Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Lívia Cristina de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804
Resumo: A dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado.
id UFJF_f06b8c5fe345682c7a7b34109d99d75b
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/3804
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Pimenta, Francisco José Paoliellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9Vieira, Soraya Maria Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7Machado, Irene de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790173Z2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8764016A7Machado, Lívia Cristina de Souza2017-03-22T11:47:07Z2017-03-212017-03-22T11:47:07Z2016-02-24https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804A dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado.The following master thesis presents a study of the communication process of Immersion in the Museu da Língua Portuguesa and Auschwitz-Birkenau. This phenomenon will be observed as a multifactorial subject of sensitive affectation, involvement and cognition through the interrelationships between signs, objects and interpretants, being therefore a signic process. The museum, in turn, will be studied as a hybrid and transmedia environment in constant transformation. Semiotics will be a methodology to identify the signic processes of facilities, interpretants generation opportunities and make the receptor´s involvement with a semiosis. The pragmaticism develop by Charles Peirce will help as a methodological basis research with the purpose to guide the testing of hypotheses and consequences as practices of this work. The central hypothesis is that different kinds of Immersion happen in those two Museums, being more energetic in Museu da Língua Portuguesa and more emocional in Auschwitz-Birkenau museum. So, semiotic analysis will be made, based on speculative grammar, the facilities at Museu da Língua and the views of the Auschwitz Museum targeting to identifying how the signs are engendered. To elucidate this question will also make a desk research with 90 visitors of both museums, with the purpose of realize the possibilities of interpretations and reframing of spectators in relation to history and memory of the spaces. Summing up that even with a space for participation on the museums, the possibilities of involvement and comparison between them are strongly different, the seeking to knowledge to the detriment of the effects and to the experiences still being the manly reason that lead people to museums, in a emotional and energetic path, but aiming and destining to education and learning.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicaçãoMuseuSemióticaImersãoCommunicationMuseumSemioticsImmersionComunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTliviacristinadesouzamachado.pdf.txtliviacristinadesouzamachado.pdf.txtExtracted texttext/plain462428https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/3/liviacristinadesouzamachado.pdf.txt2f005458ac47444d97192f12991aa1e4MD53THUMBNAILliviacristinadesouzamachado.pdf.jpgliviacristinadesouzamachado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/4/liviacristinadesouzamachado.pdf.jpg23f50539bcc1113f157c8d3b978d86eeMD54ORIGINALliviacristinadesouzamachado.pdfliviacristinadesouzamachado.pdfapplication/pdf3558238https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/1/liviacristinadesouzamachado.pdfd0feaed6408387c61405375d30577c0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/38042019-11-07 11:34:52.049oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/3804TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkENCg0KQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gDQpJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uDQoNClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uIFZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLg0KDQpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLg0KDQpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPICBPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLg0KDQpPIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSAgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:52Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
title Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
spellingShingle Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
Machado, Lívia Cristina de Souza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação
Museu
Semiótica
Imersão
Communication
Museum
Semiotics
Immersion
title_short Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
title_full Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
title_fullStr Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
title_sort Comunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa
author Machado, Lívia Cristina de Souza
author_facet Machado, Lívia Cristina de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimenta, Francisco José Paoliello
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Soraya Maria Ferreira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Machado, Irene de Araújo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790173Z2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8764016A7
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Lívia Cristina de Souza
contributor_str_mv Pimenta, Francisco José Paoliello
Vieira, Soraya Maria Ferreira
Machado, Irene de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação
Museu
Semiótica
Imersão
Communication
Museum
Semiotics
Immersion
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Museu
Semiótica
Imersão
Communication
Museum
Semiotics
Immersion
description A dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-22T11:47:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-21
2017-03-22T11:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/3/liviacristinadesouzamachado.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/4/liviacristinadesouzamachado.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/1/liviacristinadesouzamachado.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3804/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f005458ac47444d97192f12991aa1e4
23f50539bcc1113f157c8d3b978d86ee
d0feaed6408387c61405375d30577c0b
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661362018975744