Os efeitos econômicos da eficiência portuária no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, João Vitor Morelli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15032
Resumo: A estrutura contemporânea de comércio internacional, organizada em um contexto de integração produtiva entre países e cadeias globais de valor, demandam de disposições logísticas que viabilizem a operação de escoamento de produtos e insumos, tanto para o mercado externo quanto interno. Em específico, o setor portuário é responsável por operacionalizar grande parte de toda movimentação referente ao comércio internacional. Assim, avanços logísticos e operacionais no setor, em destaque a redução do tempo em que uma embarcação demora para realizar os trâmites operacionais, indica uma melhora em termos de eficiência portuária, que por sua vez, reduz barreiras não-tarifárias de tal modo que amplia as relações comerciais entre as economias mundiais. Esta dissertação contribui para este debate e avalia os efeitos econômicos de longo prazo da redução dos dias de operação de carga e descarga do sistema portuário brasileiro em relação ao caminho tendencial da economia brasileira (business-as-usual). Para acomodar este objetivo geral, esta pesquisa construiu vetores anuais de tempo médio de operação por produto embarcado e desembarcado por navegações marítimas nos portos brasileiros a partir dos microdados disponíveis pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Estes vetores anuais foram convertidos em equivalente não-tarifário para a simulação de três cenários de ganhos de eficiência portuária em um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) multiregiões da economia mundial, conhecido como Dynamic Global Trade Analysis Project (GDyn). Os resultados conclusivos apontam que os ganhos de eficiência em operações portuárias, ao contribuírem para remover e/ou reduzir essas barreiras sobre o fluxo de bens importados e exportados, estimulariam a escala de produção e demanda de certos setores domésticos na economia brasileira. Em especial, promoveriam um processos de industrialização nacional, em virtude que o aumento da eficiência portuária em 25% até 2040, geraria maior crescimento produtivo nos setores de maior valor agregado (Serviços e Industria de Transformação), um efeito somado de 0,185%. Já os setores primários (Agropecuária e Industria da extrativa) teriam um desvio somado de somente 0,001%, o que indicaria uma mudança no direcionamento produtivo da economia. Além disso, a formação de capital físico aumentaria, especialmente em virtude do aumento da demanda de insumos importados que complementaria a oferta. Ao comparar com outras regiões do mundo, os países do Mercosul se beneficiariam mais do ganho de eficiência portuária brasileiro do que as outras regiões
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Assim, avanços logísticos e operacionais no setor, em destaque a redução do tempo em que uma embarcação demora para realizar os trâmites operacionais, indica uma melhora em termos de eficiência portuária, que por sua vez, reduz barreiras não-tarifárias de tal modo que amplia as relações comerciais entre as economias mundiais. Esta dissertação contribui para este debate e avalia os efeitos econômicos de longo prazo da redução dos dias de operação de carga e descarga do sistema portuário brasileiro em relação ao caminho tendencial da economia brasileira (business-as-usual). Para acomodar este objetivo geral, esta pesquisa construiu vetores anuais de tempo médio de operação por produto embarcado e desembarcado por navegações marítimas nos portos brasileiros a partir dos microdados disponíveis pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Estes vetores anuais foram convertidos em equivalente não-tarifário para a simulação de três cenários de ganhos de eficiência portuária em um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) multiregiões da economia mundial, conhecido como Dynamic Global Trade Analysis Project (GDyn). Os resultados conclusivos apontam que os ganhos de eficiência em operações portuárias, ao contribuírem para remover e/ou reduzir essas barreiras sobre o fluxo de bens importados e exportados, estimulariam a escala de produção e demanda de certos setores domésticos na economia brasileira. Em especial, promoveriam um processos de industrialização nacional, em virtude que o aumento da eficiência portuária em 25% até 2040, geraria maior crescimento produtivo nos setores de maior valor agregado (Serviços e Industria de Transformação), um efeito somado de 0,185%. Já os setores primários (Agropecuária e Industria da extrativa) teriam um desvio somado de somente 0,001%, o que indicaria uma mudança no direcionamento produtivo da economia. Além disso, a formação de capital físico aumentaria, especialmente em virtude do aumento da demanda de insumos importados que complementaria a oferta. Ao comparar com outras regiões do mundo, os países do Mercosul se beneficiariam mais do ganho de eficiência portuária brasileiro do que as outras regiõesThe contemporary structure of international trade, organized in a context of productive integration between countries and global value chains, demand logistical provisions that make possible the operation of the flow of products and inputs, both for the foreign and domestic market. Specifically, the port sector is responsible for operating a large part of all movement related to international trade. Thus, logistical and operational advances in the sector, in particular the reduction in the time it takes for a vessel to carry out the operational procedures, indicates an improvement in terms of port efficiency, which in turn reduces non-tariff barriers in such a way that it increases trade relations between world economies. This dissertation contributes to this debate and evaluates the long-term economic effects of reducing the loading and unloading days of the Brazilian port system in relation to the trend path of the Brazilian economy (business-as-usual). To accommodate this general objective, this research constructed annual vectors of average operating time per product loaded and unloaded by maritime navigation in Brazilian ports from the microdata available from the National Agency for Water Transport (ANTAQ). These annual vectors were converted into non-tariff equivalents for the simulation of three scenarios of port efficiency gains in a multi-region computable general equilibrium (CGE) model of the world economy, known as the Dynamic Global Trade Analysis Project (GDyn). The conclusive results indicate that efficiency gains in port operations, by helping to remove and/or reduce these barriers on the flow of imported and exported goods, would stimulate the scale of production and demand of certain domestic sectors in the Brazilian economy. In particular, they would promote national industrialization processes, given that increasing port efficiency by 25% by 2040 would generate greater productive growth in higher added value sectors (Services and Manufacturing Industry), a combined effect of 0.185%. The primary sectors (Agriculture and Extractive Industry) would have a deviation of only 0.001%, which would indicate a change in the productive direction of the economy. In addition, physical capital formation would increase, especially as a result of increased demand for imported inputs that would complement supply. When comparing with other regions of the world, the Mercosur countries would benefit more from the Brazilian port efficiency gain than the other regions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EconomiaUFJFBrasilFaculdade de EconomiaAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAComércio internacionalFacilitação de comércioEficiência portuáriaEquilíbrio geral computávelInternational tradeTrade facilitationPort efficiencyComputable general equilibriumOs efeitos econômicos da eficiência portuária no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALjoaovitormorellirodrigues.pdfjoaovitormorellirodrigues.pdfPDF/Aapplication/pdf3948230https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15032/1/joaovitormorellirodrigues.pdfb0ef248e2e0236de7aa11c64fedb3e11MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15032/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15032/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTjoaovitormorellirodrigues.pdf.txtjoaovitormorellirodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain234252https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15032/4/joaovitormorellirodrigues.pdf.txt0cdaa9b56fcd47dbd714d24b7ac79b51MD54THUMBNAILjoaovitormorellirodrigues.pdf.jpgjoaovitormorellirodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15032/5/joaovitormorellirodrigues.pdf.jpgcbcdc81516d5ae2fc72ae7c116a3673fMD55ufjf/150322023-02-01 04:15:34.146oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-02-01T06:15:34Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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