Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Renata Venise Vargas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15370
Resumo: A tese é uma biografia de João Gonçalves Carriço (1886/1959), um artista de múltiplas camadas: pintor, cenógrafo, cartazista, fotógrafo, cineasta, exibidor e produtor cinematográfico. Carriço era proprietário do Cine-Theatro Popular e da Carriço Film, uma produtora de cinema responsável por registrar por mais de duas décadas (1933/1956) o cotidiano de Juiz de Fora. No cinema, permitia a entrada gratuita ou aplicava preços reduzidos - se auto intitulando “o amigo do povo”. Sua produção cinematográfica se caracteriza pela abordagem de temas políticos, práticas esportivas e festas religiosas, militares e populares, como o carnaval. Nas festas de rua, os populares que viviam à margem nos estratos inferiores se incorporavam a outras camadas da sociedade, ganhando espaço nos filmes de Carriço. Esses populares inseridos no ambiente urbano são o foco de análise da pesquisa, uma vez que testemunharam uma série de acontecimentos sediados no município e noticiados pelo cineasta. O material passava pela aprovação do Departamento de Imprensa e Propaganda e era exibido em todo país pela Distribuidora de Filmes Brasileiros. O volume produzido é representativo, fato que o insere como uma figura importante do cinema em Minas Gerais e no Brasil, principalmente, porque contribuiu para descentralizar a produção hegemônica do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Ao longo da vida, o juiz-forano construiu uma trajetória como intelectual mediador atuando, sobretudo, nas esferas política e social. Os filmes trazem materialidades sobre os conceitos nacionalistas, contribuindo para a construção da memória coletiva de um recorte temporal. O exercício historiográfico foi promover o visionamento de todos os cinejornais, um total de 125 filmes que perfazem 16 horas de materiais, além da observação de cerca de três mil fotos originais que compõem o acervo do juiz-forano. As análises documentais também incluem outras fontes historiográficas que revelam a grandiosidade do personagem e seu legado ainda pouco estudado por pesquisadores nacionais.
id UFJF_e600f6686f5043f452bdc2338f875d8e
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15370
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Ferreira, Jorge Luizhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doBrum, Alessandra Souza Meletthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doJardim, Fernando Perlatto Bomhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMaia, Andréa Casa Novahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doFreire, Américo Oscar Guichardhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doPereira, Renata Venise Vargas2023-05-15T10:54:44Z2023-05-122023-05-15T10:54:44Z2023-04-20https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15370A tese é uma biografia de João Gonçalves Carriço (1886/1959), um artista de múltiplas camadas: pintor, cenógrafo, cartazista, fotógrafo, cineasta, exibidor e produtor cinematográfico. Carriço era proprietário do Cine-Theatro Popular e da Carriço Film, uma produtora de cinema responsável por registrar por mais de duas décadas (1933/1956) o cotidiano de Juiz de Fora. No cinema, permitia a entrada gratuita ou aplicava preços reduzidos - se auto intitulando “o amigo do povo”. Sua produção cinematográfica se caracteriza pela abordagem de temas políticos, práticas esportivas e festas religiosas, militares e populares, como o carnaval. Nas festas de rua, os populares que viviam à margem nos estratos inferiores se incorporavam a outras camadas da sociedade, ganhando espaço nos filmes de Carriço. Esses populares inseridos no ambiente urbano são o foco de análise da pesquisa, uma vez que testemunharam uma série de acontecimentos sediados no município e noticiados pelo cineasta. O material passava pela aprovação do Departamento de Imprensa e Propaganda e era exibido em todo país pela Distribuidora de Filmes Brasileiros. O volume produzido é representativo, fato que o insere como uma figura importante do cinema em Minas Gerais e no Brasil, principalmente, porque contribuiu para descentralizar a produção hegemônica do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Ao longo da vida, o juiz-forano construiu uma trajetória como intelectual mediador atuando, sobretudo, nas esferas política e social. Os filmes trazem materialidades sobre os conceitos nacionalistas, contribuindo para a construção da memória coletiva de um recorte temporal. O exercício historiográfico foi promover o visionamento de todos os cinejornais, um total de 125 filmes que perfazem 16 horas de materiais, além da observação de cerca de três mil fotos originais que compõem o acervo do juiz-forano. As análises documentais também incluem outras fontes historiográficas que revelam a grandiosidade do personagem e seu legado ainda pouco estudado por pesquisadores nacionais.This thesis is a biography of João Gonçalves Carriço (1886-1959), an artist of multiple mediums: painter, scenographer, poster artist, photographer, filmmaker, film producer, and film exhibitor. Carriço owned the movie theater “Cine-Theatro Popular” and “Carriço Film”, a film production company responsible for recording the daily life of Juiz de Fora for more than two decades (1933-1956). At the theater, he allowed free admission or offered reduced prices - calling himself “the friend of the commoner”. His cinematographic production is characterized by the attention to political themes, sports practices, and religious, military, and popular festivals, such as carnival. At street parties, the commoners who lived on the margins in the lower strata joined other layers of society, gaining a platform in Carriço's films. These commoners inserted in the urban environment are the focus of this research analysis, since they witnessed a series of events held in the municipality, reported by the filmmaker. The material was approved by the Department of Press and Propaganda and was shown throughout the country by the “Brazilian Film Distributor” (“Distribuidora de Filmes Brasileiros”). The volume produced is significant, which places him as an important figure of the cinema in Minas Gerais and