O ressentimento e o sagrado em René Girard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Maiara Rúbia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00456
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13500
Resumo: Esta tese busca compreender a relação entre os conceitos religião e ressentimento no pensamento do antropólogo René Girard (1923-2015). Esta análise intenta compreender o porquê de o cristianismo, enquanto proposta para superação da violência no pensamento de Girard, não ser suficiente para a superação do ressentimento. Para este trabalho foi empregado o método comparativo para que as diferentes narrativas da literatura clássica pudessem ser analisadas ao lado dos estudos comparativo dos mitos, relatos etnográficos e textos bíblicos. Análise possibilitada pela antropologia do mecanismo persecutório, tal como Girard o faz. Com este estudo foi possível compreender a dinamicidade das relações humanas que é mimética e se estrutura através de mediações. Existe uma imitação ideal que é a mediação externa e existe a imitação que conforma o ressentimento, que é a mediação interna. A partir da realidade da conformação do ressentimento temos a indiferenciação e o propagar da violência que contagia uma multidão. Essa violência, para ser expulsa do coração da sociedade, depende da violência sacrificial através do performar ritualístico do sacrificio. Girard defende que os textos Evangélicos Marcos, Mateus, Lucas e João desvelam o contágio mimético da multidão e a realidade do sacrificio de uma vítima inocente. Por esse motivo, a revelação cristã é um convite para a imitação desinteressada de Deus, a partir de Jesus Cristo. Porém, com o resgate do conceito de ressentimento foi possível perceber que mesmo com a revelação cristã ainda há a necessidade de uma resposta que parta de uma instituição sacrificial e/ou herdeira da mesma, como o judiciário, por este ser a última palavra da vingança, sentimento que conforma o ressentimento. A revelação cristã pelos textos dos Evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João apresentam um ponto de vista sobre uma escolha subjetiva de convivência nos processos miméticos, mas ainda depende de uma instituição, como no caso de nossa sociedade racionalizada, do judiciário para a coesão social. A ruptura que o cristianismo traz é revelar a conformação das multidões e a inocência da vítima que, aos olhos de Girard, se trata da ruptura do religioso arcaico. Porém, mesmo com essa ruptura ainda se faz necessário o emprego do judiciário para coesão social.
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Para este trabalho foi empregado o método comparativo para que as diferentes narrativas da literatura clássica pudessem ser analisadas ao lado dos estudos comparativo dos mitos, relatos etnográficos e textos bíblicos. Análise possibilitada pela antropologia do mecanismo persecutório, tal como Girard o faz. Com este estudo foi possível compreender a dinamicidade das relações humanas que é mimética e se estrutura através de mediações. Existe uma imitação ideal que é a mediação externa e existe a imitação que conforma o ressentimento, que é a mediação interna. A partir da realidade da conformação do ressentimento temos a indiferenciação e o propagar da violência que contagia uma multidão. Essa violência, para ser expulsa do coração da sociedade, depende da violência sacrificial através do performar ritualístico do sacrificio. Girard defende que os textos Evangélicos Marcos, Mateus, Lucas e João desvelam o contágio mimético da multidão e a realidade do sacrificio de uma vítima inocente. Por esse motivo, a revelação cristã é um convite para a imitação desinteressada de Deus, a partir de Jesus Cristo. Porém, com o resgate do conceito de ressentimento foi possível perceber que mesmo com a revelação cristã ainda há a necessidade de uma resposta que parta de uma instituição sacrificial e/ou herdeira da mesma, como o judiciário, por este ser a última palavra da vingança, sentimento que conforma o ressentimento. A revelação cristã pelos textos dos Evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João apresentam um ponto de vista sobre uma escolha subjetiva de convivência nos processos miméticos, mas ainda depende de uma instituição, como no caso de nossa sociedade racionalizada, do judiciário para a coesão social. A ruptura que o cristianismo traz é revelar a conformação das multidões e a inocência da vítima que, aos olhos de Girard, se trata da ruptura do religioso arcaico. Porém, mesmo com essa ruptura ainda se faz necessário o emprego do judiciário para coesão social.This thesis aims to understand the relation between the concepts of religion and resentment according to the anthropologist René Girard (1923-2015). This analysis intends to comprehend why christianity, as a proposal to overcome violence in Girard's thought, is not enough to overcome resentment. For this work, the comparative method was employed in order to analyse the different narratives of classical literature alongside comparative studies of myths, ethnographic studies and biblical texts. This analysis was made by the anthropology of the persecutory mechanism, as Girard does. With this analysis, it was possible to understand the dynamics of human relations that are mimetic and structured through mediations. There is an ideal imitation that is an external mediation and there is an imitation that leads to the conformation of resentment, which is an internal mediation. From the reality of the conformation of resentment, we have the undifferentiation and spreading of violence that infects a group. This violence, must be expelled from the heart of society with the sacrificial violence through the ritualistic performing of sacrifice. Girard argues that the Gospel texts Mark, Matthew, Luke and John reveal the mimetic contagion of the crowd and the reality of the sacrifice of an innocent victim. For this reason, Christian revelation is an invitation to the disinterested imitation of God, starting from Jesus Christ. However, with the rescue of the concept of resentment, it was possible to realize that even with the Christian revelation there is still a need for a response that comes from a sacrificial institution and/or heir to it, such as the judiciary, as this is the last word of revenge, a feeling that shapes resentment. Christian revelation through the texts of the Gospels of Mark, Matthew, Luke and John present a point of view about a choice of coexistence in mimetic processes, but it still depends on an institution, as in the case of our rationalized society, on the judicial institution for social cohesion. The rupture that Christianity brings and reveal the reality of the conformation of the groups and the innocence of the victim, which, in Girard's thought, is a rupture of the archaic religious. However, even with this rupture, the use of the judiciary is still necessary for the maintenance and social cohesion.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASReligiãoViolênciaRessentimentoCristianismoCiência da religiãoReligionViolenceResentmentChristianityO ressentimento e o sagrado em René Girardinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmaiararubiamiguel.pdfmaiararubiamiguel.pdfPDF/Aapplication/pdf1913427https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13500/1/maiararubiamiguel.pdfaf46d09f8c238f84534026a2d7ba3d29MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13500/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13500/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmaiararubiamiguel.pdf.txtmaiararubiamiguel.pdf.txtExtracted texttext/plain630975https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13500/4/maiararubiamiguel.pdf.txt3256deb727db9a87765fc4b6eae3f589MD54THUMBNAILmaiararubiamiguel.pdf.jpgmaiararubiamiguel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13500/5/maiararubiamiguel.pdf.jpg4062a23b755624ea48e11eee43b82379MD55ufjf/135002023-01-10 11:41:51.713oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-01-10T13:41:51Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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