A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veroneze Júnior, Ademir Antônio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14499
Resumo: Este trabalho delineia e analisa a disputa que se estabelece entre os sentidos postos em circulação pela marca Vale e por versões modificadas da mesma, a partir do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). As alterações na marca constituem uma forma artística de manifestar repúdio, uma prática comunicacional que se articula em âmbito local e global devido às proporções da tragédia e ao porte das empresas envolvidas, a Samarco e suas controladoras, a multinacional brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. A pesquisa contempla, então, a marca – objeto do campo acadêmico da Comunicação Organizacional – no espaço das mídias sociais, do Instagram especificamente. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, os sentidos mobilizados se estabelecem em discurso empresarial e em contradiscursos (discursos ativistas) que materializam relações de poder. Ao objetivo geral, de delinear tais discursos para compreender a disputa de sentidos em torno da marca Vale, acrescentam-se os objetivos específicos de: demonstrar o imbricamento entre imagem e texto verbal nos processos de significação das postagens; contribuir para a compreensão da interface imagem/memória social; e, paralelamente à análise discursiva, observar de modo geral as habilidades necessárias às intervenções nas imagens. Por fim, confirma-se nesta dissertação, a importância da perspectiva discursiva para a compreensão da referida prática comunicacional e de outras pelo que há de fundante nelas, a linguagem.
id UFJF_fedd0654e5fbc7bcebe23b0bd9380058
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14499
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Santana, Wedencley Alveshttp://lattes.cnpq.br/9918620321007057Leal, Paulo Roberto Figueirahttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598Souza, Tânia Conceição Clemente dehttp://lattes.cnpq.br/6982352616178640http://lattes.cnpq.br/4631537234343945Veroneze Júnior, Ademir Antônio2022-09-21T14:39:31Z2022-09-212022-09-21T14:39:31Z2018-08-22https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14499Este trabalho delineia e analisa a disputa que se estabelece entre os sentidos postos em circulação pela marca Vale e por versões modificadas da mesma, a partir do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). As alterações na marca constituem uma forma artística de manifestar repúdio, uma prática comunicacional que se articula em âmbito local e global devido às proporções da tragédia e ao porte das empresas envolvidas, a Samarco e suas controladoras, a multinacional brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. A pesquisa contempla, então, a marca – objeto do campo acadêmico da Comunicação Organizacional – no espaço das mídias sociais, do Instagram especificamente. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, os sentidos mobilizados se estabelecem em discurso empresarial e em contradiscursos (discursos ativistas) que materializam relações de poder. Ao objetivo geral, de delinear tais discursos para compreender a disputa de sentidos em torno da marca Vale, acrescentam-se os objetivos específicos de: demonstrar o imbricamento entre imagem e texto verbal nos processos de significação das postagens; contribuir para a compreensão da interface imagem/memória social; e, paralelamente à análise discursiva, observar de modo geral as habilidades necessárias às intervenções nas imagens. Por fim, confirma-se nesta dissertação, a importância da perspectiva discursiva para a compreensão da referida prática comunicacional e de outras pelo que há de fundante nelas, a linguagem.This work outlines and analyses the dispute between the meanings put into circulation by the Vale brand and by modified versions of it, after the rupture of the Fundão dam in Mariana (MG). The changes in the brand constitute an artistic form of expressing repudiation, a communication practice that is articulated in local and global scope due to the proportions of the tragedy and the size of the companies involved, Samarco and its parent companies, the Brazilian multinational Vale and the Anglo-Australian BHP Billiton. The research then contemplates the brand – object of the academic field of Organizational Communication –, in the space of social media, in Instagram specifically. Based on the theoretical-methodological assumptions of French Speech Analysis, the meanings mobilized are established in business discourse and counter-discourses (activist discourses) that materialize relations of power. To the general aim, of delineating such discourses to understand the dispute of meanings around the Vale brand, are added the specific objectives of: demonstrating the imbrication between image and verbal text in the processes of signification of the posts; contribute to the understanding of the image / social memory interface; and, in parallel with the discursive analysis, to observe in general the necessary skills for the interventions in the images. Finally, this dissertation confirms the importance of the discursive perspective for the understanding of the aforementioned communicational practice and of others for what is founder in them, the language.