Letramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00150
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13167
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar uma proposta de atividade interventiva voltada à prática de letramento literário a ser aplicada em uma turma do 9o ano do ensino fundamental. Com essa intervenção, almeja-se aproximar os alunos do universo literário e, por conseguinte, promover a ampliação do repertório deles, ao passarem a conhecer a estrutura e as características do gênero textual conto. Para que se alcance o objetivo proposto, fundamentamo-nos nos conceitos agenciados por Antônio Candido (1995) que aborda o direito à literatura, no conceito de letramento literário apresentado por Cosson e Paulino (2009), na relevância da formação de uma comunidade de leitores destacada por Chartier (1998), no conceito de adaptação a partir do viés exposto por Hutcheon (2013), no entendimento de repertório e na importância de sua ampliação apresentados por Even-Zohar (2013) e Iser (1996). Em relação à sistematização de conteúdo sobre o gênero textual conto, utilizamo-nos da abordagem apresentada por Moisés (1970). A metodologia que norteia o desenvolvimento da ação interventiva é a pesquisa-ação, apresentada por Thiollent (2011). A execução da proposta, inicialmente, está organizada em três etapas. A primeira refere-se à motivação, quando são apresentadas imagens de contos que compõem as narrativas primordiais, para verificar se os alunos as reconhecem. Na segunda etapa da sequência interventiva, explora-se o modo como o conto se adapta à obra cinematográfica, de forma que o aluno possa comparar a relação entre o conto escrito e um filme, a fim de que reconheçam os principais elementos da narrativa. A última etapa consiste em uma produção textual, em que os alunos produzem uma narrativa escrita de um “causo” da tradição oral de sua comunidade, utilizando conhecimentos sobre a estrutura e as características do gênero textual conto. Essa atividade tem como objetivo a valorização da herança cultural da comunidade dos discentes, a promoção do letramento literário e a ampliação do repertório, de modo a despertar os discentes para a experiência como leitores e produtores de textos literários.
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Para que se alcance o objetivo proposto, fundamentamo-nos nos conceitos agenciados por Antônio Candido (1995) que aborda o direito à literatura, no conceito de letramento literário apresentado por Cosson e Paulino (2009), na relevância da formação de uma comunidade de leitores destacada por Chartier (1998), no conceito de adaptação a partir do viés exposto por Hutcheon (2013), no entendimento de repertório e na importância de sua ampliação apresentados por Even-Zohar (2013) e Iser (1996). Em relação à sistematização de conteúdo sobre o gênero textual conto, utilizamo-nos da abordagem apresentada por Moisés (1970). A metodologia que norteia o desenvolvimento da ação interventiva é a pesquisa-ação, apresentada por Thiollent (2011). A execução da proposta, inicialmente, está organizada em três etapas. A primeira refere-se à motivação, quando são apresentadas imagens de contos que compõem as narrativas primordiais, para verificar se os alunos as reconhecem. Na segunda etapa da sequência interventiva, explora-se o modo como o conto se adapta à obra cinematográfica, de forma que o aluno possa comparar a relação entre o conto escrito e um filme, a fim de que reconheçam os principais elementos da narrativa. A última etapa consiste em uma produção textual, em que os alunos produzem uma narrativa escrita de um “causo” da tradição oral de sua comunidade, utilizando conhecimentos sobre a estrutura e as características do gênero textual conto. Essa atividade tem como objetivo a valorização da herança cultural da comunidade dos discentes, a promoção do letramento literário e a ampliação do repertório, de modo a despertar os discentes para a experiência como leitores e produtores de textos literários.This work consists in presenting a proposal of interventional activity oriented to the practice of literary literacy to be applied in a ninth grade class of elementary school. With this intervention, we intend to approximate the students to the literary universe and, consequently, to promote the enlargement of their repertory, and to enable them to recognize the structure and the characteristics of the literary gender short story. In order to achieve the proposed objective, we used the concepts of Antônio Candido (1995) who approaches the right to literature, the concept of literary literacy presented by Cosson and Paulino (2009), the formation of a community of readers pointed out by Chartier (1998) and the concept of adaptation from the bias exposed by Hutcheon (2013). We also took into consideration the understanding of the repertory and in the importance of its enlargement presented by Even-Zohar (2013) and Iser (1996). In relation to the systematization of content about the literary gender short story, we use the approach presented by Moisés (1970). The methodology that guides the development of the interventional action is the “research action”, presented by Thiollent (2011). The development of the proposal, initially, is organized into three stages. The first refers to motivation, when images of tales are presented. They consist of the primordial narratives, to verify if the students recognize them. In the second stage of the interventional sequence, we explore how a short story is adapted into a motion picture, in such a way that the student is able to compare the relation between the written story and a movie, in order to recognize the main elements of the narrative. The last stage consists of a textual production, in which the students produce a written narrative of a “causo” (a type of short story) of the oral traditional from their community. This activity allows them to take advantage of the knowledge about the structure and the characteristics of the literary gender short story. The objective of this activity is to highlight the cultural heritage of the students’ community, to promote literary literacy and to enlarge repertory, in order to awaken the students to the experience with literary texts as readers and producers.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento literárioAmpliação de repertório“causos”AdaptaçãoContoLiterary literacyEnlargement of the repertoryAdaptationTaleLetramento literário, ampliação de repertório e adaptação: inter-relações entre o conto, o cinema e os “causos” popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALeduardonogueira.pdfeduardonogueira.pdfPDF/Aapplication/pdf532743https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13167/1/eduardonogueira.pdfce835a771dda0e566bc1072366f4371dMD51eduardonogueira-cadernoanexo.pdfeduardonogueira-cadernoanexo.pdfPDF/Aapplication/pdf9401357https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13167/2/eduardonogueira-cadernoanexo.pdf746fb360c9acda2965016aabbb3e2c0eMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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