda.pdf.jpgmarianadiasmiranda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/5/marianadiasmiranda.pdf.jpgd2b273c6f04cecb05b66087328d1e513MD55ufjf/104132019-08-09 03:07:06.516oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-09T06:07:06Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
title |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
spellingShingle |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel Miranda, Mariana Dias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema argentino contemporâneo Pasolini Cinema de poesia Lucrecia Martel |
title_short |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
title_full |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
title_fullStr |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
title_full_unstemmed |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
title_sort |
A poética do pântano: permanências do cinema de poesia em Lucrecia Martel |
author |
Miranda, Mariana Dias |
author_facet |
Miranda, Mariana Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Érika Savernini |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5130539919434347 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alvarenga, Nilson Assunção |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4188323551381417 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bastos, Thalita Cruz |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8778222822394147 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9474203777587437 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Mariana Dias |
contributor_str_mv |
Lopes, Érika Savernini Alvarenga, Nilson Assunção Bastos, Thalita Cruz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinema argentino contemporâneo Pasolini Cinema de poesia Lucrecia Martel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema argentino contemporâneo Pasolini Cinema de poesia Lucrecia Martel |
description |
A partir do conceito de cinema de poesia proposto pelo cineasta-teórico Pier Paolo Pasolini no contexto do cinema moderno europeu, buscou-se aproximar características estilísticas desse período com o desenvolvimento do cinema argentino. Ao identificar a presença de elementos comuns entre essas cinematografias, compreendeu-se a permanência dos aspectos relacionados ao poético no filme “O pântano” (La ciénaga, 2001, Argentina), da cineasta Lucrecia Martel. Tomando como base a “subjetiva indireta livre” proposta por Pasolini como a personagem central que interfere na estrutura formal fílmica a partir de seus estados problemáticos, entendeu-se o filme de Martel em um movimento de adensamento do que foi teorizado pelo autor. Os modos estilísticos pensados por Pasolini se complexificam no cenário contemporâneo, fazendo parte de uma renovação da língua de poesia no cinema. Ao utilizar três personagens problemáticas que têm seus estados explorados pela organização estilística do filme, Martel explora de maneira formalista a linguagem cinematográfica, criando zonas de abertura que propõem outro relacionamento com o espectador, previsto como colaborador ativo na construção do filme. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-08T16:40:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-24 2019-08-08T16:40:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/1/marianadiasmiranda.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/4/marianadiasmiranda.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10413/5/marianadiasmiranda.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10899b7c2a30af8482b9dd86e037f855 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e10bcd5e3dcf7b8f16f4237c6af78e60 d2b273c6f04cecb05b66087328d1e513 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193951750914048 |