Letra & imagem, gênero & paisagem: mulheres sertanejas entre história, literatura e fotografia.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14630 |
Resumo: | Esta pesquisa parte da constatação da aparente nulidade representativa do conjunto do que convencionamos chamar de "mulheres sertanejas" no clássico Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha. Dividida em três eixos norteadores (terra, homem e luta) e em consonância com o projeto de nação posto em prática ao longo de todo o século XIX, a obra pouco se debruça sobre a participação daquelas que comprovadamente compuseram a maior parte do séquito de Antônio Conselheiro, bem como do Arraial de Belo Monte. Tendo em vista o caráter paradigmático da narrativa euclidiana a respeito do conflito de Canudos, as produções posteriores que também se arriscaram a contá-lo, invariavelmente tiveram em Os Sertões (1902) uma indispensável referência informativa e simbólica sobre o desenrolar dos eventos de 1896-97, que culminariam naquele que é, ainda hoje, considerado o maior massacre da história nacional. Deste modo, entendendo que as releituras contemporâneas a respeito de Canudos tiveram de lidar com a ausência narrativa sobre a diversidade de gênero naquele contexto, foi nosso objetivo observar como duas destas obras, o romance A Guerra do Fim do Mundo (1981), de Mario Vargas Llosa, e as fotografias de Maureen Bisilliat editadas em Sertões: Luz e Trevas (1982) se relacionaram com este padrão narrativo ensejado por Euclides: Perpetuando-o? Superando-o? Reelaborando-o conforme as demandas de seu tempo? Aspectos como a trajetória e a produção precedente dos autores, um peruano e uma inglesa naturalizada brasileira, bem como as implicações do uso do suporte fotográfico em sua relação com a literatura, também serão considerados como importantes elementos de compreensão deste recorte temático. |
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Dividida em três eixos norteadores (terra, homem e luta) e em consonância com o projeto de nação posto em prática ao longo de todo o século XIX, a obra pouco se debruça sobre a participação daquelas que comprovadamente compuseram a maior parte do séquito de Antônio Conselheiro, bem como do Arraial de Belo Monte. Tendo em vista o caráter paradigmático da narrativa euclidiana a respeito do conflito de Canudos, as produções posteriores que também se arriscaram a contá-lo, invariavelmente tiveram em Os Sertões (1902) uma indispensável referência informativa e simbólica sobre o desenrolar dos eventos de 1896-97, que culminariam naquele que é, ainda hoje, considerado o maior massacre da história nacional. Deste modo, entendendo que as releituras contemporâneas a respeito de Canudos tiveram de lidar com a ausência narrativa sobre a diversidade de gênero naquele contexto, foi nosso objetivo observar como duas destas obras, o romance A Guerra do Fim do Mundo (1981), de Mario Vargas Llosa, e as fotografias de Maureen Bisilliat editadas em Sertões: Luz e Trevas (1982) se relacionaram com este padrão narrativo ensejado por Euclides: Perpetuando-o? Superando-o? Reelaborando-o conforme as demandas de seu tempo? Aspectos como a trajetória e a produção precedente dos autores, um peruano e uma inglesa naturalizada brasileira, bem como as implicações do uso do suporte fotográfico em sua relação com a literatura, também serão considerados como importantes elementos de compreensão deste recorte temático.This study is based on the apparent nullity of the representation of what we call "backwoods women" in the classic Os Sertões (Rebellion in the Backlands) (1902), by Euclides da Cunha. Divided into three guiding axes (land, man, and struggle) and in consonance with the project of nation put into practice throughout the 19th century, the book does not discuss much about the participation of those who demonstrably made up the majority of Antônio Conselheiro's entourage, as well as the Arraial de Belo Monte. Given the paradigmatic character of Euclid's narrative about the Canudos conflict, later productions that also ventured to tell the story invariably had in Os Sertões (Rebellion in the Backlands) (1902) an indispensable informative and symbolic reference about the unfolding of the events of 1896-97, which would culminate in what is still today considered the greatest massacre in national history. Thus, understanding that contemporary re-readings regarding Canudos invariably had to deal with the narrative absence about gender diversity in that context, it was our goal to observe how two of these works, Mario Vargas Llosa's novel The War at the End of the World (1981) and Maureen Bisilliat's photographs edited in Sertões: Light and Darkness (1982) related to this narrative pattern envisioned by Euclid: Perpetuating it? Overcoming it? Re-elaborating it according to the demands of your time? Aspects such as the trajectory and previous production of the authors, a Peruvian and an English woman naturalized Brazilian, as well as the implications of the use of photographic support in its relationship with literature, will also be considered as important elements for the understanding of this thematic section.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSertãoMulheres sertanejasFotografiaLiteraturaBackwoodBackwoods womenPhotographyLiteratureLetra & imagem, gênero & paisagem: mulheres sertanejas entre história, literatura e fotografia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14630/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALdanielabarbosadeoliveira.pdfdanielabarbosadeoliveira.pdfapplication/pdf2950965https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14630/1/danielabarbosadeoliveira.pdf7ed64f7aa287d0a5ae3575607079ea36MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14630/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTdanielabarbosadeoliveira.pdf.txtdanielabarbosadeoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain544158https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14630/4/danielabarbosadeoliveira.pdf.txt24391fd5b8937146cc84d162e3d01cefMD54THUMBNAILdanielabarbosadeoliveira.pdf.jpgdanielabarbosadeoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14630/5/danielabarbosadeoliveira.pdf.jpg103530122c83945bd8ca553681b783d7MD55ufjf/146302022-11-17 04:15:52.567oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-17T06:15:52Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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