Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nariá Assis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6978
Resumo: Os conceitos de métrica incomum com pulso obscuro de Allen Winold e o ritmo não-métrico com acentuações livres e ausência de beat perceptível de Howard Smither são tentativas de caracterizar e refletir sobre as novas formas de estruturar as durações, que surgem com a intensa experimentação musical no século XX. Esta pesquisa visa a aprofundar o conhecimento sobre a ausência de sensação de pulsação em música, ou o ritmo não-pulsante; a explorar quais decisões na interpretação de uma obra musical evidenciam ou não a sensação de pulsação para o ouvinte; e a identificar se a tentativa de construir o ritmo não-pulsante em algumas obras do século XX está ligada a algum movimento estético específico. A primeira etapa da pesquisa consistiu em revisar as definições de termos fundamentais para abordar a pulsação: pulso, beat, acento, métrica e ritmo; utilizando como base teórica os trabalhos de Cooper e Meyer, Simha Arom, Joel Lester, Lerdahl e Jackendoff. Na segunda etapa buscou-se ampliar a discussão que Winold e Smither fizeram sobre o ritmo não-pulsante, selecionando pesquisadores da teoria da música, como Bryan Simms e Leon Dallin; e compositores que pensaram em novas concepções de ritmo e sentido métrico na música do século XX, como John Cage e Pierre Boulez. Na terceira etapa foram realizadas duas análises musicais com foco na interação entre o conceito de ritmo não-pulsante, a escuta e a interpretação a partir da notação musical.
id UFJF_9ba583f0cd64b75e2549221e3b99b047
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/6978
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Cohen, Sarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782897J2Oliveira, Liduino José Pitombeira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239665Y1Barreneche, Lúciahttp://lattes.cnpq.br/http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4309461Z5Ribeiro, Nariá Assis2018-08-02T12:01:23Z2018-08-022018-08-02T12:01:23Z2014-07-14https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6978Os conceitos de métrica incomum com pulso obscuro de Allen Winold e o ritmo não-métrico com acentuações livres e ausência de beat perceptível de Howard Smither são tentativas de caracterizar e refletir sobre as novas formas de estruturar as durações, que surgem com a intensa experimentação musical no século XX. Esta pesquisa visa a aprofundar o conhecimento sobre a ausência de sensação de pulsação em música, ou o ritmo não-pulsante; a explorar quais decisões na interpretação de uma obra musical evidenciam ou não a sensação de pulsação para o ouvinte; e a identificar se a tentativa de construir o ritmo não-pulsante em algumas obras do século XX está ligada a algum movimento estético específico. A primeira etapa da pesquisa consistiu em revisar as definições de termos fundamentais para abordar a pulsação: pulso, beat, acento, métrica e ritmo; utilizando como base teórica os trabalhos de Cooper e Meyer, Simha Arom, Joel Lester, Lerdahl e Jackendoff. Na segunda etapa buscou-se ampliar a discussão que Winold e Smither fizeram sobre o ritmo não-pulsante, selecionando pesquisadores da teoria da música, como Bryan Simms e Leon Dallin; e compositores que pensaram em novas concepções de ritmo e sentido métrico na música do século XX, como John Cage e Pierre Boulez. Na terceira etapa foram realizadas duas análises musicais com foco na interação entre o conceito de ritmo não-pulsante, a escuta e a interpretação a partir da notação musical.Allen Winold's and Howard Smither’s concepts of unusual metric structure with obscured pulse and nonmetrical rhythm with free accentuation and absence of perceptible beat are attempts to characterize and reflect on new methods of structuring durations that emerge from intense musical experimentation in the twentieth-century. This research aims to improve knowledge of the absence of pulse sensation in music, or nonpulsed rhythm; as well as to explore which performers’ decisions enunciate or not pulse sensation for the listener; and finally to identify whether the attempt to build the nonpulsed rhythm in some twentiethcentury works is linked to a specific aesthetic movement. The first stage of the research consisted of revising the definitions of fundamental terms to approach pulse: pulse, beat, accent, metric and rhythm; using as theoretical basis the theories of Cooper and Meyer, Simha Arom, Joel Lester, Lerdahl and Jackendoff. In the second stage we tried to expand the discussion that Winold and Smither did about nonpulsed rhythm, selecting music theory researchers such as Bryan Simms and Leon Dallin; and composers who thought of new conceptions of rhythm and metric structure in twentieth-century music, such as John Cage and Pierre Boulez. In the third stage, two musical analysis were performed