Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Maria de Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16649
Resumo: O ensino superior exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento econômico de um país, dada sua função de gerador de capital humano. As complexidades impostas aos estudos do mercado do bem ensino superior, que vão desde sua definição como bens públicos ou privados até aspectos mais específicos como a mensuração da qualidade do bem, limitam a quantidade de pesquisas sobre este mercado. O presente trabalho busca contribuir com três capítulos que avançam as discussões sobre o tema, que envolve um mercado com grande importância social, e que passou por uma expressiva expansão no Brasil e no mundo, tanto do lado da oferta como da demanda desde o início dos anos 2000, estimulada por mudanças no ambiente econômico em diversos países e, no caso do Brasil, também por estímulos diversos do governo. Sendo assim, este trabalho procura investigar a organização da indústria de ensino superior no Brasil, qual é a natureza competitiva do mercado de ensino superior privado no Brasil e como ela influencia e é influenciada por possíveis estratégias utilizadas pelas firmas neste setor. Para isso, são apresentados três capítulos baseados nas Teorias de Organização Industrial com aplicação no mercado de ensino superior do Brasil. Motivado pela expansão do setor durante as décadas de 2000 e 2010, o que poderia intensificar a competição, o primeiro ensaio traz uma estimação do poder de mercado das IES através de um estimador de fronteira estocástica, em que a abordagem de estimação da eficiência, tipicamente utilizada em modelos de fronteira estocástica, é utilizada para se obter uma medida do poder de mercado. O segundo capítulo pretende analisar o grau em que o status organizacional “sem fins lucrativos” de algumas IES muda a conduta competitiva das empresas do mercado educacional. Para isso, as diferenças entre os grupos de IES serão analisadas a partir do comportamento de entrada e saída das empresas, seguindo o modelo proposto por Miller e Wilson (2018). Isso é possível pois, na medida em que as empresas com e sem fins lucrativos diferem em sua estrutura de custo e funções objetivos, essas diferenças devem se refletir em suas decisões de saída, da mesma forma que ocorreria para qualquer outra decisão da empresa. Finalmente, diante da eclosão de uma série de fusões e aquisições de IES presenciadas no Brasil desde o início dos anos 2000, o terceiro ensaio pretende analisar os efeitos de tais fusões entre 2010 e 2019 no mercado de ensino superior, sobre a qualidade percebida das IES. Para isso será aplicado o método de análise ex-post de diferenças em diferenças com múltiplos períodos, em que serão analisadas mudanças na qualidade dos cursos ofertados antes e depois das fusões, mas considerando trajetórias que teriam ocorrido caso a operação não tivesse sido efetivada. Essas trajetórias são dadas pela escolha de um grupo de controle.
id UFJF_672c29ec94b75967e73463b83e819efb
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/16649
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Silvinhahttp://lattes.cnpq.br/6185749758262095Resende, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/8557029750666723Vieira, Marcel de Toledohttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418Pinto, Cristine Campos de Xavierhttp://lattes.cnpq.br/6395503971370075Sant' Anna, Marcelohttp://buscatextual.cnpq.br/Menezes Filho, Naercio Aquinohttp://lattes.cnpq.br/7403858236965011http://buscatextual.cnpq.br/Morais, Ana Maria de Paula2024-02-29T15:57:49Z2024-02-282024-02-29T15:57:49Z2024-11-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16649O ensino superior exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento econômico de um país, dada sua função de gerador de capital humano. As complexidades impostas aos estudos do mercado do bem ensino superior, que vão desde sua definição como bens públicos ou privados até aspectos mais específicos como a mensuração da qualidade do bem, limitam a quantidade de pesquisas sobre este mercado. O presente trabalho busca contribuir com três capítulos que avançam as discussões sobre o tema, que envolve um mercado com grande importância social, e que passou por uma expressiva expansão no Brasil e no mundo, tanto do lado da oferta como da demanda desde o início dos anos 2000, estimulada por mudanças no ambiente econômico em diversos países e, no caso do Brasil, também por estímulos diversos do governo. Sendo assim, este trabalho procura investigar a organização da indústria de ensino superior no Brasil, qual é a natureza competitiva do mercado de ensino superior privado no Brasil e como ela influencia e é influenciada por possíveis estratégias utilizadas pelas firmas neste setor. Para isso, são apresentados três capítulos baseados nas Teorias de Organização Industrial com aplicação no mercado de ensino superior do Brasil. Motivado pela expansão do setor durante as décadas de 2000 e 2010, o que poderia intensificar a competição, o primeiro ensaio traz uma estimação do poder de mercado das IES através de um estimador de fronteira estocástica, em que a abordagem de estimação da eficiência, tipicamente utilizada em modelos de fronteira estocástica, é utilizada para se obter uma medida do poder de mercado. O segundo capítulo pretende analisar o grau em que o status organizacional “sem fins lucrativos” de algumas IES muda a conduta competitiva das empresas do mercado educacional. Para isso, as diferenças entre