O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Antônia Amélia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16656
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a escrita de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a partir das obras de sua vivência: Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014b), Casa de alvenaria (2021a; 2021b) e Diário de Bitita (2014a) e comprovar como é latente o grito de resistência que ensurdece e incomoda os padrões hegemônicos de nossa sociedade. É importante realçar que a presença da autora na cena literária é, indubitavelmente, emblema de resistência cultural e de combate à opressão, ao mobilizar-se como porta-voz do sujeito negro expondo não só suas mazelas, mas as de muitos brasileiros que vivem desprotegidos pelo Estado. Ao eclodir da escassez, a fome é uma aliada para reescrever uma outra história: a de lutas incansáveis por visibilidade social e pelo sonho de tornar-se escritora. Assim, essa escritura política e testemunhal resgata e, ao mesmo tempo, critica as memórias inesquecíveis do colonialismo e da violência estrutural. A grande contribuição desse corpus literário imortal e atual é ajudar-nos a compreender os fatos do país que vivemos hoje, levando-nos a pensar, sobretudo, que a literatura de autoria feminina negra rompe com a “história única”, propiciando à mulher negra falar a partir de si acerca das feridas que não se cicatrizam, como uma ação para preencher os vazios históricos e fissurar o racismo, a discriminação e as injustiças que cerceiam a sua representatividade. Conclui-se que esses textos da autora estão ao alcance do leitor e são instrumentos de poder nas mãos de uma mulher negra que lança reflexões sobre a invisibilidade intelectual de sujeitos afrodescendentes em contexto diaspórico. Como suporte teórico dessas discussões, serão utilizados os textos de bell hooks, Chimmanda Adichie, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Édouard Glissant, Gayatri Spivak, Gloria Anzaldúa, dentre outros.
id UFJF_77021dd4bc514fda92cafaa7a7592128
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/16656
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Ferreira, Júlia Simonehttp://lattes.cnpq.br/5287011867602216Carrizo, Silvina Lilianahttp://lattes.cnpq.br/1047344324398213Oliveira, Maria Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/0641753761128988Barbosa, Antônia Amélia2024-03-04T15:37:33Z2024-03-042024-03-04T15:37:33Z2023-11-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16656O objetivo desta dissertação é analisar a escrita de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a partir das obras de sua vivência: Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014b), Casa de alvenaria (2021a; 2021b) e Diário de Bitita (2014a) e comprovar como é latente o grito de resistência que ensurdece e incomoda os padrões hegemônicos de nossa sociedade. É importante realçar que a presença da autora na cena literária é, indubitavelmente, emblema de resistência cultural e de combate à opressão, ao mobilizar-se como porta-voz do sujeito negro expondo não só suas mazelas, mas as de muitos brasileiros que vivem desprotegidos pelo Estado. Ao eclodir da escassez, a fome é uma aliada para reescrever uma outra história: a de lutas incansáveis por visibilidade social e pelo sonho de tornar-se escritora. Assim, essa escritura política e testemunhal resgata e, ao mesmo tempo, critica as memórias inesquecíveis do colonialismo e da violência estrutural. A grande contribuição desse corpus literário imortal e atual é ajudar-nos a compreender os fatos do país que vivemos hoje, levando-nos a pensar, sobretudo, que a literatura de autoria feminina negra rompe com a “história única”, propiciando à mulher negra falar a partir de si acerca das feridas que não se cicatrizam, como uma ação para preencher os vazios históricos e fissurar o racismo, a discriminação e as injustiças que cerceiam a sua representatividade. Conclui-se que esses textos da autora estão ao alcance do leitor e são instrumentos de poder nas mãos de uma mulher negra que lança reflexões sobre a invisibilidade intelectual de sujeitos afrodescendentes em contexto diaspórico. Como suporte teórico dessas discussões, serão utilizados os textos de bell hooks, Chimmanda Adichie, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Édouard Glissant, Gayatri Spivak, Gloria Anzaldúa, dentre outros.The aim of this dissertation is to analyze the writing of Carolina Maria de Jesus (1914- 1977), based on the works of her experience: Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014b), Casa de alvenaria (2021a; 2021b) and Diário de Bitita (2014a) and evidence how latent is the cry of resistance that deafens and bothers the hegemonic standards of our society. It is important to highlight that the author's presence on the literary scene is undoubtedly an emblem of cultural resistance and of the fight against oppression, as she mobilizes herself as a spokesperson for the black subject, exposing not only her ills, but also of many Brazilians who live unprotected by the State. When scarcity emerges, hunger is an ally to rewrite another story: one of tireless struggles for social visibility and for the dream of becoming a writer. Thus, this political and testimonial writing rescues and, at the same time, criticizes the unforgettable memories of colonialism and structural violence. The great contribution of this current and immortal literary corpus is to help us understand the facts of the country we live in today, leading us to think, above all, that literature written by black female authors breaks with the “single story”, allowing black women to speak from themselves about the wounds that do not heal, as an action to fill historical voids and crack racism, discrimination and injustices that restrain their representativeness. Thus, we can conclude that these works of Carolina Maria de Jesus are within the reader's reach and are instruments of power in the hands of a black woman who reflects on the intellectual invisibility of Afro-descendant subjects in a diasporic context. Texts of bell hooks, Chimmanda Adichie, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Édouard Glissant, Gayatri Spivak, Gloria Anzaldúa, among others, will be used as theoretical framework for these discussions.