Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Maria Eduarda Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13522
Resumo: Com o crescente aumento dos impactos das emissões de gases causadores do efeito estufa, a utilização de tecnologias que minimizem a degradação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante. Com relação ao setor de transportes, os veículos híbridos/elétricos são uma alternativa interessante por possibilitarem a redução das emissões de poluentes e um uso mais eficiente das fontes de energia disponíveis. Além dos veículos terrestres, como os carros elétricos leves e os de transporte público de passageiros e de cargas, as tecnologias de propulsão elétrica vêm sendo também investigadas para aplicações aeronáuticas. A fim de impulsionar a expansão da eletrificação das aeronaves, diversos projetos de pesquisa estão em andamento com o intuito de melhorar as tecnologias e metodologias atualmente aplicadas. Nesse sentido, este trabalho aborda o estudo de um subsistema de armazenamento de energia pertencente a um banco de ensaios para propulsão aeronáutica, com topologia híbrida série, em desenvolvimento no Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica da UFJF. O projeto intitulado como “Montagem de um Banco de Ensaios para Propulsão Aeronáutica Híbrido-elétrica” (APQ-03593-17) é uma parceria entre a UFJF, Embraer e FAPEMIG e busca ampliar a base de conhecimento nacional acerca de sistemas de propulsão de aeronaves. Assim, o presente trabalho apresenta a modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado responsável pela interconexão de um banco de baterias com o sistema de propulsão de aeronave. A modelagem realizada é baseada nas técnicas de modelo médio no espaço de estados e linearização por pequenos sinais. E a estratégia de controle proposta é investigada por meio de modelos de controle no MATLAB/Simulink e a implementação de rotinas de controle embarcadas no microcontrolador TMS320F28379D da Texas Instruments. Por intermédio da técnica processor-in-the-loop o código embarcado no TMS320F28379D para controle do conversor é validado, onde uma planta virtual desenvolvida no MATLAB/Simulink é controlada através de controladores calculados no TMS320F28379D. Resultados de simulação, co-simulação e de ensaios envolvendo a captura de sinais nas rotinas embarcadas são utilizados para validar a estratégia de controle proposta.
id UFJF_90255d136c18b34e636ab26d1d3e9f69
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13522
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Oliveira, Janaína Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.brAlmeida, Pedro Santoshttp://lattes.cnpq.br/0050911068627632Pomilio, Jose Antenorhttp://lattes.cnpq.br/9517586732542745Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Ponciliohttp://lattes.cnpq.br/8753552991692203Ferreira, André Augustohttp://lattes.cnpq.br/7754410281265624http://lattes.cnpq.br/4452564427220665Bastos, Maria Eduarda Silva2021-10-21T11:46:49Z2021-10-212021-10-21T11:46:49Z2021-09-08https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13522Com o crescente aumento dos impactos das emissões de gases causadores do efeito estufa, a utilização de tecnologias que minimizem a degradação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante. Com relação ao setor de transportes, os veículos híbridos/elétricos são uma alternativa interessante por possibilitarem a redução das emissões de poluentes e um uso mais eficiente das fontes de energia disponíveis. Além dos veículos terrestres, como os carros elétricos leves e os de transporte público de passageiros e de cargas, as tecnologias de propulsão elétrica vêm sendo também investigadas para aplicações aeronáuticas. A fim de impulsionar a expansão da eletrificação das aeronaves, diversos projetos de pesquisa estão em andamento com o intuito de melhorar as tecnologias e metodologias atualmente aplicadas. Nesse sentido, este trabalho aborda o estudo de um subsistema de armazenamento de energia pertencente a um banco de ensaios para propulsão aeronáutica, com topologia híbrida série, em desenvolvimento no Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica da UFJF. O projeto intitulado como “Montagem de um Banco de Ensaios para Propulsão Aeronáutica Híbrido-elétrica” (APQ-03593-17) é uma parceria entre a UFJF, Embraer e FAPEMIG e busca ampliar a base de conhecimento nacional acerca de sistemas de propulsão de aeronaves. Assim, o presente trabalho apresenta a modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado responsável pela interconexão de um banco de baterias com o sistema de propulsão de aeronave. A modelagem