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação organizacionalCiberativismoDiscursoMarcaLetramento digitalOrganizational communicationCyberactivismDiscourseBrandDigital literacyA marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53ORIGINALademirantonioveronezejunior.pdfademirantonioveronezejunior.pdfapplication/pdf6398540https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/1/ademirantonioveronezejunior.pdff9081ddab7b44a7499bcb0b948818fb0MD51TEXTademirantonioveronezejunior.pdf.txtademirantonioveronezejunior.pdf.txtExtracted texttext/plain282721https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/4/ademirantonioveronezejunior.pdf.txt31311fd0979f7e0da5eb855caa98146fMD54THUMBNAILademirantonioveronezejunior.pdf.jpgademirantonioveronezejunior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/5/ademirantonioveronezejunior.pdf.jpgd4ea9f346c493a016695cda0424c22caMD55ufjf/144992022-09-22 03:15:10.848oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-09-22T06:15:10Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
title A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
spellingShingle A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
Veroneze Júnior, Ademir Antônio
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação organizacional
Ciberativismo
Discurso
Marca
Letramento digital
Organizational communication
Cyberactivism
Discourse
Brand
Digital literacy
title_short A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
title_full A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
title_fullStr A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
title_full_unstemmed A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
title_sort A marca Vale em disputa: sentidos mobilizados a partir da maior tragédia socioambiental do Brasil
author Veroneze Júnior, Ademir Antônio
author_facet Veroneze Júnior, Ademir Antônio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Wedencley Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9918620321007057
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leal, Paulo Roberto Figueira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9631665928287598
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Tânia Conceição Clemente de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6982352616178640
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4631537234343945
dc.contributor.author.fl_str_mv Veroneze Júnior, Ademir Antônio
contributor_str_mv Santana, Wedencley Alves
Leal, Paulo Roberto Figueira
Souza, Tânia Conceição Clemente de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Comunicação organizacional
Ciberativismo
Discurso
Marca
Letramento digital
Organizational communication
Cyberactivism
Discourse
Brand
Digital literacy
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Ciberativismo
Discurso
Marca
Letramento digital
Organizational communication
Cyberactivism
Discourse
Brand
Digital literacy
description Este trabalho delineia e analisa a disputa que se estabelece entre os sentidos postos em circulação pela marca Vale e por versões modificadas da mesma, a partir do rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG). As alterações na marca constituem uma forma artística de manifestar repúdio, uma prática comunicacional que se articula em âmbito local e global devido às proporções da tragédia e ao porte das empresas envolvidas, a Samarco e suas controladoras, a multinacional brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton. A pesquisa contempla, então, a marca – objeto do campo acadêmico da Comunicação Organizacional – no espaço das mídias sociais, do Instagram especificamente. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de linha francesa, os sentidos mobilizados se estabelecem em discurso empresarial e em contradiscursos (discursos ativistas) que materializam relações de poder. Ao objetivo geral, de delinear tais discursos para compreender a disputa de sentidos em torno da marca Vale, acrescentam-se os objetivos específicos de: demonstrar o imbricamento entre imagem e texto verbal nos processos de significação das postagens; contribuir para a compreensão da interface imagem/memória social; e, paralelamente à análise discursiva, observar de modo geral as habilidades necessárias às intervenções nas imagens. Por fim, confirma-se nesta dissertação, a importância da perspectiva discursiva para a compreensão da referida prática comunicacional e de outras pelo que há de fundante nelas, a linguagem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-21T14:39:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-21
2022-09-21T14:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14499
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/1/ademirantonioveronezejunior.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/4/ademirantonioveronezejunior.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14499/5/ademirantonioveronezejunior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
f9081ddab7b44a7499bcb0b948818fb0
31311fd0979f7e0da5eb855caa98146f
d4ea9f346c493a016695cda0424c22ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193860860346368