Batucando a existência
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00044 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14368 |
Resumo: | A presente tese destina-se a desenvolver a batucada como noção, em uma perspectiva expandida. Nessa direção, a batucada enquanto forma de expressão e percurso investigativo do âmbito dos Estudos Literários. Portanto, a batucada, de maneira ampliada, como campo de vivências e movimentações do âmbito das mestrias, relacionada a mestres e mestras. Enfim, a mesma a ser compreendida como tecnologia e saber atrelado a aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos. Interessa-nos, pois, reafirmar traços relativos à dimensão humana que tende a compor suas tramas e fios, a marcar e demarcar seus processos de adequações e readequações tecnológicas, principalmente, a partir do início do século XX. Entre a rigidez e o rigor, interessa compreender a batucada como linguagem cultural, ou seja, prática criativa, investigativa, pedagógica e lugar no qual se produz a escuta, ao mesmo tempo em que é produzida. Assim, a batucada, mais do que como sistema de comunicação de ideias ou sentimentos, mas como espécie de dialeto a disponibilizar sensações e expressividade. Desta forma, esta tese traz como objetivos gerais a possibilidade de contribuir para a democratização, a circulação e a difusão do acesso a bens culturais imateriais como a batucada, bem como intenciona poder interferir, de modo efetivo e equânime, na mediação de cada vez mais presenças de mestres e mestras genuínas de saberes e tecnologias autênticas, nos mais diferentes espaços da sociedade. Em termos específicos, este estudo busca ir ao encontro de articular pontos relativos ao que pode ser importante e necessário à revisão da própria batucada enquanto concepção em si mesma, a se encaminhar por mais possibilidades de apresentações do que propriamente representações ao entendimento de batucar. Dessa maneira, o caminho percorrido se deu no âmbito interdisciplinar, intertextual e a partir de revisão bibliográfica com recortes que se relacionam com textos conceituais e teóricos como filmes, músicas, danças, pinturas, poemas e histórias lidas, ouvidas e vistas, entre outras narrativas que contribuíram teoricamente ao trabalho. Nessa direção, por fim, visualizamos o pensamento na iminência de poder ser tecido como batucada e vice-versa, como meio de expressar e proceder. |
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Enfim, a mesma a ser compreendida como tecnologia e saber atrelado a aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos. Interessa-nos, pois, reafirmar traços relativos à dimensão humana que tende a compor suas tramas e fios, a marcar e demarcar seus processos de adequações e readequações tecnológicas, principalmente, a partir do início do século XX. Entre a rigidez e o rigor, interessa compreender a batucada como linguagem cultural, ou seja, prática criativa, investigativa, pedagógica e lugar no qual se produz a escuta, ao mesmo tempo em que é produzida. Assim, a batucada, mais do que como sistema de comunicação de ideias ou sentimentos, mas como espécie de dialeto a disponibilizar sensações e expressividade. Desta forma, esta tese traz como objetivos gerais a possibilidade de contribuir para a democratização, a circulação e a difusão do acesso a bens culturais imateriais como a batucada, bem como intenciona poder interferir, de modo efetivo e equânime, na mediação de cada vez mais presenças de mestres e mestras genuínas de saberes e tecnologias autênticas, nos mais diferentes espaços da sociedade. Em termos específicos, este estudo busca ir ao encontro de articular pontos relativos ao que pode ser importante e necessário à revisão da própria batucada enquanto concepção em si mesma, a se encaminhar por mais possibilidades de apresentações do que propriamente representações ao entendimento de batucar. Dessa maneira, o caminho percorrido se deu no âmbito interdisciplinar, intertextual e a partir de revisão bibliográfica com recortes que se relacionam com textos conceituais e teóricos como filmes, músicas, danças, pinturas, poemas e histórias lidas, ouvidas e vistas, entre outras narrativas que contribuíram teoricamente ao trabalho. Nessa direção, por fim, visualizamos o pensamento na iminência de poder ser tecido como batucada e vice-versa, como meio de expressar e proceder.This thesis aims to develop batucada as a notion, in an expanded perspective. In this direction, the batucada as a form of expression and investigative path in the field of Literary Studies. Therefore, the batucada, in an expanded way, as a field of experiences and movements in the scope of mastery, related to mestres and masters. Finally, the same to be understood as technology and knowledge linked to historical, social, economic and political aspects. Therefore, we are interested in reaffirming traits related to the human dimension that tends to compose its wefts and threads, to mark and demarcate its processes of technological adaptations