realizada é baseada nas técnicas de modelo médio no espaço de estados e linearização por pequenos sinais. E a estratégia de controle proposta é investigada por meio de modelos de controle no MATLAB/Simulink e a implementação de rotinas de controle embarcadas no microcontrolador TMS320F28379D da Texas Instruments. Por intermédio da técnica processor-in-the-loop o código embarcado no TMS320F28379D para controle do conversor é validado, onde uma planta virtual desenvolvida no MATLAB/Simulink é controlada através de controladores calculados no TMS320F28379D. Resultados de simulação, co-simulação e de ensaios envolvendo a captura de sinais nas rotinas embarcadas são utilizados para validar a estratégia de controle proposta.With the increasing impact of greenhouse gas emissions, the use of technologies that minimize environmental degradation has become increasingly important. Regarding the transportation sector, hybrid/electric vehicles are an interesting alternative as they enable the reduction of pollutant emissions and a more efficient use of available energy sources. In addition to land vehicles, such as light electric cars and public transport for passengers and cargo, electric propulsion technologies have also been investigated for aeronautical applications. In order to stimulate the expansion of aircraft electrification, several research projects are underway with the aim of improving currently applied technologies and methodologies. In this context, this work deals with the study of an energy storage subsystem belonging to a test bench for aeronautical propulsion, with series hybrid topology, under development at the UFJF’s Hybrid-Electric Propulsion Laboratory. The project entitled “Assembling a Test Bench for Hybrid-Electric Aeronautical Propulsion” (APQ-03593-17) is a partnership between UFJF, Embraer and FAPEMIG and seeks to expand the national knowledge base about aircraft propulsion systems. Thus, this work presents the modeling and control of an interleaved bidirectional DC-DC converter responsible for the interconnection of a battery pack with the aircraft propulsion system. The modeling performed is based on state-space averaging model techniques and small- signal linearization. And the proposed control strategy is investigated by using control models in MATLAB/Simulink and the implementation of control codes embedded in Texas Instruments TMS320F28379D microcontroller. By means of the processor-in-the-loop technique, code embedded in the TMS320F28379D to control the converter is validated, where a virtual plant developed in MATLAB/Simulink is controlled through controllers calculated in the TMS320F28379D. Simulation, co-simulation and test results involving the capture of signals in the embedded codes are used to validate the proposed control strategy.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Engenharia ElétricaUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAPropulsão aeronáuticAeronave híbridaConversor CC-CC Bidirecional IntercaladoCarregador de bateriaMicrocontroladorAeronautical propulsioHybrid aircraftnterleaved Bidirectional CC-CC ConverteBattery chargeMicrocontrollerEstratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronaveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALmariaeduardasilvabastos.pdfmariaeduardasilvabastos.pdfPDF/Aapplication/pdf5913925https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/1/mariaeduardasilvabastos.pdf323e0a9fd0b85861b0a7b30873b904abMD51TEXTmariaeduardasilvabastos.pdf.txtmariaeduardasilvabastos.pdf.txtExtracted texttext/plain206557https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/4/mariaeduardasilvabastos.pdf.txtd0e7ed62e39443339e3d885b5294df56MD54THUMBNAILmariaeduardasilvabastos.pdf.jpgmariaeduardasilvabastos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/5/mariaeduardasilvabastos.pdf.jpge625b252d60b048ca390fe23280a0816MD55ufjf/135222021-10-22 04:21:33.044oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-10-22T06:21:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
title Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
spellingShingle Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
Bastos, Maria Eduarda Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Propulsão aeronáutic
Aeronave híbrida
Conversor CC-CC Bidirecional Intercalado
Carregador de bateria
Microcontrolador
Aeronautical propulsio
Hybrid aircraft
nterleaved Bidirectional CC-CC Converte
Battery charge
Microcontroller
title_short Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
title_full Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
title_fullStr Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