os grupos de IES serão analisadas a partir do comportamento de entrada e saída das empresas, seguindo o modelo proposto por Miller e Wilson (2018). Isso é possível pois, na medida em que as empresas com e sem fins lucrativos diferem em sua estrutura de custo e funções objetivos, essas diferenças devem se refletir em suas decisões de saída, da mesma forma que ocorreria para qualquer outra decisão da empresa. Finalmente, diante da eclosão de uma série de fusões e aquisições de IES presenciadas no Brasil desde o início dos anos 2000, o terceiro ensaio pretende analisar os efeitos de tais fusões entre 2010 e 2019 no mercado de ensino superior, sobre a qualidade percebida das IES. Para isso será aplicado o método de análise ex-post de diferenças em diferenças com múltiplos períodos, em que serão analisadas mudanças na qualidade dos cursos ofertados antes e depois das fusões, mas considerando trajetórias que teriam ocorrido caso a operação não tivesse sido efetivada. Essas trajetórias são dadas pela escolha de um grupo de controle.Higher education plays an important role in the economic growth and development of a country, given its function as a generator of human capital. The complexities imposed on studies of the higher education good market, ranging from its definition as public or private goods to more specific aspects such as measuring the quality of the good, limit the amount of research on this market. This work seeks to contribute with three chapters that advance the discussion on the topic, which involves a market with great social importance, and which has undergone significant expansion in Brazil and the world, both on the supply and demand sides since the beginning of the 2000s, stimulated by changes in the economic environment in several countries and, in the case of Brazil, also by various government stimuli. Therefore, this work seeks to investigate the organization of the higher education industry in Brazil, what is the competitive nature of the private higher education market in Brazil and how it influences and is influenced by possible strategies used by companies in this sector. To this end, three chapters are presented based on Industrial Organization Theories with application in the higher education market in Brazil. Motivated by the expansion of the sector during the 2000s and 2010s, which could intensify competition, the first essay provides an assessment of the market power of HEIs through a stochastic frontier estimator, in which the efficiency study approach, typically used in stochastic frontier models, it is used to obtain a measure of market power. The second chapter aims to analyze the degree to which the “non-profit” organizational status of some HEIs changes the competitive conduct of companies in the educational market. To this end, the differences between the HEI groups will be proven based on the entry and exit behavior of companies, following the model proposed by Miller and Wilson (2018). This is therefore possible, as for-profit and non-profit companies undermine their cost structure and objective functions, these differences must be reflected in their exit decisions, in the same way as they would be for any other company decision. Finally, given the conclusion of a series of mergers and acquisitions of HEIs witnessed in Brazil since the beginning of the 2000s, the third essay aims to analyze the effects of such mergers between 2010 and 2019 on the higher education market, on the perceived quality of HEIs. . To this end, the method of ex-post analysis of differences in differences over several periods will be applied, in which changes in the quality of courses offered before and after the mergers will be highlighted, but considering trajectories that occurred if the operation had not been carried out. These trajectories are given by choosing a control group.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EconomiaUFJFBrasilFaculdade de EconomiaAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAMercado de ensino superiorPoder de mercadoDecisão de saídaFusões de Instituições de ensino superiorHigher education marketMarket powerExit decisionMergers of higher education institutionsTrês ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALanamariadepaulamorais.pdfanamariadepaulamorais.pdfapplication/pdf1136733https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/1/anamariadepaulamorais.pdf1b81fcb68a39bd9f7997243f29b71b9aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/2/license_rdf9b85e4235558a2887c2be3998124b615MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTanamariadepaulamorais.pdf.txtanamariadepaulamorais.pdf.txtExtracted texttext/plain255083https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/4/anamariadepaulamorais.pdf.txt1a42bcd53b7b91ce70efc67678497f68MD54THUMBNAILanamariadepaulamorais.pdf.jpganamariadepaulamorais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/5/anamariadepaulamorais.pdf.jpgd6cbc81685a61af38de23c169b6cd7c4MD55ufjf/166492024-03-01 03:04:08.497oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-03-01T06:04:08Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
title Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
spellingShingle Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
Morais, Ana Maria de Paula
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Mercado de ensino superior
Poder de mercado
Decisão de saída
Fusões de Instituições de ensino superior
Higher education market
Market power
Exit decision
Mergers of higher education institutions
