Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mathaus Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00085
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13689
Resumo: Além de grande parte de suas fronteiras estarem banhadas pelo oceano Atlântico, o Brasil possui grande número de rios e lagos ao longo de seu território. O constante monitoramento de suas bacias hidrográficas ´e de grande importância uma vez que a ´água pode ser usada para: preservação ambiental, geração de energia, abastecimento urbano, irrigação, transporte, pesca, etc. Desta maneira, a automação e o aprimoramento das técnicas de monitoramento e coleta de dados se mostram grandes aliados na redução de custos e aumento da confiabilidade destes processos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a alocação de controle de uma nova topologia de embarcação autônomo de superfície - Autonomous Surface Vessel, Veículo Autônomo de Superfície (ASV) superatuado para o monitoramento de malhas hidroviárias em geral. A técnica de alocação utiliza-se do desacoplamento de sistemas não lineares em m´múltiplos subsistemas linearizados, permitindo um rápido processamento e atendendo `as restrições impostas. O veículo traz como diferencial de aplicação ser menos invasivo nas medições coletadas pelos sensores hídricos e apresentar maior versatilidade para a navegação em diferentes ambientes. Como diferencial construtivo, o mesmo ´e baseado em uma estrutura do tipo catamarã e possui seu conjunto de propulsores posicionados na parte superior dos cascos com direcionamento azimutal em 360 graus, tornando-o um veículo com a capacidade de se movimentar em três graus de liberdade. As t´técnicas implementadas e as características que o diferem das demais topologias são validadas através de simulações e testes reais, onde pode-se observar por meio dos ´índices de performance não intrusivos Integrated Absolute Error, Integral do Erro Absoluto (IAE) e Integrated Squared Error, Integral do Erro Quadrático (ISE) os desempenhos da alocação de controle e controle de posição.
id UFJF_b379103962c2841c24314ec97e225894
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13689
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Honório, Leonardo de Mellohttp://lattes.cnpq.br/4319412527458142Marcato, André Luís Marqueshttp://lattes.cnpq.br/1033215067775319Santos, Alexandre Bessa doshttp://lattes.cnpq.br/6070068004839508Conceição, Andre Gustavo Scolarittp://lattes.cnpq.br/6840685961007897Santos, Murillo Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/6538282975603701http://lattes.cnpq.br/4034410863099991Silva, Mathaus Ferreira da2022-01-24T14:35:02Z2022-01-032022-01-24T14:35:02Z2021-11-25https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00085https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13689Além de grande parte de suas fronteiras estarem banhadas pelo oceano Atlântico, o Brasil possui grande número de rios e lagos ao longo de seu território. O constante monitoramento de suas bacias hidrográficas ´e de grande importância uma vez que a ´água pode ser usada para: preservação ambiental, geração de energia, abastecimento urbano, irrigação, transporte, pesca, etc. Desta maneira, a automação e o aprimoramento das técnicas de monitoramento e coleta de dados se mostram grandes aliados na redução de custos e aumento da confiabilidade destes processos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a alocação de controle de uma nova topologia de embarcação autônomo de superfície - Autonomous Surface Vessel, Veículo Autônomo de Superfície (ASV) superatuado para o monitoramento de malhas hidroviárias em geral. A técnica de alocação utiliza-se do desacoplamento de sistemas não lineares em m´múltiplos subsistemas linearizados, permitindo um rápido processamento e atendendo `as restrições impostas. O veículo traz como diferencial de aplicação ser menos invasivo nas medições coletadas pelos sensores hídricos e apresentar maior versatilidade para a navegação em diferentes ambientes. Como diferencial construtivo, o mesmo ´e baseado em uma estrutura do tipo catamarã e possui seu conjunto de propulsores posicionados na parte superior dos cascos com direcionamento azimutal em 360 graus, tornando-o um veículo com a capacidade de se movimentar em três graus de liberdade. As t´técnicas implementadas e as características que o diferem das demais topologias são validadas através de simulações e testes reais, onde pode-se observar por meio dos ´índices de performance não intrusivos Integrated Absolute Error, Integral do Erro Absoluto (IAE) e Integrated Squared Error, Integral do Erro Quadrático (ISE) os desempenhos da alocação de controle e controle de posição.In addition to the large part of its borders being bathed by the Atlantic Ocean, Brazil has a great number of rivers and lakes along its territory. The constant monitoring of its hydrographic basins is of great importance since the water can be used for: environmental preservation, energy generation, urban supply, irrigation, transport, fishing, etc. In this way, the automation and improvement of monitoring and data collection techniques proves to be great allies in reducing the cost and increasing the reliability of these processes. In this context, this work aims to present a control allocation of a new surface autonomous vessel topology - ac asv overrun for monitoring waterway networks in general. The allocation technique uses the decoupling of nonlinear systems into multiple linearized subsystems, allowing fast processing and meeting the imposed restrictions. The vehicle has as an application differential being less invasive in the collection collected by water sensors and presenting greater versatility for navigation in different environments. As a constructive differential, it is based on a catamaran-type structure and has its set of thrusters positioned on top of the hulls with azimuthal direction in 360-degrees, making it a vehicle with the capacity to move in three degrees of freedom. The implemented techniques and the characteristics that differ from the other topologies are validated through simulations and real tests, where the performances of the allocation of allocation can be observed through the non-intrusive performance indexes IAE and ISE control and position control.