Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Alves Beltrão da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191
Resumo: O trabalho busca entender os motivos pelos quais os jovens universitários utilizam do consumo de bens, capazes de atribuir status e o desejo material, para atingir determinado nível nas classes sociais mais elevadas e transmitirem a sua capacidade de inserção sobre elas. Muitos dos consumidores buscam demonstrar serem possuidores de status, e para tanto, utilizam dos bens materiais e as possibilidades de compras para se inserirem nos grupos que demonstram grande capacidade econômica e boa visibilidade social. Assim utilizou-se da elaboração de um questionário e aplicação em algumas faculdades da cidade de Juiz de Fora para que fosse capaz de responder a confirmação dos jovens universitários como compradores de bens de status e de desejo material, com o intuito de expandir a sua visibilidade pessoal sobre os meios sociais mais bem sucedidos. Através da análise dos resultados estatísticos encontrados, comprovou-se haver um forte envolvimento dos jovens universitários, de diferentes classes sociais, com o materialismo de produtos diferenciados e inovadores a fim de interagir com novos grupos sociais, e um desgosto pela aquisição de produtos mais caros com a finalidade apenas de demostrar status.
id UFJF_c6136dcf237fbe784e3d13c645834c8e
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10191
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Sampaio, Danilo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0823851256773575Santos, Gilmar José dosLima Júnior, José Humberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/4446201815849587Costa, Luciano Alves Beltrão da2019-07-05T12:11:30Z2019-03-292019-07-05T12:11:30Z2016-12-20https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191O trabalho busca entender os motivos pelos quais os jovens universitários utilizam do consumo de bens, capazes de atribuir status e o desejo material, para atingir determinado nível nas classes sociais mais elevadas e transmitirem a sua capacidade de inserção sobre elas. Muitos dos consumidores buscam demonstrar serem possuidores de status, e para tanto, utilizam dos bens materiais e as possibilidades de compras para se inserirem nos grupos que demonstram grande capacidade econômica e boa visibilidade social. Assim utilizou-se da elaboração de um questionário e aplicação em algumas faculdades da cidade de Juiz de Fora para que fosse capaz de responder a confirmação dos jovens universitários como compradores de bens de status e de desejo material, com o intuito de expandir a sua visibilidade pessoal sobre os meios sociais mais bem sucedidos. Através da análise dos resultados estatísticos encontrados, comprovou-se haver um forte envolvimento dos jovens universitários, de diferentes classes sociais, com o materialismo de produtos diferenciados e inovadores a fim de interagir com novos grupos sociais, e um desgosto pela aquisição de produtos mais caros com a finalidade apenas de demostrar status.The work seeks to understand the reasons why university students use the consumption of goods, the concepts of status and the motivational material, the performance of a model in the higher social classes and the transportation to their capacity of insertion on them. Many of the consumers seek to demonstrate status holders, and for that, they use the goods materials and as purchasing possibilities to enter groups that demonstrate great economic capacity and good social visibility. Thus, a questionnaire was developed and applied in some of the colleges of the city of Juiz de Fora, which may be able to respond to the confirmation of university students as purchasers of state goods and material desire, in order to expand their visibility Personnel about the most successful social media. Through the analysis of the statistical results found, there was a strong involvement of university students from different social classes, with the materialism of differentiated and innovative products in order to interact with new social groups and a dislike to purchase more expensive products with purpose of just showing status.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASJovensMaterialismoStatusClassesYoungMaterialismStatusClassesFatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de statusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTlucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txtlucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txtExtracted texttext/plain134011https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/7/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txtf17b27054b79dab606170c4935baf35cMD57THUMBNAILlucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpglucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/8/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpg96166a370f77f2525e11e915c7a1915dMD58ORIGINALlucianoalvesbeltraodacosta.pdflucianoalvesbeltraodacosta.pdfapplication/pdf969688https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/5/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf05956af3eac35da73e4140d20b2d30d3MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/6/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD56ufjf/101912019-07-06 03:06:33.281oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-07-06T06:06:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
title Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
spellingShingle Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
Costa, Luciano Alves Beltrão da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Jovens
Materialismo
Status
Classes
Young
Materialism
Status
Classes
title_short Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
title_full Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
title_fullStr Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
title_full_unstemmed Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
title_sort Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
author Costa, Luciano Alves Beltrão da
author_facet Costa, Luciano Alves Beltrão da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sampaio, Danilo de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0823851256773575
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Gilmar José dos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima Júnior, José Humberto Viana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4446201815849587
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Alves Beltrão da
contributor_str_mv Sampaio, Danilo de Oliveira
Santos, Gilmar José dos
Lima Júnior, José Humberto Viana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Jovens
Materialismo
Status
Classes
Young
Materialism
Status
Classes
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Materialismo
Status
Classes
Young
Materialism
Status
Classes
description O trabalho busca entender os motivos pelos quais os jovens universitários utilizam do consumo de bens, capazes de atribuir status e o desejo material, para atingir determinado nível nas classes sociais mais elevadas e transmitirem a sua capacidade de inserção sobre elas. Muitos dos consumidores buscam demonstrar serem possuidores de status, e para tanto, utilizam dos bens materiais e as possibilidades de compras para se inserirem nos grupos que demonstram grande capacidade econômica e boa visibilidade social. Assim utilizou-se da elaboração de um questionário e aplicação em algumas faculdades da cidade de Juiz de Fora para que fosse capaz de responder a confirmação dos jovens universitários como compradores de bens de status e de desejo material, com o intuito de expandir a sua visibilidade pessoal sobre os meios sociais mais bem sucedidos. Através da análise dos resultados estatísticos encontrados, comprovou-se haver um forte envolvimento dos jovens universitários, de diferentes classes sociais, com o materialismo de produtos diferenciados e inovadores a fim de interagir com novos grupos sociais, e um desgosto pela aquisição de produtos mais caros com a finalidade apenas de demostrar status.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T12:11:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-29
2019-07-05T12:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/7/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/8/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/5/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f17b27054b79dab606170c4935baf35c
96166a370f77f2525e11e915c7a1915d
05956af3eac35da73e4140d20b2d30d3
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661331672137728