Vozes-mulheres entre lâminas e cetins: diálogo entre as poéticas de Conceição Evaristo e Dionne Brand
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9294 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma leitura comparada entre a poesia da escritora afrobrasileira Conceição Evaristo e da afro-canadense Dionne Brand a fim de investigar como a diáspora africana e a “nova diáspora” são apreendidas e se exprimem nas respectivas obras poéticas. Nessa investigação partimos da delimitação de uma nuance para o conceito de “diáspora” que melhor se ajustasse à maneira como esse evento mostra-se na poesia das autoras, tendo em consideração o diferente contexto histórico-cultural que alicerça a reflexão e a produção estética das autoras em tela. Diante disso, esta pesquisa analisa, na poesia das autoras selecionadas, como a(s) diáspora(s) suscita(m), para o sujeito diaspórico, um movimento de deslocamento espacial e também um processo de autoconhecimento, no qual se articulam diferentes eixos de força que norteiam a reflexão e o olhar lançado sobre a sociedade diaspórica da qual elas decorrem, e cujos conceitos centrais são os de deslocamento e localização, migração e colonização. Esses aspectos possibilitam uma compreensão mais ampla da história dos negros na diáspora e no cenário urbano, global contemporâneo. Este trabalho também ressalta a presença maciça das mulheres na “nova diáspora” e examina questões de raça e gênero que envolvem a participação feminina no movimento diaspórico, destacando o papel das mulheres poetas intelectuais que interferem na compreensão da sociedade contemporânea, tal como ocorre com Conceição Evaristo e Dionne Brand. O referencial teórico desta pesquisa compreende pressupostos dos Estudos Culturais, Crítica Feminista, Crítica Literária, História e Antropologia. |
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Nessa investigação partimos da delimitação de uma nuance para o conceito de “diáspora” que melhor se ajustasse à maneira como esse evento mostra-se na poesia das autoras, tendo em consideração o diferente contexto histórico-cultural que alicerça a reflexão e a produção estética das autoras em tela. Diante disso, esta pesquisa analisa, na poesia das autoras selecionadas, como a(s) diáspora(s) suscita(m), para o sujeito diaspórico, um movimento de deslocamento espacial e também um processo de autoconhecimento, no qual se articulam diferentes eixos de força que norteiam a reflexão e o olhar lançado sobre a sociedade diaspórica da qual elas decorrem, e cujos conceitos centrais são os de deslocamento e localização, migração e colonização. Esses aspectos possibilitam uma compreensão mais ampla da história dos negros na diáspora e no cenário urbano, global contemporâneo. Este trabalho também ressalta a presença maciça das mulheres na “nova diáspora” e examina questões de raça e gênero que envolvem a participação feminina no movimento diaspórico, destacando o papel das mulheres poetas intelectuais que interferem na compreensão da sociedade contemporânea, tal como ocorre com Conceição Evaristo e Dionne Brand. O referencial teórico desta pesquisa compreende pressupostos dos Estudos Culturais, Crítica Feminista, Crítica Literária, História e Antropologia.This work proposes a comparative reading of Afro-Brazilian writer Conceição Evaristo’s and African-Canadian Dionne Brand’s poetry in order to investigate how the African Diaspora and the “new diaspora” are grasped and expressed in their poetic works. We started this investigation by defining a nuanced concept of “diaspora” that was better fitted to the way it appears in both authors’ poetry, taking into account the different historical and cultural contexts that underlie the reflection and the aesthetic production of the authors in question. Thus, this study analyzes, in the poetry of both selected authors, how the diaspora raises, for the diasporic subject, a movement of spatial displacement and also a process of selfknowledge in which different power axes are articulated, guiding their reflection and their look over the diasporic society from which they proceed, having as core concepts those of displacement and location, migration and colonization. These aspects enable a broader understanding of the history of blacks in the diaspora and in contemporary, global, urban settings. This work also emphasizes the massive presence of women in the "new diaspora" and examines issues of race and gender that involve the participation of women in the diasporic movement, highlighting the role of women intellectuals and poets that interfere in the understanding of contemporary society, such as Conceição Evaristo and Dionne Brand. The theoretical references in this study include assumptions of Cultural Studies, Feminist Criticism, Literary Criticism, History, and AnthropologySubmitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2019-03-01T13:16:46Z No. of bitstreams: 0Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2019-03-01T16:02:24Z (GMT) No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2019-03-01T16:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-03-30CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASPoesiaDiásporaIdentidadeGêneroPoetryDiasporaIdentityGenderVozes-mulheres entre lâminas e cetins: diálogo entre as poéticas de Conceição Evaristo e Dionne Brandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9294/1/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD51ufjf/92942019-03-01 13:02:24.19oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-03-01T16:02:24Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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O presente trabalho propõe uma leitura comparada entre a poesia da escritora afrobrasileira Conceição Evaristo e da afro-canadense Dionne Brand a fim de investigar como a diáspora africana e a “nova diáspora” são apreendidas e se exprimem nas respectivas obras poéticas. Nessa investigação partimos da delimitação de uma nuance para o conceito de “diáspora” que melhor se ajustasse à maneira como esse evento mostra-se na poesia das autoras, tendo em consideração o diferente contexto histórico-cultural que alicerça a reflexão e a produção estética das autoras em tela. Diante disso, esta pesquisa analisa, na poesia das autoras selecionadas, como a(s) diáspora(s) suscita(m), para o sujeito diaspórico, um movimento de deslocamento espacial e também um processo de autoconhecimento, no qual se articulam diferentes eixos de força que norteiam a reflexão e o olhar lançado sobre a sociedade diaspórica da qual elas decorrem, e cujos conceitos centrais são os de deslocamento e localização, migração e colonização. Esses aspectos possibilitam uma compreensão mais ampla da história dos negros na diáspora e no cenário urbano, global contemporâneo. Este trabalho também ressalta a presença maciça das mulheres na “nova diáspora” e examina questões de raça e gênero que envolvem a participação feminina no movimento diaspórico, destacando o papel das mulheres poetas intelectuais que interferem na compreensão da sociedade contemporânea, tal como ocorre com Conceição Evaristo e Dionne Brand. O referencial teórico desta pesquisa compreende pressupostos dos Estudos Culturais, Crítica Feminista, Crítica Literária, História e Antropologia. |
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