Os diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcanjo, Lívia Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11988
Resumo: O presente trabalho é uma análise do projeto de intervenção caracterizado como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de caráter semi-etnográfíco, cujo objetivo é investigar a viabilidade de implementação do diário dialogado como instrumento de ensino para a promoção de uma pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON,1987) em uma sala de aula de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental/Anos Finais de uma escola pública estadual situada na periferia da cidade de Juiz de Fora/MG. Busca-se compreender de que maneira os diferentes padrões de interação nas aulas de Língua Portuguesa, por meio do gênero híbrido diário dialogado (dialogue journals) (STATON, 1983;1991), são capazes de reduzir a assimetria dos papéis na interação professor-aluno, de forma a contribuir para a legitimação das representações linguísticas que os discentes estabelecem para si e para o outro a partir da narrativa espontânea de suas próprias vidas, resultando na construção de um ambiente culturalmente sensível ao processo de ensino-aprendizagem. Foi adotada metodologia de análise que buscou relacionar os conceitos de enquadre, footing e alinhamento, da Sociolinguística Interacional (SI) e da Análise Etnomedológica da Conversa (ACE) (GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GUMPERZ, 2002; SSJ, 1974; 2003) à formação de núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006), da Psicologia, uma vez que os significados apropriados pelos sujeitos remetem à sua subjetividade. A ACE instrumentalizou a análise das interações entre os pares e os núcleos de significação permitiram que fosse possível investigar as informações mais subjetivas e subjacentes às interações. Os dados sinalizam que a interação por meio do diário, mesmo que feita através da escrita, contribuiu para a redução da assimetria de papéis entre professor-aluno e, consequentemente, no contexto em questão, promoveu maior engajamento dos interagentes nas aulas, além de proporcionar um ambiente culturalmente sensível à aprendizagem de forma a explorar a construção do letramento literário (COSSON; PAULINO, 2009) e do protagonismo discentes. Assim sendo, o projeto interventivo evidenciou que os diários dialogados se configuram como um potencial instrumento de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, tanto em seu aspecto sociointeracional, quanto em sua potencialidade no que tange ao desenvolvimento das práticas linguísticas na modalidade escrita, o que deverá ser explorado em trabalhos futuros.
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Busca-se compreender de que maneira os diferentes padrões de interação nas aulas de Língua Portuguesa, por meio do gênero híbrido diário dialogado (dialogue journals) (STATON, 1983;1991), são capazes de reduzir a assimetria dos papéis na interação professor-aluno, de forma a contribuir para a legitimação das representações linguísticas que os discentes estabelecem para si e para o outro a partir da narrativa espontânea de suas próprias vidas, resultando na construção de um ambiente culturalmente sensível ao processo de ensino-aprendizagem. Foi adotada metodologia de análise que buscou relacionar os conceitos de enquadre, footing e alinhamento, da Sociolinguística Interacional (SI) e da Análise Etnomedológica da Conversa (ACE) (GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GUMPERZ, 2002; SSJ, 1974; 2003) à formação de núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2006), da Psicologia, uma vez que os significados apropriados pelos sujeitos remetem à sua subjetividade. A ACE instrumentalizou a análise das interações entre os pares e os núcleos de significação permitiram que fosse possível investigar as informações mais subjetivas e subjacentes às interações. Os dados sinalizam que a interação por meio do diário, mesmo que feita através da escrita, contribuiu para a redução da assimetria de papéis entre professor-aluno e, consequentemente, no contexto em questão, promoveu maior engajamento dos interagentes nas aulas, além de proporcionar um ambiente culturalmente sensível à aprendizagem de forma a explorar a construção do letramento literário (COSSON; PAULINO, 2009) e do protagonismo discentes. Assim sendo, o projeto interventivo evidenciou que os diários dialogados se configuram como um potencial instrumento de ensino nas aulas de Língua Portuguesa, tanto em seu aspecto sociointeracional, quanto em sua potencialidade no que tange ao desenvolvimento das práticas linguísticas na modalidade escrita, o que deverá ser explorado em trabalhos futuros.The present work is an analysis of the intervention project characterized as an action research (THIOLLENT, 2011) of semi-ethnographic nature, whose goal is to investigate the viability of implementing the dialogue journal as a teaching instrument promoting a culturally sensitive pedagogy (ERICKSON, 1987) in a Portuguese Language class of the ninth grade of K-12 education in a state public school located in the periphery of the city of Juiz de For a/MG. We have sought to comprehend how the different patterns of interaction in the Portuguese Language classes, by means of the hybrid genre dialogue journal (STATON, 1983; 1991), are capable of reducing the asymmetry in the teacher-student interaction roles, so that we may contribute to legitimizing the linguistic representations that the students establish to themselves and to each other from the spontaneous narration of their own lives, resulting in the construction of an environment culturally sensitive to the teaching-learning process. We have adopted a methodology of analysis that sought to connect the concepts of frame, footing and alignment from the Interactional Sociolinguistics (IS) and Ethnomethodological Conversation Analysis (ECA) (GARCEZ; RIBEIRO, 2002; GUMPERZ, 2002; SSJ, 1974; 2003) to the creation of nuclei of meanings (AGUIAR; OZELLA, 2006), from Psychology, once the meanings appropriated by the subjects refer to their subjectivity. The ECA provided instrumental support to the analysis of interactions between peers and the nuclei of meanings made it possible to investigate the pieces of information that were more subjective and underlying the interactions. The data point that the interaction by means of the journal, even being conducted through writing, contributes to reducing the asymmetry of roles between teacher-student and, consequently, in the environment in question, promoted a greater engagement of the subjects interacting in class, besides providing an environment culturally sensitive to learning in order to explore the construction of literary literacy (COSSON; PAULINO, 2009) and student protagonism. Therefore, the intervention project highlighted that the dialogue journals are configured as a potential teaching instrument in Portuguese Language classes, both in their socio-interactional aspect, and in their potential regarding the development of linguistic practices in the writing mode, the latter intended to be further explored in future work.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDiários dialogadosPedagogia culturalmente sensívelSociolinguística interacionalDialogue journalsCulturally sensitive pedagogyInteractional sociolinguisticsOs diários dialogados como instrumento de ensino para a construção de um ambiente de aprendizagem culturalmente sensívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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