Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thales Moreira Maia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10058
Resumo: A literatura neodarwiniana a respeito da evolução da religião foi, recentemente, dividida por um debate fundamental entre teorias adaptacionistas (que buscam explicar os comportamentos religiosos como produtos de pressões seletivas atuando em prol das religiões, devido ao seu papel na promoção da cooperação) e teorias não-adaptacionistas (que explicam as crenças religiosas como subprodutos adaptativos ou produtos de mecanismos cognitivos cujo valor adaptativo é baseado em outras funções não-religiosas). No entanto, ambas essas perspectivas podem ser consideradas não apenas como consistentes, mas, também, como partes complementares de uma grande teoria unificada. Como forma de ilustrar tal alegação e explicar como essas descrições teóricas estariam positivamente relacionadas (para além da mera consistência), um modelo do fenótipo religioso, que foi oferecido independentemente por autores de ambos os lados do debate “adaptação vs. subproduto”, será inferido a partir da literatura especializada existente. Sob tal perspectiva, o fenótipo religioso seria mais adequadamente concebido como um sistema complexo de traços exaptados, ou seja, um conjunto estruturado por pressões seletivas (culturais) atuando em prol das religiões, mas cujas partes constituintes teriam sido “projetadas” pela seleção natural para servir a funções nãoreligiosas. Isto posto, a aplicação deste modelo a uma nova e influente teoria da evolução das religiões, baseada na seleção cultural, torna possível responder a algumas questões básicas, oriundas dos pressupostos necessários para a unificação dessas, supostamente conflitantes, descrições teóricas, além de permitir explicar como, de um ponto de vista lógico, sua integração poderia, de fato, ser alcançada. Em síntese, conclui-se que as suposições compartilhadas incorporadas na perspectiva exaptacionista do fenótipo religioso já são suficientes para conciliar as descrições adaptacionistas e de subproduto, avançando para além de tal debate, em direção a uma futura teoria abrangente e unificada da evolução biocultural da religião.
id UFJF_9ad5c3d46a72498e2df870086a19d9af
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10058
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Noé, Sidnei Vilmarhttp://lattes.cnpq.brSimanke, Richard Theisenhttp://lattes.cnpq.brMaraldi, Everton de Oliveirahttp://lattes.cnpq.brhttp://lattes.cnpq.brSilva, Thales Moreira Maia2019-05-22T15:51:11Z2019-05-092019-05-22T15:51:11Z2019-02-18https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10058A literatura neodarwiniana a respeito da evolução da religião foi, recentemente, dividida por um debate fundamental entre teorias adaptacionistas (que buscam explicar os comportamentos religiosos como produtos de pressões seletivas atuando em prol das religiões, devido ao seu papel na promoção da cooperação) e teorias não-adaptacionistas (que explicam as crenças religiosas como subprodutos adaptativos ou produtos de mecanismos cognitivos cujo valor adaptativo é baseado em outras funções não-religiosas). No entanto, ambas essas perspectivas podem ser consideradas não apenas como consistentes, mas, também, como partes complementares de uma grande teoria unificada. Como forma de ilustrar tal alegação e explicar como essas descrições teóricas estariam positivamente relacionadas (para além da mera consistência), um modelo do fenótipo religioso, que foi oferecido independentemente por autores de ambos os lados do debate “adaptação vs. subproduto”, será inferido a partir da literatura especializada existente. Sob tal perspectiva, o fenótipo religioso seria mais adequadamente concebido como um sistema complexo de traços exaptados, ou seja, um conjunto estruturado por pressões seletivas (culturais) atuando em prol das religiões, mas cujas partes constituintes teriam sido “projetadas” pela seleção natural para servir a funções nãoreligiosas. Isto posto, a aplicação deste modelo a uma nova e influente teoria da evolução das religiões, baseada na seleção cultural, torna possível responder a algumas questões básicas, oriundas dos pressupostos necessários para a unificação dessas, supostamente conflitantes, descrições teóricas, além de permitir explicar como, de um ponto de vista lógico, sua integração poderia, de fato, ser alcançada. Em síntese, conclui-se que as suposições compartilhadas incorporadas na perspectiva exaptacionista do fenótipo religioso já são suficientes para conciliar as descrições adaptacionistas e de subproduto, avançando para além de tal debate, em direção a uma futura teoria abrangente e unificada da evolução biocultural da religião.The neo-Darwinian literature on the evolution of religion has been recently divided by a fundamental debate between adaptation theories – which explain religious behaviors as products of selection for religion, because of its role in promoting cooperation – and nonadaptation theories – that explain religious beliefs as adaptive by-products, or products of cognitive systems whose adaptive value is based on other, non-religious functions. However, adaptationist and by-product accounts can be seen as not only consistent, but also as complementary parts of a single, unified theory. In order to illustrate this, and to explain how these theories are positively related – over and above mere consistency – a model of the religious phenotype, that has been offered independently by authors from both sides of the “adaptation vs. by-product” debate, will be extracted from the existing literature. On this view, the religious phenotype is best understood as a complex system composed of exaptated traits, i.e., assembled by (cultural) selection for religion, but using parts designed by selection for other, non-religious functions. Furthermore, by applying this model to an influential new theory of religious evolution based on cultural selection, it becomes possible to answer some basic questions that arise from the assumptions required for unifying these apparently conflicting approaches, and to explain how, from a logical point of view, their integration is actually supposed to work. Finally, it can be concluded that shared assumptions embodied in the exaptationist perspective of the religious phenotype are already sufficient for unifying adaptationist and by-product accounts, and for moving beyond the debate, towards a single, unified theory of the biocultural evolution of religion.