Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6756
Resumo: A partir da mútua influência estabelecida entre os campos da mídia e da política, a presente dissertação se propõe a discutir inicialmente a centralidade do campo midiático na contemporaneidade e o crescente processo de midiatização da vida social. A pesquisa desenvolve um estudo sobre as estratégias políticas e midiáticas utilizadas pelos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) e Wilson Rezende (PSB) – a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e das respectivas fanpages. O estudo concentra-se durante o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal de Juiz de Fora em 2016. Como fundamentação teórica, o artigo discute como a interface mídia e política gera uma campanha personalista e espetacular (GOMES, 2004; MANIN, 1995). São apresentados informações e dados sobre a regulamentação da propaganda eleitoral, que, em 2015, teve alterações e foi reduzida na mídia massiva (ALDÉ; BORBA, 2016), o papel da TV e o seu lugar de destaque no consumo de mídia em Juiz de Fora (CHAVES, 2016). Discute-se o papel da internet e das redes sociais em campanhas eleitorais no Brasil desde a eleição de 2010, que representou o marco da utilização desse novo tipo de mídia. Como técnica metodológica para análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). São analisados e catalogados, de acordo com Oliveira (2004), os segmentos de campanha e metacampanha, os tipos de linguagens utilizadas e se estas se adaptam à gramática da mídia. Nas fanpages, é analisado se há uma recorrência ou não dos temas tratados no HGPE e a ênfase nos segmentos de metacampanha. Parte-se da hipótese de que vivencia-se uma transição dos modelos de propaganda política, passando para um modelo híbrido entre mídias massivas e mídias digitais que se complementam.
id UFJF_8ffa2445665413420c7006b817e0f59a
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6756
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Oliveira, Luiz Ademir dehttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598Fernandes, Carla Montuorihttp://lattes.cnpq.br/1731982225546672http://lattes.cnpq.br/2752353663105835Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de2018-05-09T12:12:10Z2018-04-262018-05-09T12:12:10Z2018-02-23https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6756A partir da mútua influência estabelecida entre os campos da mídia e da política, a presente dissertação se propõe a discutir inicialmente a centralidade do campo midiático na contemporaneidade e o crescente processo de midiatização da vida social. A pesquisa desenvolve um estudo sobre as estratégias políticas e midiáticas utilizadas pelos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) e Wilson Rezende (PSB) – a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e das respectivas fanpages. O estudo concentra-se durante o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal de Juiz de Fora em 2016. Como fundamentação teórica, o artigo discute como a interface mídia e política gera uma campanha personalista e espetacular (GOMES, 2004; MANIN, 1995). São apresentados informações e dados sobre a regulamentação da propaganda eleitoral, que, em 2015, teve alterações e foi reduzida na mídia massiva (ALDÉ; BORBA, 2016), o papel da TV e o seu lugar de destaque no consumo de mídia em Juiz de Fora (CHAVES, 2016). Discute-se o papel da internet e das redes sociais em campanhas eleitorais no Brasil desde a eleição de 2010, que representou o marco da utilização desse novo tipo de mídia. Como técnica metodológica para análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). São analisados e catalogados, de acordo com Oliveira (2004), os segmentos de campanha e metacampanha, os tipos de linguagens utilizadas e se estas se adaptam à gramática da mídia. Nas fanpages, é analisado se há uma recorrência ou não dos temas tratados no HGPE e a ênfase nos segmentos de metacampanha. Parte-se da hipótese de que vivencia-se uma transição dos modelos de propaganda política, passando para um modelo híbrido entre mídias massivas e mídias digitais que se complementam.Based on the mutual influence established between the fields of media and politics, this dissertation proposes to initially discuss the centrality of the media field in contemporary times and the growing process of mediatization of social life. The research develops a study on the political and media strategies used by candidates for the City of Juiz de Fora in 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) and Wilson Rezende (PSB) – from the analysis of the Free Election Hours (HGPE) programs and their respective fanpages. The study focuses on the first and second rounds of the municipal election of Juiz de Fora in 2016. As a theoretical foundation, the article discusses how the media and political interface generates a personalistic and spectacular campaign (GOMES, 2004; MANIN, 1995). Information and data on the regulation of electoral propaganda are presented, which, in 2015, changed and was reduced in the mass media (ALDÉ; BORBA, 2016), the role of TV and its place in media consumption in Juiz de Outside (CHAVES, 2016). We discuss the role of the Internet and social networks in electoral campaigns in Brazil since the 2010 election, which represented the milestone of the use of this new type of media. As a methodological technique for data analysis, we used Content Analysis (Bardin, 1977). According to Oliveira (2004), the campaign and metacampaign segments are analyzed and cataloged, the types of languages used and if these are adapted to the grammar of the media. In the fanpages it is analyzed whether there is a recurrence or not of the subjects treated in the HGPE and the emphasis in the segments of metacampanha. It starts from the hypothesis that we experience a transition from the models of political propaganda, moving to a hybrid model between mass media and digital media that complement each other.