Na rede com o amado: aproximações da mística de Ernesto Cardenal
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11855 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar aproximações da mística de Ernesto Cardenal. Intenta mostrar que a visão mística desse autor abarca união e erotismo. Aborda a amizade desse autor com Thomas Merton e suas consequências: a criação e destruição de Solentiname, as homílias do Evangelho ali construído, que, atreladas às ideias da Teologia da Libertação, foram um importante instrumento de conscientização dos moradores daquele local e contribuíram muito para a participação desses no movimento Revolucionário ocorrido na Nicarágua e que pôs fim à ditadura de Somoza. Essas abordagens foram feitas para mostrar estar Cardenal, mesmo após a experiência unitiva vivida, inserido no mundo. Após serem pontuados alguns traços e influências do poeta Cardenal, chega-se ao capítulo em que se apresenta a construção de um cântico eróticocósmico. A fim de mostrar que esse canto unitivo não pode ser entoado sem a nota do erotismo, porque é um traço marcante na vida e na produção escrita de Ernesto, apresentase a relação de Eros na vida desse homem, na linguagem que usa e na mística que constrói. Dessa maneira, faz-se ver que o cântico erótico-cósmico construído por ele aponta para o fato de que, se se aprender a enxergar a interligação entre todos os elementos do cosmos, a qual se dá por amor e por cópula, ver-se-á a face de Deus e construir-se-á o Reino Dele aqui e agora. Para isso, basta que os homens se liberem das amarras do ego e abram os olhos. |
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Aborda a amizade desse autor com Thomas Merton e suas consequências: a criação e destruição de Solentiname, as homílias do Evangelho ali construído, que, atreladas às ideias da Teologia da Libertação, foram um importante instrumento de conscientização dos moradores daquele local e contribuíram muito para a participação desses no movimento Revolucionário ocorrido na Nicarágua e que pôs fim à ditadura de Somoza. Essas abordagens foram feitas para mostrar estar Cardenal, mesmo após a experiência unitiva vivida, inserido no mundo. Após serem pontuados alguns traços e influências do poeta Cardenal, chega-se ao capítulo em que se apresenta a construção de um cântico eróticocósmico. A fim de mostrar que esse canto unitivo não pode ser entoado sem a nota do erotismo, porque é um traço marcante na vida e na produção escrita de Ernesto, apresentase a relação de Eros na vida desse homem, na linguagem que usa e na mística que constrói. Dessa maneira, faz-se ver que o cântico erótico-cósmico construído por ele aponta para o fato de que, se se aprender a enxergar a interligação entre todos os elementos do cosmos, a qual se dá por amor e por cópula, ver-se-á a face de Deus e construir-se-á o Reino Dele aqui e agora. Para isso, basta que os homens se liberem das amarras do ego e abram os olhos.The objective of this work is to present approaches to te mystique of Ernesto Cardenal, a man who is also a poet, a mystic, a revolutinary and a priest. It intends to show that this autor’s mystical visión encompasses unión and eroticism. It approaches the friendship with Thomas Merton and its consequences, the creation and destruction of Solentiname, the homilies of the Gospel built there, which, linked to the ideas of Liberation Theology, were an important instrument of awareness of the inhabitants of that place and contributed greatly to the participation these in the Revolutionary movement that took place in Nicaragua and ended the Somoza dictatorship. The objective was to show that many features of the mystique of the beginning are present in the visión that mystic has. In order to show that this unitive song cannot be sung without the note of eroticism, because it is a striking feature in Ernesto’s life and written production, it is presented in Ero’s relationship in the life of this man, in the language he uses and in the mystique he uses builds. In this way, it can see that the erotic-cosmic song he built points to the fact that if it learns to see the interconnection between all the elements of the cosmos, which takes place through love and copulation, it will see the face of God and it will buil His Kingdom here and now. For that, it is enough that the men reléase themselves from the bonds of the ego and open their eyes.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASMísticaCardenalCânticoCosmosErotismoMystiqueCardenalSongCosmosEroticismNa rede com o amado: aproximações da mística de Ernesto Cardenalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALelisangelaaparecidadesouzaalves.pdfelisangelaaparecidadesouzaalves.pdfapplication/pdf3265073https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11855/1/elisangelaaparecidadesouzaalves.pdfeaa5b4354e4d09085ad3e78c72227170MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11855/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11855/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTelisangelaaparecidadesouzaalves.pdf.txtelisangelaaparecidadesouzaalves.pdf.txtExtracted texttext/plain864163https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11855/4/elisangelaaparecidadesouzaalves.pdf.txt7548ed27b2a76fa5683eb7c5eaa6987aMD54THUMBNAILelisangelaaparecidadesouzaalves.pdf.jpgelisangelaaparecidadesouzaalves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11855/5/elisangelaaparecidadesouzaalves.pdf.jpge6d88279c0d8579977b471304b3bef2bMD55ufjf/118552020-11-13 04:08:18.684oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-11-13T06:08:18Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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