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAReligiãoCogniçãoSelecionismoAdaptacionismoSubprodutoEvolução culturalReligionCognitionSelectionismAdaptationismBy-productCultural evolutionOs fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTthalesmoreiramaiasilva.pdf.txtthalesmoreiramaiasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain441605https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10058/5/thalesmoreiramaiasilva.pdf.txt82699bec6e8beadf570a069d8bb96401MD55THUMBNAILthalesmoreiramaiasilva.pdf.jpgthalesmoreiramaiasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10058/6/thalesmoreiramaiasilva.pdf.jpg53878dac1bcacfb3b991e06f74d61831MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10058/4/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD54ufjf/100582021-11-17 14:22:10.783oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T16:22:10Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
title Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
spellingShingle Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
Silva, Thales Moreira Maia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Religião
Cognição
Selecionismo
Adaptacionismo
Subproduto
Evolução cultural
Religion
Cognition
Selectionism
Adaptationism
By-product
Cultural evolution
title_short Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
title_full Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
title_fullStr Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
title_full_unstemmed Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
title_sort Os fundamentos cognitivo-evolutivos das crenças e comportamentos religiosos: a religião como uma “máquina de Rube Goldberg cultural”
author Silva, Thales Moreira Maia
author_facet Silva, Thales Moreira Maia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noé, Sidnei Vilmar
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Simanke, Richard Theisen
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maraldi, Everton de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thales Moreira Maia
contributor_str_mv Noé, Sidnei Vilmar
Simanke, Richard Theisen
Maraldi, Everton de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Religião
Cognição
Selecionismo
Adaptacionismo
Subproduto
Evolução cultural
Religion
Cognition
Selectionism
Adaptationism
By-product
Cultural evolution
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Cognição
Selecionismo
Adaptacionismo
Subproduto
Evolução cultural
Religion
Cognition
Selectionism
Adaptationism
By-product
Cultural evolution
description A literatura neodarwiniana a respeito da evolução da religião foi, recentemente, dividida por um debate fundamental entre teorias adaptacionistas (que buscam explicar os comportamentos religiosos como produtos de pressões seletivas atuando em prol das religiões, devido ao seu papel na promoção da cooperação) e teorias não-adaptacionistas (que explicam as crenças religiosas como subprodutos adaptativos ou produtos de mecanismos cognitivos cujo valor adaptativo é baseado em outras funções não-religiosas). No entanto, ambas essas perspectivas podem ser consideradas não apenas como consistentes, mas, também, como partes complementares de uma grande teoria unificada. Como forma de ilustrar tal alegação e explicar como essas descrições teóricas estariam positivamente relacionadas (para além da mera consistência), um modelo do fenótipo religioso, que foi oferecido independentemente por autores de ambos os lados do debate “adaptação vs. subproduto”, será inferido a partir da literatura especializada existente. Sob tal perspectiva, o fenótipo religioso seria mais adequadamente concebido como um sistema complexo de traços exaptados, ou seja, um conjunto estruturado por pressões seletivas (culturais) atuando em prol das religiões, mas cujas partes constituintes teriam sido “projetadas” pela seleção natural para servir a funções nãoreligiosas. Isto posto, a aplicação deste modelo a uma nova e influente teoria da evolução das religiões, baseada na seleção cultural, torna possível responder a algumas questões básicas, oriundas dos pressupostos necessários para a unificação dessas, supostamente conflitantes, descrições teóricas, além de permitir explicar como, de um ponto de vista lógico, sua integração poderia, de fato, ser alcançada. Em síntese, conclui-se que as suposições compartilhadas incorporadas na perspectiva exaptacionista do fenótipo religioso já são suficientes para conciliar as descrições adaptacionistas e de subproduto, avançando para além de tal debate, em direção a uma futura teoria abrangente e unificada da evolução biocultural da religião.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-22T15:51:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-09
2019-05-22T15:51:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10058
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10058/5/thalesmoreiramaiasilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10058/6/thalesmoreiramaiasilva.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10058/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 82699bec6e8beadf570a069d8bb96401
53878dac1bcacfb3b991e06f74d61831
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661300451835904