Roteiros de leitura compartilhada em suspense na sala de aula: perspectivas para o letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Keturiny Fernandes Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1252
Resumo: Tomando por princípio que todo processo de criação literária autoficcional pauta-se, sobretudo, na (re)elaboração, na linguagem, de fatos da vida real de quem escreve, não é difícil constatar que a escrita de si perpassa, fundamentalmente, pela noção de sujeito. O sujeito que escreve sobre si reestrutura-se nessa prática, a qual implica um movimento a que chamaremos aqui pendular: de se escrever ↔ de se ler. Partindo desse princípio, concebemos que o texto literário, em geral, e autobiográfico especificamente, desempenha um papel (re)estruturador no espaço da sala de aula de Ensino Fundamental. Nossa pesquisa desenvolve-se numa escola que tem como característica receber alunos com acentuada defasagem idade/ano e significativo quadro de exclusão de sua escola de origem por não se enquadrarem no sistema educacional tradicional; nesse sentido, sujeitos com consideráveis problemas de ordem social e pessoal, ou seja, sujeitos não somente segregados socialmente, mas dilacerados em sua constituição primeira. Partindo dessas constatações e considerando a riqueza da literatura e de seu poder (trans)formador, concebemos as seguintes questões: como o professor pode criar espaços de compartilhamento de leitura oral que contribuam para a iniciação de jovens alunos na leitura literária? De que forma a leitura em suspense de contos memorialísticos, presente nas tradições da cultura oral, pode ser resgatada no espaço da sala de aula com vistas à formação do leitor de literatura e à reestruturação do sujeito leitor? Roteiros de Leitura em Suspense, compartilhados oralmente no espaço da sala de aula, como estratégia de letramento literário é uma prática eficaz para a formação do sujeito-leitor e consequentemente para a formação dos sujeitos? Este trabalho pretende apresentar nossa pesquisa de Mestrado, na qual desenvolvemos estratégias para o letramento literário, através da roteirização e aplicação de tais roteiros na sala de aula, a partir de três contos do gênero autobiográfico memorialístico com alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental. Nossa proposta interventiva ofereceu condições para o letramento literário desses alunos com foco na relação dialética aluno-professor-obra literária garantindo que essa prática de interação texto-leitor tivesse, também, um significado existencial para eles. Apresentamos ainda um Caderno Pedagógico, resultado prático da nossa pesquisa sobre a formação do sujeito-leitor, a interação texto leitor e o papel desempenhado pelo professor de literatura nos processos de letramento literário como mediador dos processos de construção de estratégias de leitura e preenchimento dos vazios do texto. Esse caderno também é fruto das nossas reflexões sobre a relação entre literatura e sala de aula, no chamado processo de escolarização da literatura, e questões que perpassam o leitor de literatura. Para a realização desta dissertação, temos como principais aportes teóricos o conceito de sistema autopoiético, de Humberto Maturana, as teorias sistêmicas de sociedade e de Literatura, de Niklas Luhmann e de Siegfried Schmidt respectivamente, a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser, as concepções de letramento literário, de Antônio Cândido, Magda Soares, Teresa Colomer, Graça Paulino, Vincent Jouve, Rildo Cosson, e as concepções acerca da formação do leitor literário, de Paulo Freire, Michèle Petit, Todorov e Annie Rouxel.
