O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15908 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as semelhanças e diferenças na adaptação de uma mesma história para três suportes distintos, sendo eles um livro, um filme e uma série, com foco no uso do narrador em cada suporte. A história em questão é High Fidelity (Alta Fidelidade, em português), escrita pelo britânico Nick Hornby e publicada em 1995. Mais tarde, em 2000, o livro deu origem a um longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Stephen Frears. Já em 2020, a história foi adaptada para o formato de série, dividida em dez episódios e veiculada na plataforma de streaming Hulu. Ao longo da pesquisa, espero evidenciar as particularidades do narrador nos três suportes midiáticos, a fim de indicar uma relação entre o conceito de narrador autodiegético estabelecido pelo francês Gérard Genette e pelo espanhol José Luis Sánchez Noriega, a sua aplicação na literatura e nas narrativas de ficção gravadas e associá-lo a utilização da quebra da quarta parede nas obras audiovisuais. Para, assim, conceber os possíveis efeitos que essas estratégias geram nas narrativas. |
id |
UFJF_bc1021e1c18a358fc58f41307e493af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15908 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Pelegrini, Christian Hugohttp://lattes.cnpq.br/1220551391795710Soares, Sérgio José PucciniMedeiros, Therezahttp://lattes.cnpq.br/9152209853917984Mello, Ana Raiza de Miranda2023-09-18T11:18:14Z2023-09-172023-09-18T11:18:14Z2023-01-18https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15908O presente trabalho tem como objetivo investigar as semelhanças e diferenças na adaptação de uma mesma história para três suportes distintos, sendo eles um livro, um filme e uma série, com foco no uso do narrador em cada suporte. A história em questão é High Fidelity (Alta Fidelidade, em português), escrita pelo britânico Nick Hornby e publicada em 1995. Mais tarde, em 2000, o livro deu origem a um longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Stephen Frears. Já em 2020, a história foi adaptada para o formato de série, dividida em dez episódios e veiculada na plataforma de streaming Hulu. Ao longo da pesquisa, espero evidenciar as particularidades do narrador nos três suportes midiáticos, a fim de indicar uma relação entre o conceito de narrador autodiegético estabelecido pelo francês Gérard Genette e pelo espanhol José Luis Sánchez Noriega, a sua aplicação na literatura e nas narrativas de ficção gravadas e associá-lo a utilização da quebra da quarta parede nas obras audiovisuais. Para, assim, conceber os possíveis efeitos que essas estratégias geram nas narrativas.The present work aims to investigate the similarities and differences in adapting the same story to three different supports, namely a book, a film and a series, focusing on the use of the narrator in each support. The story in question is High Fidelity, written by the British Nick Hornby and published in 1995. Later, in 2000, the book gave rise to a feature film of the same name, directed by Stephen Frears. In 2020, the story was adapted into a series format, divided into ten episodes and aired on the Hulu streaming platform. Throughout the research, I hope to highlight the narrator's particularities in the three supports, in order to indicate a relationship between the concept of autodiegetic narrator established by the Frenchman Gérard Genette and by the Spanish José Luis Sánchez Noriega, its application in literature and fiction narratives recorded and associate it with the use of breaking the fourth wall in audiovisual works. In order to conceive the possible effects that these strategies generate in the narratives.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAAdaptaçãoAdaptationNarradorStorytellerAutodiegéticoAutodiegeticQuarta paredeFourth wallO narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALanaraizademirandamello.pdfanaraizademirandamello.pdfPDF/Aapplication/pdf1972618https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/1/anaraizademirandamello.pdfbc5e75e353402456c3233e76540c961fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTanaraizademirandamello.pdf.txtanaraizademirandamello.pdf.txtExtracted texttext/plain73671https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/4/anaraizademirandamello.pdf.txtc45ee8faac06c8bd67bf09adb07dcda5MD54THUMBNAILanaraizademirandamello.pdf.jpganaraizademirandamello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/5/anaraizademirandamello.pdf.jpg1af4d494e7f126e5eafde4234bea6846MD55ufjf/159082023-09-19 03:06:50.922oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-09-19T06:06:50Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
title |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
spellingShingle |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. Mello, Ana Raiza de Miranda CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA Adaptação Adaptation Narrador Storyteller Autodiegético Autodiegetic Quarta parede Fourth wall |
title_short |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
title_full |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
title_fullStr |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
title_full_unstemmed |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
title_sort |
O narrador autodiegético e a quebra da quarta parede em High Fidelity: o livro, o filme, a série. |
author |
Mello, Ana Raiza de Miranda |
author_facet |
Mello, Ana Raiza de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pelegrini, Christian Hugo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1220551391795710 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Soares, Sérgio José Puccini |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Medeiros, Thereza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9152209853917984 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Ana Raiza de Miranda |
contributor_str_mv |
Pelegrini, Christian Hugo Soares, Sérgio José Puccini Medeiros, Thereza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA Adaptação Adaptation Narrador Storyteller Autodiegético Autodiegetic Quarta parede Fourth wall |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Adaptation Narrador Storyteller Autodiegético Autodiegetic Quarta parede Fourth wall |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar as semelhanças e diferenças na adaptação de uma mesma história para três suportes distintos, sendo eles um livro, um filme e uma série, com foco no uso do narrador em cada suporte. A história em questão é High Fidelity (Alta Fidelidade, em português), escrita pelo britânico Nick Hornby e publicada em 1995. Mais tarde, em 2000, o livro deu origem a um longa-metragem de mesmo nome, dirigido por Stephen Frears. Já em 2020, a história foi adaptada para o formato de série, dividida em dez episódios e veiculada na plataforma de streaming Hulu. Ao longo da pesquisa, espero evidenciar as particularidades do narrador nos três suportes midiáticos, a fim de indicar uma relação entre o conceito de narrador autodiegético estabelecido pelo francês Gérard Genette e pelo espanhol José Luis Sánchez Noriega, a sua aplicação na literatura e nas narrativas de ficção gravadas e associá-lo a utilização da quebra da quarta parede nas obras audiovisuais. Para, assim, conceber os possíveis efeitos que essas estratégias geram nas narrativas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-18T11:18:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-17 2023-09-18T11:18:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15908 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/1/anaraizademirandamello.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/4/anaraizademirandamello.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15908/5/anaraizademirandamello.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc5e75e353402456c3233e76540c961f e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c45ee8faac06c8bd67bf09adb07dcda5 1af4d494e7f126e5eafde4234bea6846 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661351339229184 |