and readjustments, mainly from the beginning of the 20th century. Between rigidity and rigor, it is important to understand batucada as a cultural language, that is, a creative, investigative, pedagogical practice and a place where listening is produced, at the same time it is produced. Thus, the batucada more than as a system of communication of ideas or feelings, but as a kind of dialect to provide sensations and expressiveness. In this way, this thesis has as general objectives the possibility of contributing to the democratization, circulation and diffusion of access to intangible cultural goods such as batucada. As well as the intention of being able to interfere in an effective and equitable way to mediate an increasing presence of masters and genuine masters of authentic knowledge and technologies, in the most different spaces of society. In specific terms, this study seeks to articulate points related to what may be important and necessary to review the batucada itself as a conception in itself, to move towards more possibilities of presentations than representations to the understanding of batucar. In this way, the path taken was in the interdisciplinary, intertextual scope and from a bibliographic review with clippings that relate to conceptual and theoretical texts such as films, songs, dances, paintings, poems, stories read, heard and seen, among other narratives. Who theoretically contributed to the work. In this direction, finally, we visualize the thought in the imminence of being able to be woven as batucada and vice versa, as a means of expressing and proceeding.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBatucadaSaberesMestriasPerformanceKnowledgeMastersPerformanceBatucando a existênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALfabriciadovallearcanjo.pdffabriciadovallearcanjo.pdfPDF/Aapplication/pdf1601717https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/1/fabriciadovallearcanjo.pdfdc57c099a20aa3bf91a8ded43e1d9676MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfabriciadovallearcanjo.pdf.txtfabriciadovallearcanjo.pdf.txtExtracted texttext/plain349182https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/4/fabriciadovallearcanjo.pdf.txta38cedcfe99a2e59fc6e2df75b95a992MD54THUMBNAILfabriciadovallearcanjo.pdf.jpgfabriciadovallearcanjo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1151https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14368/5/fabriciadovallearcanjo.pdf.jpgdcf18dd5b65cf2ddd0747b414307d6d2MD55ufjf/143682022-11-17 11:33:47.741oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-17T13:33:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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A presente tese destina-se a desenvolver a batucada como noção, em uma perspectiva expandida. Nessa direção, a batucada enquanto forma de expressão e percurso investigativo do âmbito dos Estudos Literários. Portanto, a batucada, de maneira ampliada, como campo de vivências e movimentações do âmbito das mestrias, relacionada a mestres e mestras. Enfim, a mesma a ser compreendida como tecnologia e saber atrelado a aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos. Interessa-nos, pois, reafirmar traços relativos à dimensão humana que tende a compor suas tramas e fios, a marcar e demarcar seus processos de adequações e readequações tecnológicas, principalmente, a partir do início do século XX. Entre a rigidez e o rigor, interessa compreender a batucada como linguagem cultural, ou seja, prática criativa, investigativa, pedagógica e lugar no qual se produz a escuta, ao mesmo tempo em que é produzida. Assim, a batucada, mais do que como sistema de comunicação de ideias ou sentimentos, mas como espécie de dialeto a disponibilizar sensações e expressividade. Desta forma, esta tese traz como objetivos gerais a possibilidade de contribuir para a democratização, a circulação e a difusão do acesso a bens culturais imateriais como a batucada, bem como intenciona poder interferir, de modo efetivo e equânime, na mediação de cada vez mais presenças de mestres e mestras genuínas de saberes e tecnologias autênticas, nos mais diferentes espaços da sociedade. Em termos específicos, este estudo busca ir ao encontro de articular pontos relativos ao que pode ser importante e necessário à revisão da própria batucada enquanto concepção em si mesma, a se encaminhar por mais possibilidades de apresentações do que propriamente representações ao entendimento de batucar. Dessa maneira, o caminho percorrido se deu no âmbito interdisciplinar, intertextual e a partir de revisão bibliográfica com recortes que se relacionam com textos conceituais e teóricos como filmes, músicas, danças, pinturas, poemas e histórias lidas, ouvidas e vistas, entre outras narrativas que contribuíram teoricamente ao trabalho. Nessa direção, por fim, visualizamos o pensamento na iminência de poder ser tecido como batucada e vice-versa, como meio de expressar e proceder. |
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