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Partindo desse princípio, concebemos que o texto literário, em geral, e autobiográfico especificamente, desempenha um papel (re)estruturador no espaço da sala de aula de Ensino Fundamental. Nossa pesquisa desenvolve-se numa escola que tem como característica receber alunos com acentuada defasagem idade/ano e significativo quadro de exclusão de sua escola de origem por não se enquadrarem no sistema educacional tradicional; nesse sentido, sujeitos com consideráveis problemas de ordem social e pessoal, ou seja, sujeitos não somente segregados socialmente, mas dilacerados em sua constituição primeira. Partindo dessas constatações e considerando a riqueza da literatura e de seu poder (trans)formador, concebemos as seguintes questões: como o professor pode criar espaços de compartilhamento de leitura oral que contribuam para a iniciação de jovens alunos na leitura literária? De que forma a leitura em suspense de contos memorialísticos, presente nas tradições da cultura oral, pode ser resgatada no espaço da sala de aula com vistas à formação do leitor de literatura e à reestruturação do sujeito leitor? Roteiros de Leitura em Suspense, compartilhados oralmente no espaço da sala de aula, como estratégia de letramento literário é uma prática eficaz para a formação do sujeito-leitor e consequentemente para a formação dos sujeitos? Este trabalho pretende apresentar nossa pesquisa de Mestrado, na qual desenvolvemos estratégias para o letramento literário, através da roteirização e aplicação de tais roteiros na sala de aula, a partir de três contos do gênero autobiográfico memorialístico com alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental. Nossa proposta interventiva ofereceu condições para o letramento literário desses alunos com foco na relação dialética aluno-professor-obra literária garantindo que essa prática de interação texto-leitor tivesse, também, um significado existencial para eles. Apresentamos ainda um Caderno Pedagógico, resultado prático da nossa pesquisa sobre a formação do sujeito-leitor, a interação texto leitor e o papel desempenhado pelo professor de literatura nos processos de letramento literário como mediador dos processos de construção de estratégias de leitura e preenchimento dos vazios do texto. Esse caderno também é fruto das nossas reflexões sobre a relação entre literatura e sala de aula, no chamado processo de escolarização da literatura, e questões que perpassam o leitor de literatura. Para a realização desta dissertação, temos como principais aportes teóricos o conceito de sistema autopoiético, de Humberto Maturana, as teorias sistêmicas de sociedade e de Literatura, de Niklas Luhmann e de Siegfried Schmidt respectivamente, a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser, as concepções de letramento literário, de Antônio Cândido, Magda Soares, Teresa Colomer, Graça Paulino, Vincent Jouve, Rildo Cosson, e as concepções acerca da formação do leitor literário, de Paulo Freire, Michèle Petit, Todorov e Annie Rouxel.Having on principle that every auto-fictional process of literary creation is guided mainly by (re)elaboration, by the language, facts of the real life of the writer, it is not difficult to see that the oneself writing permeates fundamentally, the notion of the subject. The subject who writes about itself is restructured in this practice, which implies in what we will call a pendulous move: to write ↔ to read. Based on this principle, we realized that the literary text, in general and specifically the autobiographical, plays a role (re)structurer in the space of the elementary school classroom. Our research develops a school that is characterized in receiving students with a pronounced lag of age / year, and meaningful picture of exclusion from their origin school, because they don’t fit in the traditional educational system; accordingly, individuals with huge social and personal problems, ie not only socially segregated, but torn apart on their first constitution. Based on these findings and considering the wealth of literature and its (trans)forming power, we conceive the following questions: how the teacher can create an oral reading sharing spaces that will contribute to the initiation of young students in literary reading? How the reading in suspense of memoirs tales, which is present in the traditions of oral culture, can be redeemed in the classroom space aimed at the formation of literature reader, and restructuring of the subject-reader? Reading scripts in suspense, shared orally in classroom space, such as literary literacy strategy is an effective practice to form the subject-reader and consequently to the formation of the subject? This work intends to present our Master's research, in which we develop strategies for literary literacy through the scripting and application of such scripts in the classroom, three tales of the autobiographical memorialistic genre with students of the second stage of primary education. We also present Pedagogical Notebook, practical result of our research on the formation of the subject-reader, the text-reader interaction and the role played by literature professor in literary literacy process as a mediator of the construction processes of reading strategies and filling the text’s gaps. This notebook is also the result of our reflections on the relationship between literature and the classroom, in the so-called schooling process of literature, and issues that pervade the literature reader. To perform this dissertation, we have as main theoretical support the concept of autopoietic system of Humberto Maturana, systemic theories of society and literature of Niklas Luhmann and Siegfried Schmidt respectively, the theory of aesthetic effect of Wolfgang Iser, the views of literary literacy from Antonio Candido, Magda Soares, Teresa Colomer, Grace Pauline, Vincent Jouve, Rildo Cosson and conceptions about the formation of the literary reader of Paulo Freire, Michèle Petit, Todorov and Annie Rouxel.Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-04-25T12:15:10Z No. of bitstreams: 1 keturinyfernandesmarquesrezende.pdf: 2143322 bytes, checksum: 4fb3810ed4a3dac4a410c3faa83b3a26 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-05-02T00:35:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 keturinyfernandesmarquesrezende.pdf: 2143322 bytes, checksum: 4fb3810ed4a3dac4a410c3faa83b3a26 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-02T00:35:04Z (GMT). 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