Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Mônica Ciscotto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/511
Resumo: O estudo dialoga com o cenário cultural pós-moderno multireferencial, imperativo de escolhas e da visibilidade destas. Em suas repercussões no religioso, está em curso uma desacomodação das heranças religiosas, que promove a busca reflexiva de sentido, que urde trajetórias de experimentação, cujos pertencimentos parecem só fazer sentido, se por convicção. Esta mobilidade religiosa subjetiva está no entre - números. O propósito do texto é o de dialogar com um pequeno grupo de blogueiros yogins, para também deles ouvir das recomposições em curso, já que a internet pode ser compreendida como um campo de estudos do religioso em desenvolvimento, desde que a ambiência seja entendida como parte integrada à experiência quotidiana contemporânea. O estudo privilegia as narrativas e as semânticas do campo, explorando os imaginários que ali se inscrevem. Ainda, sugere os blogs enquanto blogs-tapetinhos, outros cenários para a prática yogin, já que a tradição do Yoga é compreendida de forma plástica no tempo e, portanto, em permanente recomposição a partir da idiossincrasia de cada praticante. O que ali se ensaia, talvez teça uma espécie de nomos religioso, um viés de análise a partir de Peter Berger (1985), que sugere um tapetinho textual para meditar a senda e colocá-la em diálogo com o leitor do blog. Este blogdossel pode compor uma rede afinitária que constrói marcos de localização a partir do Yoga, para dali habitar e conversar com um universo religioso plural que convida à experimentação. Neste movimento, a auto-identificação religiosa assume apenas uma tendência limite, já que se sugere estar em pacto eletrônico yogin, outro viés de análise, agora a partir de Philipe Lejeune (2008), pois aquilo que faz sentido para si deve ser confirmado, ou validado de alguma forma pelo outro, e para que esta conversação aconteça, há protocolos próprios e selagens a pactuar.
id UFJF_f9802c7a76bb420220fc06024fb36481
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/511
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Berkenbrock, Volney Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708342D2Portella, Rodrigohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737781T3Panasiewicz, Roberleihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742023Y5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723646D2Magalhães, Mônica Ciscotto2016-01-27T10:53:15Z2016-01-262016-01-27T10:53:15Z2014-02-26https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/511O estudo dialoga com o cenário cultural pós-moderno multireferencial, imperativo de escolhas e da visibilidade destas. Em suas repercussões no religioso, está em curso uma desacomodação das heranças religiosas, que promove a busca reflexiva de sentido, que urde trajetórias de experimentação, cujos pertencimentos parecem só fazer sentido, se por convicção. Esta mobilidade religiosa subjetiva está no entre - números. O propósito do texto é o de dialogar com um pequeno grupo de blogueiros yogins, para também deles ouvir das recomposições em curso, já que a internet pode ser compreendida como um campo de estudos do religioso em desenvolvimento, desde que a ambiência seja entendida como parte integrada à experiência quotidiana contemporânea. O estudo privilegia as narrativas e as semânticas do campo, explorando os imaginários que ali se inscrevem. Ainda, sugere os blogs enquanto blogs-tapetinhos, outros cenários para a prática yogin, já que a tradição do Yoga é compreendida de forma plástica no tempo e, portanto, em permanente recomposição a partir da idiossincrasia de cada praticante. O que ali se ensaia, talvez teça uma espécie de nomos religioso, um viés de análise a partir de Peter Berger (1985), que sugere um tapetinho textual para meditar a senda e colocá-la em diálogo com o leitor do blog. Este blogdossel pode compor uma rede afinitária que constrói marcos de localização a partir do Yoga, para dali habitar e conversar com um universo religioso plural que convida à experimentação. Neste movimento, a auto-identificação religiosa assume apenas uma tendência limite, já que se sugere estar em pacto eletrônico yogin, outro viés de análise, agora a partir de Philipe Lejeune (2008), pois aquilo que faz sentido para si deve ser confirmado, ou validado de alguma forma pelo outro, e para que esta conversação aconteça, há protocolos próprios e selagens a pactuar.This study dialogues with the multi-referential and post-modern cultural scenario, imperative of choices and of the visibility of these. In its repercussion within the religious, a non accommodation of the religious inheritances is ongoing, which promotes a reflexive pursuit of meaning, engendering trajectories of experimentation whose affiliations seem to only make sense if by conviction. This subjective religious mobility is in the in-between-numbers. The purpose of this text is to dialogue with a small group of bloggers: yogins, to hear from them, also, about the shifts in course, now that the internet can be understood as a field in development of the study of the religious, as long as the ambience can be understood as an integrated part into the everyday contemporary experience. The study gives priority to the narratives and the semantics of the field, exploring the imaginary which is dealt there. Moreover, blogs, as mat-blogs, suggest other scenarios for practicing yogin, since the tradition of Yoga is comprised of plastic form in time and, therefore, in permanent recovery from the idiosyncrasies of each practitioner. What is there performed, maybe weaves a kind of religious nomos, a bias of analysis due to Peter Berger (1985), suggesting a textual mat to meditate the pathway and put it in dialogue with the blog reader. This dossal blog can compose a network of affinities that build landmarks of location from Yoga, to dwell there and talk to a pluralistic religious universe that invites experimentation. In this movement, the religious self-identification takes only a trend limit, since it suggests being in an electronic yogin covenant, another bias of analysis, now from Philippe Lejeune (2008), because what makes sense for one has to be confirmed, or endorsed by any means by another one, and for this conversation to happen, there are proper protocols and seals to covenant.