Brazil, mainly because he contributed to decentralize the hegemonic production of the Rio de Janeiro-São Paulo axis. Throughout his life, this citizen of Juiz de Fora built a path as an intellectual mediator acting, above all, in the political and social spheres. The films bring materiality about the nationalist concepts, contributing to the construction of the collective memory of a moment in history. This historiographic exercise was to promote the viewing of all newsreels, a total of 125 films that make up 16 hours of material, in addition to the observation of about three thousand original photos that make up his collection. Documental analysis also included other historiographical sources that reveal the grandeur of this character and his legacy, still little studied by national researchers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em HistóriaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAJoão CarriçoCinejornaisJuiz de ForaNacionalismoPopularesNewsreelsNationalismCommonerJuiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALrenatavenisevargaspereira.pdfrenatavenisevargaspereira.pdfapplication/pdf12161518https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/1/renatavenisevargaspereira.pdf86615c3da5f039050d17f5a6c4a59cbcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTrenatavenisevargaspereira.pdf.txtrenatavenisevargaspereira.pdf.txtExtracted texttext/plain732315https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/4/renatavenisevargaspereira.pdf.txt3bfd106e496c094dd77f241cb5032627MD54THUMBNAILrenatavenisevargaspereira.pdf.jpgrenatavenisevargaspereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/5/renatavenisevargaspereira.pdf.jpg5da3565b970c9c4ba9348d835050d027MD55ufjf/153702023-05-16 03:13:40.117oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-05-16T06:13:40Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
title Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
spellingShingle Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
Pereira, Renata Venise Vargas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
João Carriço
Cinejornais
Juiz de Fora
Nacionalismo
Populares
Newsreels
Nationalism
Commoner
title_short Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
title_full Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
title_fullStr Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
title_full_unstemmed Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
title_sort Juiz de Fora e o “amigo do povo”: uma biografia de João Gonçalves Carriço
author Pereira, Renata Venise Vargas
author_facet Pereira, Renata Venise Vargas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Jorge Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brum, Alessandra Souza Melett
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jardim, Fernando Perlatto Bom
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Maia, Andréa Casa Nova
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Freire, Américo Oscar Guichard
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Renata Venise Vargas
contributor_str_mv Ferreira, Jorge Luiz
Brum, Alessandra Souza Melett
Jardim, Fernando Perlatto Bom
Maia, Andréa Casa Nova
Freire, Américo Oscar Guichard
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
João Carriço
Cinejornais
Juiz de Fora
Nacionalismo
Populares
Newsreels
Nationalism
Commoner
dc.subject.por.fl_str_mv João Carriço
Cinejornais
Juiz de Fora
Nacionalismo
Populares
Newsreels
Nationalism
Commoner
description A tese é uma biografia de João Gonçalves Carriço (1886/1959), um artista de múltiplas camadas: pintor, cenógrafo, cartazista, fotógrafo, cineasta, exibidor e produtor cinematográfico. Carriço era proprietário do Cine-Theatro Popular e da Carriço Film, uma produtora de cinema responsável por registrar por mais de duas décadas (1933/1956) o cotidiano de Juiz de Fora. No cinema, permitia a entrada gratuita ou aplicava preços reduzidos - se auto intitulando “o amigo do povo”. Sua produção cinematográfica se caracteriza pela abordagem de temas políticos, práticas esportivas e festas religiosas, militares e populares, como o carnaval. Nas festas de rua, os populares que viviam à margem nos estratos inferiores se incorporavam a outras camadas da sociedade, ganhando espaço nos filmes de Carriço. Esses populares inseridos no ambiente urbano são o foco de análise da pesquisa, uma vez que testemunharam uma série de acontecimentos sediados no município e noticiados pelo cineasta. O material passava pela aprovação do Departamento de Imprensa e Propaganda e era exibido em todo país pela Distribuidora de Filmes Brasileiros. O volume produzido é representativo, fato que o insere como uma figura importante do cinema em Minas Gerais e no Brasil, principalmente, porque contribuiu para descentralizar a produção hegemônica do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Ao longo da vida, o juiz-forano construiu uma trajetória como intelectual mediador atuando, sobretudo, nas esferas política e social. Os filmes trazem materialidades sobre os conceitos nacionalistas, contribuindo para a construção da memória coletiva de um recorte temporal. O exercício historiográfico foi promover o visionamento de todos os cinejornais, um total de 125 filmes que perfazem 16 horas de materiais, além da observação de cerca de três mil fotos originais que compõem o acervo do juiz-forano. As análises documentais também incluem outras fontes historiográficas que revelam a grandiosidade do personagem e seu legado ainda pouco estudado por pesquisadores nacionais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T10:54:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-12
2023-05-15T10:54:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15370
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/1/renatavenisevargaspereira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/4/renatavenisevargaspereira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15370/5/renatavenisevargaspereira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 86615c3da5f039050d17f5a6c4a59cbc
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3bfd106e496c094dd77f241cb5032627
5da3565b970c9c4ba9348d835050d027
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193918376837120