Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kitamura, Elisa Shizuê
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bastos, Ronaldo Rocha, Palma, Pamella Valente, Leite, Isabel Cristina Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7582
Resumo: Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEO) da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, em 2013. Métodos: estudo transversal, utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal, aplicado em amostra probabilística de 256 pacientes, e regressão linear múltipla para identificação de variáveis associadas à satisfação. Resultados: a maior parte dos usuários declararam-se satisfeitos (86,7%), seguidos por pouco satisfeitos (10,2%) e muito satisfeitos (3,1%); houve diferenças na satisfação entre usuários dos diferentes CEO; as variáveis independentes que se mostraram associadas à satisfação do usuário foram ‘melhor autopercepção de saúde bucal’ (p=0,001) e ‘menor tempo de espera no consultório’ (p<0,001). Conclusão: a maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado; variáveis não analisadas no presente estudo, incluindo infraestrutura, recursos humanos e gestão, podem ter influenciado as diferenças na satisfação entre os usuários dos diferentes CEO.
id UFJF_b1b94670d3ee6745bbe90a06ec05f880
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/7582
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling 2018-10-01T19:32:21Z2018-09-062018-10-01T19:32:21Z2016-01251137148http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7582Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEO) da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, em 2013. Métodos: estudo transversal, utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal, aplicado em amostra probabilística de 256 pacientes, e regressão linear múltipla para identificação de variáveis associadas à satisfação. Resultados: a maior parte dos usuários declararam-se satisfeitos (86,7%), seguidos por pouco satisfeitos (10,2%) e muito satisfeitos (3,1%); houve diferenças na satisfação entre usuários dos diferentes CEO; as variáveis independentes que se mostraram associadas à satisfação do usuário foram ‘melhor autopercepção de saúde bucal’ (p=0,001) e ‘menor tempo de espera no consultório’ (p<0,001). Conclusão: a maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado; variáveis não analisadas no presente estudo, incluindo infraestrutura, recursos humanos e gestão, podem ter influenciado as diferenças na satisfação entre os usuários dos diferentes CEO.Objective: to evaluate patient satisfaction at the Specialized Dental Centers (SDCs) in the Southeast Macro-region of Minas Gerais, in 2013. Methods: this was a cross-sectional study using the Oral Health Services Quality Assessment Questionnaire, with a probabilistic sample of 256 patients, using multiple linear regression to identify variables associated with their satisfaction. Results: most patients stated they were satisfied (86.7%), followed by barely satisfied (10.2%) and very satisfied (3.1%); there were differences in satisfaction among patients attending the different SDCs; independent variables associated with patient satisfaction were ‘improved self-perceived oral health’ (p=0.001) and less ‘waiting time at the clinic’ (p<0.001). Conclusion: the majority of patients were satisfied with the service provided; variables not analyzed in this study, including infrastructure, human resources and management, may have influenced the differences in patient satisfaction found between the different SDCs.por--BrasilEpidemiologia e Serviços de Saúde-Satisfação do pacienteSaúde bucalAtenção secundária à saúdeEspecialidades odontológicasEstudos transversaisPatient satisfactionOral healthSecondary careSpecialtiesDentalCross-sectional studiesAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013Patient satisfaction evaluation at the Specialized Dental Centers in the Southeast macro-region of Minas Gerais, Brazil, 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKitamura, Elisa ShizuêBastos, Ronaldo RochaPalma, Pamella ValenteLeite, Isabel Cristina Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf.jpgAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdf.jpg066167dd7533b5486bbef4e5f9b27c4cMD54ORIGINALAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdfAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdfapplication/pdf2516706https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdfa2e21b1bfe782d9f1629d006f7c82856MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52TEXTAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf.txtAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf.txtExtracted texttext/plain44152https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdf.txt8633758638287e28bb151a81ceb08596MD53ufjf/75822019-06-16 10:25:59.811oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T13:25:59Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Patient satisfaction evaluation at the Specialized Dental Centers in the Southeast macro-region of Minas Gerais, Brazil, 2013
title Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
spellingShingle Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
Kitamura, Elisa Shizuê
-
Satisfação do paciente
Saúde bucal
Atenção secundária à saúde
Especialidades odontológicas
Estudos transversais
Patient satisfaction
Oral health
Secondary care
Specialties
Dental
Cross-sectional studies
title_short Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
title_full Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
title_fullStr Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
title_sort Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
author Kitamura, Elisa Shizuê
author_facet Kitamura, Elisa Shizuê
Bastos, Ronaldo Rocha
Palma, Pamella Valente
Leite, Isabel Cristina Gonçalves
author_role author
author2 Bastos, Ronaldo Rocha
Palma, Pamella Valente
Leite, Isabel Cristina Gonçalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kitamura, Elisa Shizuê
Bastos, Ronaldo Rocha
Palma, Pamella Valente
Leite, Isabel Cristina Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv -
topic -
Satisfação do paciente
Saúde bucal
Atenção secundária à saúde
Especialidades odontológicas
Estudos transversais
Patient satisfaction
Oral health
Secondary care
Specialties
Dental
Cross-sectional studies
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Saúde bucal
Atenção secundária à saúde
Especialidades odontológicas
Estudos transversais
Patient satisfaction
Oral health
Secondary care
Specialties
Dental
Cross-sectional studies
description Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEO) da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, em 2013. Métodos: estudo transversal, utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal, aplicado em amostra probabilística de 256 pacientes, e regressão linear múltipla para identificação de variáveis associadas à satisfação. Resultados: a maior parte dos usuários declararam-se satisfeitos (86,7%), seguidos por pouco satisfeitos (10,2%) e muito satisfeitos (3,1%); houve diferenças na satisfação entre usuários dos diferentes CEO; as variáveis independentes que se mostraram associadas à satisfação do usuário foram ‘melhor autopercepção de saúde bucal’ (p=0,001) e ‘menor tempo de espera no consultório’ (p<0,001). Conclusão: a maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado; variáveis não analisadas no presente estudo, incluindo infraestrutura, recursos humanos e gestão, podem ter influenciado as diferenças na satisfação entre os usuários dos diferentes CEO.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-01T19:32:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-06
2018-10-01T19:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7582
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014
url http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Epidemiologia e Serviços de Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv -
dc.publisher.initials.fl_str_mv -
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv -
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/2/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/3/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 066167dd7533b5486bbef4e5f9b27c4c
a2e21b1bfe782d9f1629d006f7c82856
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
8633758638287e28bb151a81ceb08596
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813194036662501376