Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191 |
Resumo: | O trabalho busca entender os motivos pelos quais os jovens universitários utilizam do consumo de bens, capazes de atribuir status e o desejo material, para atingir determinado nível nas classes sociais mais elevadas e transmitirem a sua capacidade de inserção sobre elas. Muitos dos consumidores buscam demonstrar serem possuidores de status, e para tanto, utilizam dos bens materiais e as possibilidades de compras para se inserirem nos grupos que demonstram grande capacidade econômica e boa visibilidade social. Assim utilizou-se da elaboração de um questionário e aplicação em algumas faculdades da cidade de Juiz de Fora para que fosse capaz de responder a confirmação dos jovens universitários como compradores de bens de status e de desejo material, com o intuito de expandir a sua visibilidade pessoal sobre os meios sociais mais bem sucedidos. Através da análise dos resultados estatísticos encontrados, comprovou-se haver um forte envolvimento dos jovens universitários, de diferentes classes sociais, com o materialismo de produtos diferenciados e inovadores a fim de interagir com novos grupos sociais, e um desgosto pela aquisição de produtos mais caros com a finalidade apenas de demostrar status. |
id |
UFJF_c6136dcf237fbe784e3d13c645834c8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10191 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, Danilo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0823851256773575Santos, Gilmar José dosLima Júnior, José Humberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/4446201815849587Costa, Luciano Alves Beltrão da2019-07-05T12:11:30Z2019-03-292019-07-05T12:11:30Z2016-12-20https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191O trabalho busca entender os motivos pelos quais os jovens universitários utilizam do consumo de bens, capazes de atribuir status e o desejo material, para atingir determinado nível nas classes sociais mais elevadas e transmitirem a sua capacidade de inserção sobre elas. Muitos dos consumidores buscam demonstrar serem possuidores de status, e para tanto, utilizam dos bens materiais e as possibilidades de compras para se inserirem nos grupos que demonstram grande capacidade econômica e boa visibilidade social. Assim utilizou-se da elaboração de um questionário e aplicação em algumas faculdades da cidade de Juiz de Fora para que fosse capaz de responder a confirmação dos jovens universitários como compradores de bens de status e de desejo material, com o intuito de expandir a sua visibilidade pessoal sobre os meios sociais mais bem sucedidos. Através da análise dos resultados estatísticos encontrados, comprovou-se haver um forte envolvimento dos jovens universitários, de diferentes classes sociais, com o materialismo de produtos diferenciados e inovadores a fim de interagir com novos grupos sociais, e um desgosto pela aquisição de produtos mais caros com a finalidade apenas de demostrar status.The work seeks to understand the reasons why university students use the consumption of goods, the concepts of status and the motivational material, the performance of a model in the higher social classes and the transportation to their capacity of insertion on them. Many of the consumers seek to demonstrate status holders, and for that, they use the goods materials and as purchasing possibilities to enter groups that demonstrate great economic capacity and good social visibility. Thus, a questionnaire was developed and applied in some of the colleges of the city of Juiz de Fora, which may be able to respond to the confirmation of university students as purchasers of state goods and material desire, in order to expand their visibility Personnel about the most successful social media. Through the analysis of the statistical results found, there was a strong involvement of university students from different social classes, with the materialism of differentiated and innovative products in order to interact with new social groups and a dislike to purchase more expensive products with purpose of just showing status.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASJovensMaterialismoStatusClassesYoungMaterialismStatusClassesFatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de statusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTlucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txtlucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txtExtracted texttext/plain134011https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/7/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txtf17b27054b79dab606170c4935baf35cMD57THUMBNAILlucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpglucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/8/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpg96166a370f77f2525e11e915c7a1915dMD58ORIGINALlucianoalvesbeltraodacosta.pdflucianoalvesbeltraodacosta.pdfapplication/pdf969688https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/5/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf05956af3eac35da73e4140d20b2d30d3MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/6/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD56ufjf/101912019-07-06 03:06:33.281oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-07-06T06:06:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
title |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
spellingShingle |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status Costa, Luciano Alves Beltrão da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Jovens Materialismo Status Classes Young Materialism Status Classes |
title_short |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
title_full |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
title_fullStr |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
title_sort |
Fatores que influenciam os jovens universitários a ter uma melhor posição social por meio do materialismo e o consumo de status |
author |
Costa, Luciano Alves Beltrão da |
author_facet |
Costa, Luciano Alves Beltrão da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Danilo de Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0823851256773575 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Gilmar José dos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima Júnior, José Humberto Viana |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4446201815849587 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciano Alves Beltrão da |
contributor_str_mv |
Sampaio, Danilo de Oliveira Santos, Gilmar José dos Lima Júnior, José Humberto Viana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Jovens Materialismo Status Classes Young Materialism Status Classes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Materialismo Status Classes Young Materialism Status Classes |
description |
O trabalho busca entender os motivos pelos quais os jovens universitários utilizam do consumo de bens, capazes de atribuir status e o desejo material, para atingir determinado nível nas classes sociais mais elevadas e transmitirem a sua capacidade de inserção sobre elas. Muitos dos consumidores buscam demonstrar serem possuidores de status, e para tanto, utilizam dos bens materiais e as possibilidades de compras para se inserirem nos grupos que demonstram grande capacidade econômica e boa visibilidade social. Assim utilizou-se da elaboração de um questionário e aplicação em algumas faculdades da cidade de Juiz de Fora para que fosse capaz de responder a confirmação dos jovens universitários como compradores de bens de status e de desejo material, com o intuito de expandir a sua visibilidade pessoal sobre os meios sociais mais bem sucedidos. Através da análise dos resultados estatísticos encontrados, comprovou-se haver um forte envolvimento dos jovens universitários, de diferentes classes sociais, com o materialismo de produtos diferenciados e inovadores a fim de interagir com novos grupos sociais, e um desgosto pela aquisição de produtos mais caros com a finalidade apenas de demostrar status. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-05T12:11:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-29 2019-07-05T12:11:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/7/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/8/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/5/lucianoalvesbeltraodacosta.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10191/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f17b27054b79dab606170c4935baf35c 96166a370f77f2525e11e915c7a1915d 05956af3eac35da73e4140d20b2d30d3 000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661331672137728 |