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Engenharia ElétricaUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAASV superatuadoAlocação de controleRobótica móvelPropulsor azimutal aéreoOver-actuated ASVControl allocationHolonomic vehicleMobile roboticsAerial zimuth thrusterProjeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmathausferreiradasilva.pdfmathausferreiradasilva.pdfPDF/Aapplication/pdf12255814https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/1/mathausferreiradasilva.pdf997365ba164b3a511b8ddbff91b8590bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTmathausferreiradasilva.pdf.txtmathausferreiradasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain167974https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/4/mathausferreiradasilva.pdf.txt493d2954fc39e9970902f7de803c6dceMD54THUMBNAILmathausferreiradasilva.pdf.jpgmathausferreiradasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/5/mathausferreiradasilva.pdf.jpg2d1eba55d74ebe4f67261b796d9879beMD55ufjf/136892022-10-25 10:46:00.041oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-10-25T12:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
title Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
spellingShingle Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
Silva, Mathaus Ferreira da
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
ASV superatuado
Alocação de controle
Robótica móvel
Propulsor azimutal aéreo
Over-actuated ASV
Control allocation
Holonomic vehicle
Mobile robotics
Aerial zimuth thruster
title_short Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
title_full Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
title_fullStr Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
title_full_unstemmed Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
title_sort Projeto e alocação de controle de uma embarcação autônoma de superfície com 3 DoF e sistema de propulsão aéreo azimutal
author Silva, Mathaus Ferreira da
author_facet Silva, Mathaus Ferreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Honório, Leonardo de Mello
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4319412527458142
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcato, André Luís Marques
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1033215067775319
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Alexandre Bessa dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6070068004839508
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Conceição, Andre Gustavo Scolari
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv ttp://lattes.cnpq.br/6840685961007897
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Santos, Murillo Ferreira dos
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6538282975603701
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4034410863099991
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mathaus Ferreira da
contributor_str_mv Honório, Leonardo de Mello
Marcato, André Luís Marques
Santos, Alexandre Bessa dos
Conceição, Andre Gustavo Scolari
Santos, Murillo Ferreira dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
ASV superatuado
Alocação de controle
Robótica móvel
Propulsor azimutal aéreo
Over-actuated ASV
Control allocation
Holonomic vehicle
Mobile robotics
Aerial zimuth thruster
dc.subject.por.fl_str_mv ASV superatuado
Alocação de controle
Robótica móvel
Propulsor azimutal aéreo
Over-actuated ASV
Control allocation
Holonomic vehicle
Mobile robotics
Aerial zimuth thruster
description Além de grande parte de suas fronteiras estarem banhadas pelo oceano Atlântico, o Brasil possui grande número de rios e lagos ao longo de seu território. O constante monitoramento de suas bacias hidrográficas ´e de grande importância uma vez que a ´água pode ser usada para: preservação ambiental, geração de energia, abastecimento urbano, irrigação, transporte, pesca, etc. Desta maneira, a automação e o aprimoramento das técnicas de monitoramento e coleta de dados se mostram grandes aliados na redução de custos e aumento da confiabilidade destes processos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar a alocação de controle de uma nova topologia de embarcação autônomo de superfície - Autonomous Surface Vessel, Veículo Autônomo de Superfície (ASV) superatuado para o monitoramento de malhas hidroviárias em geral. A técnica de alocação utiliza-se do desacoplamento de sistemas não lineares em m´múltiplos subsistemas linearizados, permitindo um rápido processamento e atendendo `as restrições impostas. O veículo traz como diferencial de aplicação ser menos invasivo nas medições coletadas pelos sensores hídricos e apresentar maior versatilidade para a navegação em diferentes ambientes. Como diferencial construtivo, o mesmo ´e baseado em uma estrutura do tipo catamarã e possui seu conjunto de propulsores posicionados na parte superior dos cascos com direcionamento azimutal em 360 graus, tornando-o um veículo com a capacidade de se movimentar em três graus de liberdade. As t´técnicas implementadas e as características que o diferem das demais topologias são validadas através de simulações e testes reais, onde pode-se observar por meio dos ´índices de performance não intrusivos Integrated Absolute Error, Integral do Erro Absoluto (IAE) e Integrated Squared Error, Integral do Erro Quadrático (ISE) os desempenhos da alocação de controle e controle de posição.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-24T14:35:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-03
2022-01-24T14:35:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13689
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00085
url https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00085
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/1/mathausferreiradasilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/4/mathausferreiradasilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13689/5/mathausferreiradasilva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 997365ba164b3a511b8ddbff91b8590b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
493d2954fc39e9970902f7de803c6dce
2d1eba55d74ebe4f67261b796d9879be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661368358666240