title_full_unstemmed Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
title_sort Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
author Bastos, Maria Eduarda Silva
author_facet Bastos, Maria Eduarda Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Janaína Gonçalves de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Almeida, Pedro Santos
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0050911068627632
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pomilio, Jose Antenor
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9517586732542745
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Poncilio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8753552991692203
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferreira, André Augusto
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7754410281265624
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4452564427220665
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Maria Eduarda Silva
contributor_str_mv Oliveira, Janaína Gonçalves de
Almeida, Pedro Santos
Pomilio, Jose Antenor
Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Poncilio
Ferreira, André Augusto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Propulsão aeronáutic
Aeronave híbrida
Conversor CC-CC Bidirecional Intercalado
Carregador de bateria
Microcontrolador
Aeronautical propulsio
Hybrid aircraft
nterleaved Bidirectional CC-CC Converte
Battery charge
Microcontroller
dc.subject.por.fl_str_mv Propulsão aeronáutic
Aeronave híbrida
Conversor CC-CC Bidirecional Intercalado
Carregador de bateria
Microcontrolador
Aeronautical propulsio
Hybrid aircraft
nterleaved Bidirectional CC-CC Converte
Battery charge
Microcontroller
description Com o crescente aumento dos impactos das emissões de gases causadores do efeito estufa, a utilização de tecnologias que minimizem a degradação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante. Com relação ao setor de transportes, os veículos híbridos/elétricos são uma alternativa interessante por possibilitarem a redução das emissões de poluentes e um uso mais eficiente das fontes de energia disponíveis. Além dos veículos terrestres, como os carros elétricos leves e os de transporte público de passageiros e de cargas, as tecnologias de propulsão elétrica vêm sendo também investigadas para aplicações aeronáuticas. A fim de impulsionar a expansão da eletrificação das aeronaves, diversos projetos de pesquisa estão em andamento com o intuito de melhorar as tecnologias e metodologias atualmente aplicadas. Nesse sentido, este trabalho aborda o estudo de um subsistema de armazenamento de energia pertencente a um banco de ensaios para propulsão aeronáutica, com topologia híbrida série, em desenvolvimento no Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica da UFJF. O projeto intitulado como “Montagem de um Banco de Ensaios para Propulsão Aeronáutica Híbrido-elétrica” (APQ-03593-17) é uma parceria entre a UFJF, Embraer e FAPEMIG e busca ampliar a base de conhecimento nacional acerca de sistemas de propulsão de aeronaves. Assim, o presente trabalho apresenta a modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado responsável pela interconexão de um banco de baterias com o sistema de propulsão de aeronave. A modelagem realizada é baseada nas técnicas de modelo médio no espaço de estados e linearização por pequenos sinais. E a estratégia de controle proposta é investigada por meio de modelos de controle no MATLAB/Simulink e a implementação de rotinas de controle embarcadas no microcontrolador TMS320F28379D da Texas Instruments. Por intermédio da técnica processor-in-the-loop o código embarcado no TMS320F28379D para controle do conversor é validado, onde uma planta virtual desenvolvida no MATLAB/Simulink é controlada através de controladores calculados no TMS320F28379D. Resultados de simulação, co-simulação e de ensaios envolvendo a captura de sinais nas rotinas embarcadas são utilizados para validar a estratégia de controle proposta.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-21T11:46:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-21
2021-10-21T11:46:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13522
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/1/mariaeduardasilvabastos.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/4/mariaeduardasilvabastos.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13522/5/mariaeduardasilvabastos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
323e0a9fd0b85861b0a7b30873b904ab
d0e7ed62e39443339e3d885b5294df56
e625b252d60b048ca390fe23280a0816
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193960875622400