Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742016000100014 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7582 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários assistidos nos Centos de Especialidades Odontológicas (CEO) da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, em 2013. Métodos: estudo transversal, utilizando o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal, aplicado em amostra probabilística de 256 pacientes, e regressão linear múltipla para identificação de variáveis associadas à satisfação. Resultados: a maior parte dos usuários declararam-se satisfeitos (86,7%), seguidos por pouco satisfeitos (10,2%) e muito satisfeitos (3,1%); houve diferenças na satisfação entre usuários dos diferentes CEO; as variáveis independentes que se mostraram associadas à satisfação do usuário foram ‘melhor autopercepção de saúde bucal’ (p=0,001) e ‘menor tempo de espera no consultório’ (p<0,001). Conclusão: a maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado; variáveis não analisadas no presente estudo, incluindo infraestrutura, recursos humanos e gestão, podem ter influenciado as diferenças na satisfação entre os usuários dos diferentes CEO. |
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Conclusão: a maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado; variáveis não analisadas no presente estudo, incluindo infraestrutura, recursos humanos e gestão, podem ter influenciado as diferenças na satisfação entre os usuários dos diferentes CEO.Objective: to evaluate patient satisfaction at the Specialized Dental Centers (SDCs) in the Southeast Macro-region of Minas Gerais, in 2013. Methods: this was a cross-sectional study using the Oral Health Services Quality Assessment Questionnaire, with a probabilistic sample of 256 patients, using multiple linear regression to identify variables associated with their satisfaction. Results: most patients stated they were satisfied (86.7%), followed by barely satisfied (10.2%) and very satisfied (3.1%); there were differences in satisfaction among patients attending the different SDCs; independent variables associated with patient satisfaction were ‘improved self-perceived oral health’ (p=0.001) and less ‘waiting time at the clinic’ (p<0.001). Conclusion: the majority of patients were satisfied with the service provided; variables not analyzed in this study, including infrastructure, human resources and management, may have influenced the differences in patient satisfaction found between the different SDCs.por--BrasilEpidemiologia e Serviços de Saúde-Satisfação do pacienteSaúde bucalAtenção secundária à saúdeEspecialidades odontológicasEstudos transversaisPatient satisfactionOral healthSecondary careSpecialtiesDentalCross-sectional studiesAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013Patient satisfaction evaluation at the Specialized Dental Centers in the Southeast macro-region of Minas Gerais, Brazil, 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKitamura, Elisa ShizuêBastos, Ronaldo RochaPalma, Pamella ValenteLeite, Isabel Cristina Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf.jpgAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1720https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdf.jpg066167dd7533b5486bbef4e5f9b27c4cMD54ORIGINALAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdfAvaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas.pdfapplication/pdf2516706https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7582/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20dos%20Centros%20de%20Especialidades%20Odontol%c3%b3gicas.pdfa2e21b1bfe782d9f1629d006f7c82856MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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