A construção biográfica em Santiago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcato, Tais de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/220
Resumo: No campo teórico da produção cinematográfica, a observação de construções biográficas ganha mais evidência com as constantes experiências da representação do eu e do outro que o cinema estimula. Documentários biográficos e autobiográficos tornam-se práticas frequentes pós-retomada do Cinema Brasileiro. Nessa lógica, cresce a necessidade de criação de procedimentos que possibilitam a identificação de diferentes manifestações de relatar a (própria) vida no cinema documentário contemporâneo. Em sintonia com a proposta do espaço biográfico (Arfuch) e de categorias encontradas tanto na escrita biográfica literária (Vilas Boas) quanto na narrativa cinematográfica (Puccini), nossa pesquisa centrou-se em proceder à análise e à delimitação dos procedimentos de relatos biográficos e autobiográficos relacionados ao documentário Santiago (2007), filme de João Moreira Salles. Procurando debruçar-nos sobre as possibilidades da construção biográfica presentes no desenvolvimento da narrativa fílmica, distinguiremos cinco modalidades da abordagem biográfica que possibilitam uma melhor compreensão da feitura do relato em Santiago: (1) Santiago como personagem biografada do filme que o diretor tentou montar em 1992; (2) Santiago como biógrafo, uma vez que incorpora interpretações pessoais à escrita sobre as personagens da nobreza; (3) Santiago como escritor de uma escrita de caráter íntimo e confessional, que tem como centro a expressão de sua intimidade e que pode ser lida como um diário; (4) João Moreira Salles como diretor biógrafo, durante o momento da construção da trajetória de Santiago e (5) João Moreira Salles como personagem autobiografada, ao pontuar suas lembranças de infância através do relato autobiográfico em primeira pessoa.
id UFJF_d8e15274deb5d821b6dd51bf486a63e1
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/220
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Soares, Sérgio José Puccinihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3Rodrigues, Cristiano Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4123498Z2Melo, Luís Alberto Rochahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713722Z8Silva, Denise Tavares dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755573D6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329115T8Marcato, Tais de Medeiros2015-12-15T11:18:54Z2015-12-152015-12-15T11:18:54Z2015-06-22https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/220No campo teórico da produção cinematográfica, a observação de construções biográficas ganha mais evidência com as constantes experiências da representação do eu e do outro que o cinema estimula. Documentários biográficos e autobiográficos tornam-se práticas frequentes pós-retomada do Cinema Brasileiro. Nessa lógica, cresce a necessidade de criação de procedimentos que possibilitam a identificação de diferentes manifestações de relatar a (própria) vida no cinema documentário contemporâneo. Em sintonia com a proposta do espaço biográfico (Arfuch) e de categorias encontradas tanto na escrita biográfica literária (Vilas Boas) quanto na narrativa cinematográfica (Puccini), nossa pesquisa centrou-se em proceder à análise e à delimitação dos procedimentos de relatos biográficos e autobiográficos relacionados ao documentário Santiago (2007), filme de João Moreira Salles. Procurando debruçar-nos sobre as possibilidades da construção biográfica presentes no desenvolvimento da narrativa fílmica, distinguiremos cinco modalidades da abordagem biográfica que possibilitam uma melhor compreensão da feitura do relato em Santiago: (1) Santiago como personagem biografada do filme que o diretor tentou montar em 1992; (2) Santiago como biógrafo, uma vez que incorpora interpretações pessoais à escrita sobre as personagens da nobreza; (3) Santiago como escritor de uma escrita de caráter íntimo e confessional, que tem como centro a expressão de sua intimidade e que pode ser lida como um diário; (4) João Moreira Salles como diretor biógrafo, durante o momento da construção da trajetória de Santiago e (5) João Moreira Salles como personagem autobiografada, ao pontuar suas lembranças de infância através do relato autobiográfico em primeira pessoa.In theoretical field on filmmaking, the observation of biographical constructions get more evidence with the constant experience of representation of self and other which cinema stimulates. Biographical and autobiographical documentaries become common practice in the post-resumption of Brazilian cinema. Following this logic, grows the need to establish procedures that enable the identification of different manifestations to report on (own) life in contemporary documentary cinema. In line with the proposal of biographical space (Arfuch) and categories found in both literary biographical writing (Vilas Boas) as in film narrative (Puccini), our research focused on carrying out the analysis and the definition of the procedures of biographical and autobiographical accounts related to the documentary Santiago (2007), a João Moreira Salles film. Seeking to examine the possibilities of biographical construction present in the development of film narrative, we distinguish five modes of biographical approach that enables a better understanding of the making of the story in Santiago: (1) Santiago as biographee character in the film that the director tried to mount in 1992; (2) Santiago as biographer, as he incorporates personal interpretations to writing about the characters of the nobility; (3) Santiago as a writer of a confessional writing, which has at its center an expression of intimacy and that can be read like a diary; (4) João Moreira Salles as biographer director during the time of construction of Santiago´s path and (5) João Moreira Salles as autobiographee character, by pointing out his childhood memories through the autobiographical first-person account.