title_short Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
title_full Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
title_fullStr Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
title_full_unstemmed Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
title_sort Três ensaios sobre a competição no mercado de ensino superior no Brasil
author Morais, Ana Maria de Paula
author_facet Morais, Ana Maria de Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Silvinha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6185749758262095
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Resende, Marcelo
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8557029750666723
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Marcel de Toledo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1980385021266418
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinto, Cristine Campos de Xavier
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6395503971370075
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sant' Anna, Marcelo
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Menezes Filho, Naercio Aquino
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7403858236965011
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Maria de Paula
contributor_str_mv Vasconcelos, Silvinha
Resende, Marcelo
Vieira, Marcel de Toledo
Pinto, Cristine Campos de Xavier
Sant' Anna, Marcelo
Menezes Filho, Naercio Aquino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Mercado de ensino superior
Poder de mercado
Decisão de saída
Fusões de Instituições de ensino superior
Higher education market
Market power
Exit decision
Mergers of higher education institutions
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de ensino superior
Poder de mercado
Decisão de saída
Fusões de Instituições de ensino superior
Higher education market
Market power
Exit decision
Mergers of higher education institutions
description O ensino superior exerce um importante papel no crescimento e desenvolvimento econômico de um país, dada sua função de gerador de capital humano. As complexidades impostas aos estudos do mercado do bem ensino superior, que vão desde sua definição como bens públicos ou privados até aspectos mais específicos como a mensuração da qualidade do bem, limitam a quantidade de pesquisas sobre este mercado. O presente trabalho busca contribuir com três capítulos que avançam as discussões sobre o tema, que envolve um mercado com grande importância social, e que passou por uma expressiva expansão no Brasil e no mundo, tanto do lado da oferta como da demanda desde o início dos anos 2000, estimulada por mudanças no ambiente econômico em diversos países e, no caso do Brasil, também por estímulos diversos do governo. Sendo assim, este trabalho procura investigar a organização da indústria de ensino superior no Brasil, qual é a natureza competitiva do mercado de ensino superior privado no Brasil e como ela influencia e é influenciada por possíveis estratégias utilizadas pelas firmas neste setor. Para isso, são apresentados três capítulos baseados nas Teorias de Organização Industrial com aplicação no mercado de ensino superior do Brasil. Motivado pela expansão do setor durante as décadas de 2000 e 2010, o que poderia intensificar a competição, o primeiro ensaio traz uma estimação do poder de mercado das IES através de um estimador de fronteira estocástica, em que a abordagem de estimação da eficiência, tipicamente utilizada em modelos de fronteira estocástica, é utilizada para se obter uma medida do poder de mercado. O segundo capítulo pretende analisar o grau em que o status organizacional “sem fins lucrativos” de algumas IES muda a conduta competitiva das empresas do mercado educacional. Para isso, as diferenças entre os grupos de IES serão analisadas a partir do comportamento de entrada e saída das empresas, seguindo o modelo proposto por Miller e Wilson (2018). Isso é possível pois, na medida em que as empresas com e sem fins lucrativos diferem em sua estrutura de custo e funções objetivos, essas diferenças devem se refletir em suas decisões de saída, da mesma forma que ocorreria para qualquer outra decisão da empresa. Finalmente, diante da eclosão de uma série de fusões e aquisições de IES presenciadas no Brasil desde o início dos anos 2000, o terceiro ensaio pretende analisar os efeitos de tais fusões entre 2010 e 2019 no mercado de ensino superior, sobre a qualidade percebida das IES. Para isso será aplicado o método de análise ex-post de diferenças em diferenças com múltiplos períodos, em que serão analisadas mudanças na qualidade dos cursos ofertados antes e depois das fusões, mas considerando trajetórias que teriam ocorrido caso a operação não tivesse sido efetivada. Essas trajetórias são dadas pela escolha de um grupo de controle.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-29T15:57:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-28
2024-02-29T15:57:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16649
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/1/anamariadepaulamorais.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/4/anamariadepaulamorais.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16649/5/anamariadepaulamorais.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b81fcb68a39bd9f7997243f29b71b9a
9b85e4235558a2887c2be3998124b615
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1a42bcd53b7b91ce70efc67678497f68
d6cbc81685a61af38de23c169b6cd7c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661299147407360