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAAuto-identificação religiosaImagináriosYogaBlogsReligious self-identificationImaginaryYogaBlogsPelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religiosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTmonicaciscottomagalhaes.pdf.txtmonicaciscottomagalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain453023https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/3/monicaciscottomagalhaes.pdf.txt67c2df1af5601d5cd5bb31906b3cca36MD53THUMBNAILmonicaciscottomagalhaes.pdf.jpgmonicaciscottomagalhaes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/4/monicaciscottomagalhaes.pdf.jpg82a246153d8bc276f7d0a317449ca056MD54ORIGINALmonicaciscottomagalhaes.pdfmonicaciscottomagalhaes.pdfapplication/pdf4842973https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/1/monicaciscottomagalhaes.pdfc3e69ab5e159f627dd0ceef061738e9cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/5112019-11-07 11:13:16.077oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:16Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
title Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
spellingShingle Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
Magalhães, Mônica Ciscotto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Auto-identificação religiosa
Imaginários
Yoga
Blogs
Religious self-identification
Imaginary
Yoga
Blogs
title_short Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
title_full Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
title_fullStr Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
title_full_unstemmed Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
title_sort Pelos Blogs-Tapetinhos: imaginários Yogins em tessituras eletrônicas do religioso
author Magalhães, Mônica Ciscotto
author_facet Magalhães, Mônica Ciscotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berkenbrock, Volney José
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708342D2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Portella, Rodrigo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737781T3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Panasiewicz, Roberlei
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742023Y5
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723646D2
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Mônica Ciscotto
contributor_str_mv Berkenbrock, Volney José
Portella, Rodrigo
Panasiewicz, Roberlei
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Auto-identificação religiosa
Imaginários
Yoga
Blogs
Religious self-identification
Imaginary
Yoga
Blogs
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-identificação religiosa
Imaginários
Yoga
Blogs
Religious self-identification
Imaginary
Yoga
Blogs
description O estudo dialoga com o cenário cultural pós-moderno multireferencial, imperativo de escolhas e da visibilidade destas. Em suas repercussões no religioso, está em curso uma desacomodação das heranças religiosas, que promove a busca reflexiva de sentido, que urde trajetórias de experimentação, cujos pertencimentos parecem só fazer sentido, se por convicção. Esta mobilidade religiosa subjetiva está no entre - números. O propósito do texto é o de dialogar com um pequeno grupo de blogueiros yogins, para também deles ouvir das recomposições em curso, já que a internet pode ser compreendida como um campo de estudos do religioso em desenvolvimento, desde que a ambiência seja entendida como parte integrada à experiência quotidiana contemporânea. O estudo privilegia as narrativas e as semânticas do campo, explorando os imaginários que ali se inscrevem. Ainda, sugere os blogs enquanto blogs-tapetinhos, outros cenários para a prática yogin, já que a tradição do Yoga é compreendida de forma plástica no tempo e, portanto, em permanente recomposição a partir da idiossincrasia de cada praticante. O que ali se ensaia, talvez teça uma espécie de nomos religioso, um viés de análise a partir de Peter Berger (1985), que sugere um tapetinho textual para meditar a senda e colocá-la em diálogo com o leitor do blog. Este blogdossel pode compor uma rede afinitária que constrói marcos de localização a partir do Yoga, para dali habitar e conversar com um universo religioso plural que convida à experimentação. Neste movimento, a auto-identificação religiosa assume apenas uma tendência limite, já que se sugere estar em pacto eletrônico yogin, outro viés de análise, agora a partir de Philipe Lejeune (2008), pois aquilo que faz sentido para si deve ser confirmado, ou validado de alguma forma pelo outro, e para que esta conversação aconteça, há protocolos próprios e selagens a pactuar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-27T10:53:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-26
2016-01-27T10:53:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/511
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/3/monicaciscottomagalhaes.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/4/monicaciscottomagalhaes.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/1/monicaciscottomagalhaes.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/511/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 67c2df1af5601d5cd5bb31906b3cca36
82a246153d8bc276f7d0a317449ca056
c3e69ab5e159f627dd0ceef061738e9c
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661350290653184