A inclusão das pessoas com deficiência na educação básica: o que dizem as pesquisas apresentadas do GT de educação especial da Anped
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15131 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo levantar questionamentos no que se refere à inclusão das pessoas com deficiência na Educação Básica, a partir de um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT da Educação Especial, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), entre os anos de 2013, 2015, 2017 e 2021. Foram analisadas as temáticas mais estudadas pelos pesquisadores da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, aprofundando nas discussões conceituais acerca da educação inclusiva na rede regular de ensino, além dos detalhes mais pertinentes das legislações brasileiras quanto aos princípios inclusivos na escola. Por outro lado, apresentou-se uma tabela com os dados mais relevantes, discutindo-os segundo o que a legislação traz referente à concepção pedagógica sob o prisma da inclusão escolar estabelecendo a importância da diversidade, de pensar um ensino que se adeque às necessidades dos alunos, de pensar uma escola que tenha menos barreiras possíveis para a aprendizagem, para a participação dos estudantes com deficiência. Os estudos ratificam que apesar dos avanços na Educação Especial inclusiva na Educação Básica, ainda há muito para ser (re)pensado, analisado e alterado na práxis pedagógica, o que requer mudanças metodológicas, curriculares, didáticas etc. Percebe-se, então, que apesar de ter existido um avanço considerável, está-se caminhando lentamente, apesar das fragilidades existentes, principalmente nos últimos anos em que houve uma regressão dos investimentos públicos na área educacional no geral. |
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Por outro lado, apresentou-se uma tabela com os dados mais relevantes, discutindo-os segundo o que a legislação traz referente à concepção pedagógica sob o prisma da inclusão escolar estabelecendo a importância da diversidade, de pensar um ensino que se adeque às necessidades dos alunos, de pensar uma escola que tenha menos barreiras possíveis para a aprendizagem, para a participação dos estudantes com deficiência. 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