A construção da identidade de consumidor no PROCON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Sonia Bittencourt
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Jorge, Thais Maia, Vieira, Sarah Munck, Siqueira, Izadora da Costa, Lage, Ludmila Meireles
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas.
id UFJF_64ffb95507013ac2d610fa2a8d678ab3
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9295
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling 2019-03-01T16:02:50Z2019-03-012019-03-01T16:02:50Z2008XIVhttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilXIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES-A construção da identidade de consumidor no PROCONinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSilveira, Sonia BittencourtJorge, Thais MaiaVieira, Sarah MunckSiqueira, Izadora da CostaLage, Ludmila Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf.jpgA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1358https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/4/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdf.jpg69cee5dae233ddcd0933de4f2c671e75MD54ORIGINALA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdfA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdfapplication/pdf61203https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/1/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdfde24b63da2e2d309632b01fc77711938MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf.txtA construção da identidade de consumidor no PROCON.pdf.txtExtracted texttext/plain2108https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/3/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdf.txt11a8b7a45f12a558fa7c0d37b77127e9MD53ufjf/92952019-06-16 12:54:28.237oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T15:54:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da identidade de consumidor no PROCON
title A construção da identidade de consumidor no PROCON
spellingShingle A construção da identidade de consumidor no PROCON
Silveira, Sonia Bittencourt
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
-
title_short A construção da identidade de consumidor no PROCON
title_full A construção da identidade de consumidor no PROCON
title_fullStr A construção da identidade de consumidor no PROCON
title_full_unstemmed A construção da identidade de consumidor no PROCON
title_sort A construção da identidade de consumidor no PROCON
author Silveira, Sonia Bittencourt
author_facet Silveira, Sonia Bittencourt
Jorge, Thais Maia
Vieira, Sarah Munck
Siqueira, Izadora da Costa
Lage, Ludmila Meireles
author_role author
author2 Jorge, Thais Maia
Vieira, Sarah Munck
Siqueira, Izadora da Costa
Lage, Ludmila Meireles
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Sonia Bittencourt
Jorge, Thais Maia
Vieira, Sarah Munck
Siqueira, Izadora da Costa
Lage, Ludmila Meireles
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
-
dc.subject.por.fl_str_mv -
description O presente trabalho tem como objetivo identificar as estratégias de categorização utilizadas para a construção da identidade situada de consumidor -reclamante. A contribuição da Análise da Conversa, de base etnometodológica, ao estudo da identidade remonta aos primeiros trabalhos de Sacks(1992), sobre a importância fundamental do uso que se faz dos mecanismos de categorização na linguagem (cf. a expressão cunhada pelo autor“membership categorization devices”), sendo a categoria “identidade” um tipo particular de categorização. Agrupar as pessoas em categorias A, B, C,etc., coloca em cena uma gama de características e atributos associados aos rótulos atribuídos a tais categorias. Por outro lado, as pessoas podemser membros de uma infinidade de categorias, que serão atualizadas, no discurso, via rótulo categórico ou características/atributos associados. Ocorpus analisado corresponde a audiências de conciliação realizadas no PROCON de uma cidade de Minas Gerais. Os dados foram gravados emáudio e transcritos de acordo com as convenções da Análise da Conversa Etnometodológica (SSJ.1974). Focalizamos, neste estudo, as estratégiasde categorização envolvidas na construção da identidade de consumidor pelos participantes das audiências de conciliação no PROCON, examinandoas diversas identidades discursivas que o reclamante torna relevante no curso da interação, através de atividades seqüencialmente organizadas edas estratégias de categorização utilizadas por ele e pelas outras partes, mostrando como esses recursos estão relacionados à construção deidentidades discursivas.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-01T16:02:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-01
2019-03-01T16:02:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv XIV Seminário de Iniciação Científica / IV Seminário de Iniciação Científica Jr.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/4/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/1/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9295/3/A%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20identidade%20de%20consumidor%20no%20PROCON.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 69cee5dae233ddcd0933de4f2c671e75
de24b63da2e2d309632b01fc77711938
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
11a8b7a45f12a558fa7c0d37b77127e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661416073068544