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCarolina Maria de JesusGrito de resistênciaEscrita políticaMemóriasCry of resistancePolitical writingMemoriesO grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALantoniaameliabarbosa.pdfantoniaameliabarbosa.pdfapplication/pdf1077311https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/1/antoniaameliabarbosa.pdff0354c4bdb9e7c9ac31ab2d2465b0915MD51TEXTantoniaameliabarbosa.pdf.txtantoniaameliabarbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain288861https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/4/antoniaameliabarbosa.pdf.txt09dcb3c07578699d6fd0ae6399906ebdMD54THUMBNAILantoniaameliabarbosa.pdf.jpgantoniaameliabarbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/5/antoniaameliabarbosa.pdf.jpgfa4e823e3dd52a380aff8fdaec9b7230MD55ufjf/166562024-03-05 03:05:59.947oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-03-05T06:05:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
title O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
spellingShingle O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
Barbosa, Antônia Amélia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Carolina Maria de Jesus
Grito de resistência
Escrita política
Memórias
Cry of resistance
Political writing
Memories
title_short O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
title_full O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
title_fullStr O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
title_full_unstemmed O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
title_sort O grito de resistência na voz da mulher negra: Carolina Maria de Jesus
author Barbosa, Antônia Amélia
author_facet Barbosa, Antônia Amélia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Júlia Simone
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5287011867602216
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carrizo, Silvina Liliana
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1047344324398213
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Maria Aparecida de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0641753761128988
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Antônia Amélia
contributor_str_mv Ferreira, Júlia Simone
Carrizo, Silvina Liliana
Oliveira, Maria Aparecida de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Carolina Maria de Jesus
Grito de resistência
Escrita política
Memórias
Cry of resistance
Political writing
Memories
dc.subject.por.fl_str_mv Carolina Maria de Jesus
Grito de resistência
Escrita política
Memórias
Cry of resistance
Political writing
Memories
description O objetivo desta dissertação é analisar a escrita de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a partir das obras de sua vivência: Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014b), Casa de alvenaria (2021a; 2021b) e Diário de Bitita (2014a) e comprovar como é latente o grito de resistência que ensurdece e incomoda os padrões hegemônicos de nossa sociedade. É importante realçar que a presença da autora na cena literária é, indubitavelmente, emblema de resistência cultural e de combate à opressão, ao mobilizar-se como porta-voz do sujeito negro expondo não só suas mazelas, mas as de muitos brasileiros que vivem desprotegidos pelo Estado. Ao eclodir da escassez, a fome é uma aliada para reescrever uma outra história: a de lutas incansáveis por visibilidade social e pelo sonho de tornar-se escritora. Assim, essa escritura política e testemunhal resgata e, ao mesmo tempo, critica as memórias inesquecíveis do colonialismo e da violência estrutural. A grande contribuição desse corpus literário imortal e atual é ajudar-nos a compreender os fatos do país que vivemos hoje, levando-nos a pensar, sobretudo, que a literatura de autoria feminina negra rompe com a “história única”, propiciando à mulher negra falar a partir de si acerca das feridas que não se cicatrizam, como uma ação para preencher os vazios históricos e fissurar o racismo, a discriminação e as injustiças que cerceiam a sua representatividade. Conclui-se que esses textos da autora estão ao alcance do leitor e são instrumentos de poder nas mãos de uma mulher negra que lança reflexões sobre a invisibilidade intelectual de sujeitos afrodescendentes em contexto diaspórico. Como suporte teórico dessas discussões, serão utilizados os textos de bell hooks, Chimmanda Adichie, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Édouard Glissant, Gayatri Spivak, Gloria Anzaldúa, dentre outros.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-04T15:37:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-04
2024-03-04T15:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16656
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/1/antoniaameliabarbosa.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/4/antoniaameliabarbosa.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16656/5/antoniaameliabarbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
f0354c4bdb9e7c9ac31ab2d2465b0915
09dcb3c07578699d6fd0ae6399906ebd
fa4e823e3dd52a380aff8fdaec9b7230
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661422358233088