Mulheres negras em protagonismo: a ressignificação da dor em Insubmissas Lágrimas de Mulheres
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11722 |
Resumo: | O presente estudo pretende analisar o livro Insubmissas lágrimas de mulheres (2016), de Conceição Evaristo. Mostraremos os infortúnios vividos pelas mulheres negras da narrativa, com destaque para o elemento central da obra, a violência, elemento esse que transforma os contos. A princípio, são histórias individuais, porém, ao decorrer das narrativas, perceberemos o caráter coletivo dessas. Por fim, explicaremos como a dor simbólica ou real torna-se a responsável pela ressignificação dessas diversas histórias. As personagens não voltam ao mesmo ponto de origem, subvertendo o fim preestabelecido e, assim, atingem outro lugar, reinventando suas histórias e tornando-se protagonistas. Como fundamentação teórica, utilizamos críticos que falam do feminismo negro a fim de entendermos a importância e as implicações sociais desse movimento para as mulheres negras no Brasil. Interessa-nos também o ideal de interseccionalidade, que é uma ferramenta necessária para compreensão das diversas opressões que marcam a vida das mulheres negras. Observaremos, ainda, a importância da narradora e dos conceitos Dororidade e Escrevivência, os quais permeiam toda a narrativa da autora. |
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Nogueira, Nícea Helena de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/4642562310697120Silva, Anderson Pires dahttp://lattes.cnpq.br/Silva , Evaldo Balbino dahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/4485537685565760Sancho-Pinheiro, Cristina Aparecida2020-09-29T13:44:20Z2020-09-292020-09-29T13:44:20Z2020-03-09https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11722O presente estudo pretende analisar o livro Insubmissas lágrimas de mulheres (2016), de Conceição Evaristo. Mostraremos os infortúnios vividos pelas mulheres negras da narrativa, com destaque para o elemento central da obra, a violência, elemento esse que transforma os contos. A princípio, são histórias individuais, porém, ao decorrer das narrativas, perceberemos o caráter coletivo dessas. Por fim, explicaremos como a dor simbólica ou real torna-se a responsável pela ressignificação dessas diversas histórias. As personagens não voltam ao mesmo ponto de origem, subvertendo o fim preestabelecido e, assim, atingem outro lugar, reinventando suas histórias e tornando-se protagonistas. Como fundamentação teórica, utilizamos críticos que falam do feminismo negro a fim de entendermos a importância e as implicações sociais desse movimento para as mulheres negras no Brasil. Interessa-nos também o ideal de interseccionalidade, que é uma ferramenta necessária para compreensão das diversas opressões que marcam a vida das mulheres negras. Observaremos, ainda, a importância da narradora e dos conceitos Dororidade e Escrevivência, os quais permeiam toda a narrativa da autora.This study aims at analyzing the book Insubmissas lágrimas de mulheres (2016) [Insubmissive tears of women] by Conceição Evaristo. We show the misfortunes lived by black women in the narrative highlighting the central element of the work: violence, that transforms the short-stories. At first, the stories are individual but throughout the book, we have noticed their collective feature. Finally we explain how pain, symbolic or real, is responsible for giving a new meaning to those stories. The characters do not return to the same place of origin, subverting the expected end and, in that way, they reach a different place, reinvent their stories and become the main characters. As theoretical approach, we present critics that discuss black feminism in order to make us understand the importance as well as the social implications of that movement for black women in Brazil. We are also interested in the ideal of intersectionality which is a tool needed for understanding several kids of oppression that outlines black women's lives. Yet the narrator's importance and the concepts of 'painrority' and 'writing life-experience' that are in the author's narrative.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASViolênciaMulher negraInterseccionalidadeLugar de falaConceição EvaristoViolenceBlack womanIntersectionalityStandpointMulheres negras em protagonismo: a ressignificação da dor em Insubmissas Lágrimas de Mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11722/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALcristinaaparecidasanchopinheiro.pdfcristinaaparecidasanchopinheiro.pdfPDF/Aapplication/pdf3666315https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11722/1/cristinaaparecidasanchopinheiro.pdfa35f77ad432d8c824e5559cc5d4d7c0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11722/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTcristinaaparecidasanchopinheiro.pdf.txtcristinaaparecidasanchopinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain353124https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11722/4/cristinaaparecidasanchopinheiro.pdf.txt72d7a10388b69c692bd07486975f65d8MD54THUMBNAILcristinaaparecidasanchopinheiro.pdf.jpgcristinaaparecidasanchopinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11722/5/cristinaaparecidasanchopinheiro.pdf.jpg7a4815aac7d2eba42bca4ca2cea0a3d3MD55ufjf/117222020-09-30 03:07:05.678oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-09-30T06:07:05Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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