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESDocumentário BiográficoSantiagoJoão Moreira SallesConstrução BiográficaBiographical DocumentarySantiagoJoão Moreira SallesBiographical ConstructionA construção biográfica em Santiagoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTtaisdemedeirosmarcato.pdf.txttaisdemedeirosmarcato.pdf.txtExtracted texttext/plain231702https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/3/taisdemedeirosmarcato.pdf.txt6867b2fbae966e1749dd81f840aeabcdMD53THUMBNAILtaisdemedeirosmarcato.pdf.jpgtaisdemedeirosmarcato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/4/taisdemedeirosmarcato.pdf.jpg9a6b9638b70bba278602e9e2df8d3acaMD54ORIGINALtaisdemedeirosmarcato.pdftaisdemedeirosmarcato.pdfapplication/pdf1124375https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/1/taisdemedeirosmarcato.pdf34870ae17b67e8a9f57330aeea3e35d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/2202019-11-07 11:10:28.529oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:10:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção biográfica em Santiago
title A construção biográfica em Santiago
spellingShingle A construção biográfica em Santiago
Marcato, Tais de Medeiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Documentário Biográfico
Santiago
João Moreira Salles
Construção Biográfica
Biographical Documentary
Santiago
João Moreira Salles
Biographical Construction
title_short A construção biográfica em Santiago
title_full A construção biográfica em Santiago
title_fullStr A construção biográfica em Santiago
title_full_unstemmed A construção biográfica em Santiago
title_sort A construção biográfica em Santiago
author Marcato, Tais de Medeiros
author_facet Marcato, Tais de Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Sérgio José Puccini
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Cristiano José
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4123498Z2
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Melo, Luís Alberto Rocha
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713722Z8
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Denise Tavares da
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755573D6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329115T8
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcato, Tais de Medeiros
contributor_str_mv Soares, Sérgio José Puccini
Rodrigues, Cristiano José
Melo, Luís Alberto Rocha
Silva, Denise Tavares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Documentário Biográfico
Santiago
João Moreira Salles
Construção Biográfica
Biographical Documentary
Santiago
João Moreira Salles
Biographical Construction
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário Biográfico
Santiago
João Moreira Salles
Construção Biográfica
Biographical Documentary
Santiago
João Moreira Salles
Biographical Construction
description No campo teórico da produção cinematográfica, a observação de construções biográficas ganha mais evidência com as constantes experiências da representação do eu e do outro que o cinema estimula. Documentários biográficos e autobiográficos tornam-se práticas frequentes pós-retomada do Cinema Brasileiro. Nessa lógica, cresce a necessidade de criação de procedimentos que possibilitam a identificação de diferentes manifestações de relatar a (própria) vida no cinema documentário contemporâneo. Em sintonia com a proposta do espaço biográfico (Arfuch) e de categorias encontradas tanto na escrita biográfica literária (Vilas Boas) quanto na narrativa cinematográfica (Puccini), nossa pesquisa centrou-se em proceder à análise e à delimitação dos procedimentos de relatos biográficos e autobiográficos relacionados ao documentário Santiago (2007), filme de João Moreira Salles. Procurando debruçar-nos sobre as possibilidades da construção biográfica presentes no desenvolvimento da narrativa fílmica, distinguiremos cinco modalidades da abordagem biográfica que possibilitam uma melhor compreensão da feitura do relato em Santiago: (1) Santiago como personagem biografada do filme que o diretor tentou montar em 1992; (2) Santiago como biógrafo, uma vez que incorpora interpretações pessoais à escrita sobre as personagens da nobreza; (3) Santiago como escritor de uma escrita de caráter íntimo e confessional, que tem como centro a expressão de sua intimidade e que pode ser lida como um diário; (4) João Moreira Salles como diretor biógrafo, durante o momento da construção da trajetória de Santiago e (5) João Moreira Salles como personagem autobiografada, ao pontuar suas lembranças de infância através do relato autobiográfico em primeira pessoa.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T11:18:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-15
2015-12-15T11:18:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/220
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/3/taisdemedeirosmarcato.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/4/taisdemedeirosmarcato.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/1/taisdemedeirosmarcato.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/220/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6867b2fbae966e1749dd81f840aeabcd
9a6b9638b70bba278602e9e2df8d3aca
34870ae17b67e8a9f57330aeea3e35d7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193988613603328