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOHorário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)FanpageEleição municipal de 2016MídiaPolíticaFree election propaganda schedule (HGPE)FanpageMunicipal election 2016MediaPolicyDas mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILvanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.jpgvanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/5/vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.jpge8fc58f78dfe86a2fc7a608628d59a15MD55ORIGINALvanildagomescantarinodemagalhaes.pdfvanildagomescantarinodemagalhaes.pdfapplication/pdf1723088https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/2/vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf933a66aff04b35f333af436bf3bcc982MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53TEXTvanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.txtvanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain392950https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/4/vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.txtc0b51f5604b34bd815d418ae353a7b59MD54ufjf/67562019-06-16 09:22:40.067oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T12:22:40Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
title Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
spellingShingle Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)
Fanpage
Eleição municipal de 2016
Mídia
Política
Free election propaganda schedule (HGPE)
Fanpage
Municipal election 2016
Media
Policy
title_short Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
title_full Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
title_fullStr Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
title_full_unstemmed Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
title_sort Das mídias massivas às mídias digitais: uma análise das estratégias midiáticas nas propagandas políticas dos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora em 2016
author Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de
author_facet Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Luiz Ademir de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8231929995456002
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9631665928287598
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernandes, Carla Montuori
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1731982225546672
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2752353663105835
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Vanilda Gomes Cantarino de
contributor_str_mv Oliveira, Luiz Ademir de
Leal, Paulo Roberto Figueira
Fernandes, Carla Montuori
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)
Fanpage
Eleição municipal de 2016
Mídia
Política
Free election propaganda schedule (HGPE)
Fanpage
Municipal election 2016
Media
Policy
dc.subject.por.fl_str_mv Horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE)
Fanpage
Eleição municipal de 2016
Mídia
Política
Free election propaganda schedule (HGPE)
Fanpage
Municipal election 2016
Media
Policy
description A partir da mútua influência estabelecida entre os campos da mídia e da política, a presente dissertação se propõe a discutir inicialmente a centralidade do campo midiático na contemporaneidade e o crescente processo de midiatização da vida social. A pesquisa desenvolve um estudo sobre as estratégias políticas e midiáticas utilizadas pelos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora em 2016 – Bruno Siqueira (PMDB), Margarida Salomão (PT), Noraldino Junior (PSC) e Wilson Rezende (PSB) – a partir da análise dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e das respectivas fanpages. O estudo concentra-se durante o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal de Juiz de Fora em 2016. Como fundamentação teórica, o artigo discute como a interface mídia e política gera uma campanha personalista e espetacular (GOMES, 2004; MANIN, 1995). São apresentados informações e dados sobre a regulamentação da propaganda eleitoral, que, em 2015, teve alterações e foi reduzida na mídia massiva (ALDÉ; BORBA, 2016), o papel da TV e o seu lugar de destaque no consumo de mídia em Juiz de Fora (CHAVES, 2016). Discute-se o papel da internet e das redes sociais em campanhas eleitorais no Brasil desde a eleição de 2010, que representou o marco da utilização desse novo tipo de mídia. Como técnica metodológica para análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). São analisados e catalogados, de acordo com Oliveira (2004), os segmentos de campanha e metacampanha, os tipos de linguagens utilizadas e se estas se adaptam à gramática da mídia. Nas fanpages, é analisado se há uma recorrência ou não dos temas tratados no HGPE e a ênfase nos segmentos de metacampanha. Parte-se da hipótese de que vivencia-se uma transição dos modelos de propaganda política, passando para um modelo híbrido entre mídias massivas e mídias digitais que se complementam.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-09T12:12:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-26
2018-05-09T12:12:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6756
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/5/vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/2/vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6756/4/vanildagomescantarinodemagalhaes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e8fc58f78dfe86a2fc7a608628d59a15
933a66aff04b35f333af436bf3bcc982
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
c0b51f5604b34bd815d418ae353a7b59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661285374361600