focusing on the interaction between the concept of nonpulsed rhythm, musical listening and performance of notated music.PROQUALI (UFJF)porUniversidade Federal do Rio De Janeiro-UFRJBrasil-CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICARitmoPulsoPulsaçãoMétricaRhythmPulsePulsationMetricRitmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILnariaassisribeiro.pdf.jpgnariaassisribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/4/nariaassisribeiro.pdf.jpg772b08651bf9e9459357aedfcd69401eMD54ORIGINALnariaassisribeiro.pdfnariaassisribeiro.pdfapplication/pdf10094285https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/1/nariaassisribeiro.pdf0aa36747f2e32a0358afd66ce9582bd2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTnariaassisribeiro.pdf.txtnariaassisribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain246179https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/3/nariaassisribeiro.pdf.txt4e9d346946748e7544c4cfab3fb650cbMD53ufjf/69782019-06-16 10:45:55.548oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T13:45:55Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
title Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
spellingShingle Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
Ribeiro, Nariá Assis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Ritmo
Pulso
Pulsação
Métrica
Rhythm
Pulse
Pulsation
Metric
title_short Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
title_full Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
title_fullStr Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
title_full_unstemmed Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
title_sort Ritmo não-pulsante: ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX
author Ribeiro, Nariá Assis
author_facet Ribeiro, Nariá Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cohen, Sara
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782897J2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Liduino José Pitombeira de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239665Y1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barreneche, Lúcia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4309461Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nariá Assis
contributor_str_mv Cohen, Sara
Oliveira, Liduino José Pitombeira de
Barreneche, Lúcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Ritmo
Pulso
Pulsação
Métrica
Rhythm
Pulse
Pulsation
Metric
dc.subject.por.fl_str_mv Ritmo
Pulso
Pulsação
Métrica
Rhythm
Pulse
Pulsation
Metric
description Os conceitos de métrica incomum com pulso obscuro de Allen Winold e o ritmo não-métrico com acentuações livres e ausência de beat perceptível de Howard Smither são tentativas de caracterizar e refletir sobre as novas formas de estruturar as durações, que surgem com a intensa experimentação musical no século XX. Esta pesquisa visa a aprofundar o conhecimento sobre a ausência de sensação de pulsação em música, ou o ritmo não-pulsante; a explorar quais decisões na interpretação de uma obra musical evidenciam ou não a sensação de pulsação para o ouvinte; e a identificar se a tentativa de construir o ritmo não-pulsante em algumas obras do século XX está ligada a algum movimento estético específico. A primeira etapa da pesquisa consistiu em revisar as definições de termos fundamentais para abordar a pulsação: pulso, beat, acento, métrica e ritmo; utilizando como base teórica os trabalhos de Cooper e Meyer, Simha Arom, Joel Lester, Lerdahl e Jackendoff. Na segunda etapa buscou-se ampliar a discussão que Winold e Smither fizeram sobre o ritmo não-pulsante, selecionando pesquisadores da teoria da música, como Bryan Simms e Leon Dallin; e compositores que pensaram em novas concepções de ritmo e sentido métrico na música do século XX, como John Cage e Pierre Boulez. Na terceira etapa foram realizadas duas análises musicais com foco na interação entre o conceito de ritmo não-pulsante, a escuta e a interpretação a partir da notação musical.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T12:01:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-02
2018-08-02T12:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6978
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio De Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv -
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv -
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio De Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/4/nariaassisribeiro.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/1/nariaassisribeiro.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6978/3/nariaassisribeiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 772b08651bf9e9459357aedfcd69401e
0aa36747f2e32a0358afd66ce9582bd2
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
4e9d346946748e7544c4cfab3fb650cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661267140673536