Quadros de vida, quadros de morte: falência e ressurreição nas obras de Tatiana Salem Levy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Pedro de Freitas Damasceno da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1933
Resumo: Este trabalho se debruça sobre as obras de ficção da escritora Tatiana Salem Levy. Nas obras estudadas, é marcante a tendência que a vida tem para a calamidade, constantemente anunciada por tempestades, acentuando seu caráter imperativo e inevitável. Em contraposição, destaca-se igualmente sua capacidade de restauração que brota de ínfimas frestas do caos instalado no cenário em que se desenvolvem as ações. Nesta tensão, as personagens perdem suas referências e precisam reestabelecer-se de alguma forma para sentirem-se novamente integradas, preenchidas de vida. Outro ponto intrigante nas obras da autora é a constante parca possibilidade de identificação destas personagens, uma vez que na maioria dos casos elas não possuem nome e se fazem incógnitas para os leitores. É difícil estabelecer o motivo desta falta de identidade, se esta fora motivada pela perda, ou a perda apenas corrobora o sentimento de vazio e falta de traços identitários marcantes. Para o sujeito repleto de lacunas, a realidade é absorvida em pedaços, fragmentos colecionados e guardados como esboço de um ideal de vaga realidade a qual pertence e representa, acredita pertencer e representar, ou ainda, da qual deseja pertencer e representar. Estes fragmentos são monumentos da significação alegórica que determinam a passagem do tempo e da decomposição de seus elementos em detrimento da confirmação de perenidade da identidade fixa. Ou seja, da modificação do próprio sujeito que, ao ver-se apegado à determinada condição ou a fatos do passado de sua existência, embota o presente e deixa de vislumbrar o futuro. Constitui-se, assim, no fazer literário, no lugar da escrita, o espaço viabilizador da reafirmação da identidade perdida, uma vez que escrever como processo de busca ampara-se em um trabalho consciente do sujeito às disposições de si presente na sociedade que o circunda. O objetivo deste trabalho é estabelecer padrões de comportamento a partir das ações das personagens, partindo da ausência de um eu afirmativo que desempenha uma ação, e estratégias comuns de reconstrução de suas personalidades. Para tanto, destacarei algumas características notadas nos textos, que servirão de pilares estruturantes de minha argumentação, quais sejam: as perdas, os nomes, os espaços e os discursos.
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Nesta tensão, as personagens perdem suas referências e precisam reestabelecer-se de alguma forma para sentirem-se novamente integradas, preenchidas de vida. Outro ponto intrigante nas obras da autora é a constante parca possibilidade de identificação destas personagens, uma vez que na maioria dos casos elas não possuem nome e se fazem incógnitas para os leitores. É difícil estabelecer o motivo desta falta de identidade, se esta fora motivada pela perda, ou a perda apenas corrobora o sentimento de vazio e falta de traços identitários marcantes. Para o sujeito repleto de lacunas, a realidade é absorvida em pedaços, fragmentos colecionados e guardados como esboço de um ideal de vaga realidade a qual pertence e representa, acredita pertencer e representar, ou ainda, da qual deseja pertencer e representar. Estes fragmentos são monumentos da significação alegórica que determinam a passagem do tempo e da decomposição de seus elementos em detrimento da confirmação de perenidade da identidade fixa. Ou seja, da modificação do próprio sujeito que, ao ver-se apegado à determinada condição ou a fatos do passado de sua existência, embota o presente e deixa de vislumbrar o futuro. Constitui-se, assim, no fazer literário, no lugar da escrita, o espaço viabilizador da reafirmação da identidade perdida, uma vez que escrever como processo de busca ampara-se em um trabalho consciente do sujeito às disposições de si presente na sociedade que o circunda. O objetivo deste trabalho é estabelecer padrões de comportamento a partir das ações das personagens, partindo da ausência de um eu afirmativo que desempenha uma ação, e estratégias comuns de reconstrução de suas personalidades. Para tanto, destacarei algumas características notadas nos textos, que servirão de pilares estruturantes de minha argumentação, quais sejam: as perdas, os nomes, os espaços e os discursos.This paper focuses on the works of fiction writer Tatiana Salem Levy. In the works studied, is remarkable the tendency life has to calamity, constantly heralded by natural disasters, pointing out to its inevitability. In contrast, there is also a restoring ability which comes from tiny cracks from the chaos described in the stories. In this tension, the characters lose their references and need to re-establish themselves in some way to feel again integrated, fulfilled with life. Another intriguing issue is the constant possibility of identifying these characters, since in most cases they do not have names and are unknown to the readers. It is difficult to establish the reason for this lack of identity, whether it was motivated by the loss, or loss only confirms the feeling of emptiness and lack of identity features striking. As the subject are full of gaps, the reality is absorbed into pieces, fragments collected and saved as an outline and vague ideal of reality to which they belong or believe to belong. These fragments are monuments of the allegorical significance that determine the passage of time and the decomposition of its elements to the detriment of the confirmation of durability of fixed identity. Writing thus becomes the ideal place to the replace the subjects into society, specially to the ones they believe to have lost. The objective of this work is to establish standards of behaviour from the actions of the characters through which they aim to rebuild their personalities. The structural pillars of my argument, are: losses, names, places and speeches.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTatiana Salem LevyNão lugarAlegoriaTatiana Salem LevyNon-placeAllegoryQuadros de vida, quadros de morte: falência e ressurreição nas obras de Tatiana Salem Levyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTpedrodefreitasdamascenodarocha.pdf.txtpedrodefreitasdamascenodarocha.pdf.txtExtracted texttext/plain126634https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1933/3/pedrodefreitasdamascenodarocha.pdf.txtf0125ba797161edc912c0a0201be2bc9MD53THUMBNAILpedrodefreitasdamascenodarocha.pdf.jpgpedrodefreitasdamascenodarocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1933/4/pedrodefreitasdamascenodarocha.pdf.jpg05a429978cec0fc72569ac79409417f2MD54ORIGINALpedrodefreitasdamascenodarocha.pdfpedrodefreitasdamascenodarocha.pdfapplication/pdf658443https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1933/1/pedrodefreitasdamascenodarocha.pdfbfa6c3662042f0427d937294c9352b8fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1933/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/19332019-11-07 11:51:14.338oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:51:14Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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