O cuidar de si da mulher quilombola frente aos determinantes sociais em saúde presentes em seu território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Lucas Roque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11221
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desvelar o cuidar de si da mulher quilombola frente aos determinantes sociais em saúde presentes em seu território. Tal pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico-metodológico o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire e a fenomenologia existencial de Martin Heidegger e realizada em um município da Zona da Mata Mineira. Foram incluídos, neste estudo, mulheres residentes da comunidade quilombola que participam do diretório de mulheres local. O Itinerário de Paulo Freire aconteceu em um encontro sob o formato dos Círculos de Cultura e os encontros fenomenológicos foram guiados pela utilização de entrevista aberta. Da análise destes depoimentos emergiram então, as estruturas essenciais constituindo quatro Unidades de Significação. A compreensão vaga e mediana dos significados permitiu a construção do fio condutor, que conduziu a Hermenêutica. O cuidar de si da mulher quilombola frente aos determinantes sociais em saúde, presentes em seu território, foram desvelados ao externarem a aplicação dos conhecimentos populares e ancestrais que possuem, a partir do resgate histórico das práticas pretéritas presentes na própria comunidade como, por exemplo, as práticas de benzeção e o uso de chás e ervas plantadas e colhidas em seus quintais. Logo, foi possível concluir que tal prática do cuidar constitui o resgate de seu passado e da sua ancestralidade, numa busca constante de encontrar forças para continuar r-existindo dentro de um território permeado por disputas sociais e de poder expressos sob a forma de conflitos econômicos, sociais e culturais. Torna-se recomendável que a formação profissional possa incorporar estudos acerca das populações tradicionais e primitivas, oferecendo a oportunidade que os egressos possam desenvolver um cuidado mais democrático, justo e plural.
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Da análise destes depoimentos emergiram então, as estruturas essenciais constituindo quatro Unidades de Significação. A compreensão vaga e mediana dos significados permitiu a construção do fio condutor, que conduziu a Hermenêutica. O cuidar de si da mulher quilombola frente aos determinantes sociais em saúde, presentes em seu território, foram desvelados ao externarem a aplicação dos conhecimentos populares e ancestrais que possuem, a partir do resgate histórico das práticas pretéritas presentes na própria comunidade como, por exemplo, as práticas de benzeção e o uso de chás e ervas plantadas e colhidas em seus quintais. Logo, foi possível concluir que tal prática do cuidar constitui o resgate de seu passado e da sua ancestralidade, numa busca constante de encontrar forças para continuar r-existindo dentro de um território permeado por disputas sociais e de poder expressos sob a forma de conflitos econômicos, sociais e culturais. Torna-se recomendável que a formação profissional possa incorporar estudos acerca das populações tradicionais e primitivas, oferecendo a oportunidade que os egressos possam desenvolver um cuidado mais democrático, justo e plural.The objective of this study is to unveil the care of the quilombola woman against the social determinants of health present in her territory. Such research is qualitative in nature, having as a theoretical and methodological contribute on Paulo Freire´s Research Itinerary and Martin Heidegger´s existential phenomenology and carried out in a Zona da Mata Mineira municipality. Included in this study were women residents of the quilombola community who participate in the local women's directory. Paulo Freire`s itinerary happened in a meeting in the format of the Circles of Culture, the phenomenological meetings were guided by the use of an open interview. From the analysis of these testimonies, the essential structures consisted of four Units of Significance. The vague and average understanding of meanings allowed the construction of the guiding thread, which led to Hermeneutics. The care of the quilombola woman against the social determinants of health present in her territory were unveiled by externalizing the application of the popular and ancestral knowledge they possess, based on the historical recovery of past practices present in the community itself, such as, for example, practices of blessing and the use of her balteas and herbs planted and harvested in their backyards. Therefore, it was possible to conclude that such a practice of caring constitutes the rescue of her past and of her ancestry, in a constant search of finding the forces to continue existing in front of a territory permeated by social disputes and power expressed in the form of economic, social and cultural conflicts. It is recommended that vocational training be able to incorporate studies about traditional and primitive populations, offering the opportunity for the graduates to develop a more democratic, just and plural care.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EnfermagemUFJFBrasilFaculdade de EnfermagemCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMDeterminantes sociais em saúdeSaúde da mulherMulheres quilombolasTerritórioCuidar de siSocial determinants in healthWomen's healthQuilombola womenTerritoryTaking care of yourselfO cuidar de si da mulher quilombola frente aos determinantes sociais em saúde presentes em seu territórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALlucasroquematos.pdflucasroquematos.pdfapplication/pdf1837599https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11221/1/lucasroquematos.pdfa6b2f5b17ed78a643a17daa3ca9280f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11221/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTlucasroquematos.pdf.txtlucasroquematos.pdf.txtExtracted texttext/plain218575https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11221/3/lucasroquematos.pdf.txt2f49936cebe7036e9a2c53663be65432MD53THUMBNAILlucasroquematos.pdf.jpglucasroquematos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11221/4/lucasroquematos.pdf.jpgdd749a9c1af405f9153d93671f4f21c3MD54ufjf/112212019-10-25 04:08:05.331oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-10-25T06:08:05Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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