Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804 |
Resumo: | A dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado. |
id |
UFJF_f06b8c5fe345682c7a7b34109d99d75b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/3804 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Pimenta, Francisco José Paoliellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9Vieira, Soraya Maria Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7Machado, Irene de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790173Z2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8764016A7Machado, Lívia Cristina de Souza2017-03-22T11:47:07Z2017-03-212017-03-22T11:47:07Z2016-02-24https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804A dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado.The following master thesis presents a study of the communication process of Immersion in the Museu da Língua Portuguesa and Auschwitz-Birkenau. This phenomenon will be observed as a multifactorial subject of sensitive affectation, involvement and cognition through the interrelationships between signs, objects and interpretants, being therefore a signic process. The museum, in turn, will be studied as a hybrid and transmedia environment in constant transformation. Semiotics will be a methodology to identify the signic processes of facilities, interpretants generation opportunities and make the receptor´s involvement with a semiosis. The pragmaticism develop by Charles Peirce will help as a methodological basis research with the purpose to guide the testing of hypotheses and consequences as practices of this work. The central hypothesis is that different kinds of Immersion happen in those two Museums, being more energetic in Museu da Língua Portuguesa and more emocional in Auschwitz-Birkenau museum. So, semiotic analysis will be made, based on speculative grammar, the facilities at Museu da Língua and the views of the Auschwitz Museum targeting to identifying how the signs are engendered. To elucidate this question will also make a desk research with 90 visitors of both museums, with the purpose of realize the possibilities of interpretations and reframing of spectators in relation to history and memory of the spaces. Summing up that even with a space for participation on the museums, the possibilities of involvement and comparison between them are strongly different, the seeking to knowledge to the detriment of the effects and to the experiences still being the manly reason that lead people to museums, in a emotional and energetic path, but aiming and destining to education and learning.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicaçãoMuseuSemióticaImersãoCommunicationMuseumSemioticsImmersionComunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTliviacristinadesouzamachado.pdf.txtliviacristinadesouzamachado.pdf.txtExtracted texttext/plain462428https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/3/liviacristinadesouzamachado.pdf.txt2f005458ac47444d97192f12991aa1e4MD53THUMBNAILliviacristinadesouzamachado.pdf.jpgliviacristinadesouzamachado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/4/liviacristinadesouzamachado.pdf.jpg23f50539bcc1113f157c8d3b978d86eeMD54ORIGINALliviacristinadesouzamachado.pdfliviacristinadesouzamachado.pdfapplication/pdf3558238https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/1/liviacristinadesouzamachado.pdfd0feaed6408387c61405375d30577c0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/38042019-11-07 11:34:52.049oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:52Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
title |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa Machado, Lívia Cristina de Souza CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Museu Semiótica Imersão Communication Museum Semiotics Immersion |
title_short |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
title_full |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
title_sort |
Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa |
author |
Machado, Lívia Cristina de Souza |
author_facet |
Machado, Lívia Cristina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pimenta, Francisco José Paoliello |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vieira, Soraya Maria Ferreira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Machado, Irene de Araújo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790173Z2 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8764016A7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Lívia Cristina de Souza |
contributor_str_mv |
Pimenta, Francisco José Paoliello Vieira, Soraya Maria Ferreira Machado, Irene de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Comunicação Museu Semiótica Imersão Communication Museum Semiotics Immersion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Museu Semiótica Imersão Communication Museum Semiotics Immersion |
description |
A dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-22T11:47:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-21 2017-03-22T11:47:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/3/liviacristinadesouzamachado.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/4/liviacristinadesouzamachado.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/1/liviacristinadesouzamachado.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2f005458ac47444d97192f12991aa1e4 23f50539bcc1113f157c8d3b978d86ee d0feaed6408387c61405375d30577c0b ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661362018975744 |