Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinbach, Juliana Zoet de Assis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9948
Resumo: A proposta da dissertação é buscar pistas para compreender a relação do público com o telejornal da televisão pública no Brasil. Com a promessa de ser uma televisão que atenda aos interesses da sociedade e permita a participação do cidadão no direito à comunicação, nossa proposta foi analisar de que maneira o telespectador enxerga esse produto, se ele percebe diferenças em relação ao conteúdo exibido pelas emissoras comerciais e se ele se sente contemplado com o que lhe é oferecido. Essa análise foi baseada nas narrativas geradas pelos participantes da pesquisa após o contato com matérias do Repórter Brasil, principal telejornal de alcance nacional da emissora pública. Observa-se a pertinência do estudo por ainda ser a televisão o principal meio de acesso à informação no Brasil e pela televisão pública estar em fase de implantação no país, uma vez que ela ainda não é reconhecida como tal. A pesquisa com foco no consumo de mídia vem complementar uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora por meio do Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais da UFJF com foco na implantação da televisão pública no Brasil, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação em 2007. No percurso, traz-se um levantamento bibliográfico de como o estudo da recepção televisiva e consumo audiovisual vem sendo feito no Brasil e em Juiz de Fora, na busca em compreender as pesquisas sobre a interação entre os receptores e os meios de comunicação. Como metodologia para a pesquisa empírica utilizamos da análise da materialidade audiovisual, com base na Dramaturgia do Telejornalismo, e para pesquisa de campo, a composição de grupos focais para o Estudo do Consumo de Mídia. A proposta foi mapear os significados e narrativas produzidos por cidadãos e professores acerca do caráter público do Repórter Brasil, com ênfase em sua avaliação sobre a participação dos cidadãos no conteúdo do telejornal.
id UFJF_ff9357e141b7cd29a4d87ab026a790c3
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/9948
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Coutinho, Iluska Maria da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2Silva, Edna de Mellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731894D6Thomé, Cláudia de Albuquerquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798284Z7http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8581671A8Steinbach, Juliana Zoet de Assis2019-05-08T15:30:52Z2019-05-062019-05-08T15:30:52Z2017-08-29https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9948A proposta da dissertação é buscar pistas para compreender a relação do público com o telejornal da televisão pública no Brasil. Com a promessa de ser uma televisão que atenda aos interesses da sociedade e permita a participação do cidadão no direito à comunicação, nossa proposta foi analisar de que maneira o telespectador enxerga esse produto, se ele percebe diferenças em relação ao conteúdo exibido pelas emissoras comerciais e se ele se sente contemplado com o que lhe é oferecido. Essa análise foi baseada nas narrativas geradas pelos participantes da pesquisa após o contato com matérias do Repórter Brasil, principal telejornal de alcance nacional da emissora pública. Observa-se a pertinência do estudo por ainda ser a televisão o principal meio de acesso à informação no Brasil e pela televisão pública estar em fase de implantação no país, uma vez que ela ainda não é reconhecida como tal. A pesquisa com foco no consumo de mídia vem complementar uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora por meio do Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais da UFJF com foco na implantação da televisão pública no Brasil, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação em 2007. No percurso, traz-se um levantamento bibliográfico de como o estudo da recepção televisiva e consumo audiovisual vem sendo feito no Brasil e em Juiz de Fora, na busca em compreender as pesquisas sobre a interação entre os receptores e os meios de comunicação. Como metodologia para a pesquisa empírica utilizamos da análise da materialidade audiovisual, com base na Dramaturgia do Telejornalismo, e para pesquisa de campo, a composição de grupos focais para o Estudo do Consumo de Mídia. A proposta foi mapear os significados e narrativas produzidos por cidadãos e professores acerca do caráter público do Repórter Brasil, com ênfase em sua avaliação sobre a participação dos cidadãos no conteúdo do telejornal.The purpose of the dissertation is to search for clues to understand the relationship of the public with the TV newscast of public television in Brazil. With the promise of being a television that serves the interests of society and allows citizen participation in the right to communication, our proposal was to analyze how the viewers see this product, if they perceive differences in relation to the content displayed by the commercial broadcasters and If they feel contemplated with what is offered to them. This analysis was based on the narratives generated by the participants of the research after the contact with news pieces of “RepórterBrasil”, the main nationwide newscast of the public broadcaster. The relevance of the study is observed because television is still the main means of access to information in Brazil and public television is being implemented in the country, since it is not yet recognized as such. The research focused on the consumption of media complements a series of studies carried out by researchers from the Federal University of Juiz de Fora (UFJF,) through the Laboratory of Journalism and Audiovisual Narratives of UFJF, which focused on the implementation of public television in Brazil, with the creation of the “EmpresaBrasil de Comunicação” in 2007. Throughout this study, it is presented a bibliographical survey on how the study of television reception and audiovisual consumption has been done in Brazil and in Juiz de Fora, in the search to understand the researches on the interaction between receivers and the means of communication. As a methodology for the empirical research we used the analysis of audiovisual materiality, based on the Drama of Tele-journalism, and for the field research, the composition of focus groups for the Study of Media Consumption. The proposal was to map the meanings and narratives produced by citizens and teachers about the public character of “RepórterBrasil”, with emphasis on their evaluation of citizen participation in the newscast content.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIATelejornalismo públicoRecepçãoConsumo de mídiaTV BrasilRepórter BrasilPublic tele-journalismReceptionMedia consumptionTV BrasilRepórterBrasilTelejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTjulianazoetdeassissteinbach.pdf.txtjulianazoetdeassissteinbach.pdf.txtExtracted texttext/plain409032https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/3/julianazoetdeassissteinbach.pdf.txt156aee55fcf7e7121360f588cefb66f5MD53THUMBNAILjulianazoetdeassissteinbach.pdf.jpgjulianazoetdeassissteinbach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/4/julianazoetdeassissteinbach.pdf.jpg3244d4ac6d170835f63b9292c403fba5MD54ORIGINALjulianazoetdeassissteinbach.pdfjulianazoetdeassissteinbach.pdfapplication/pdf2035945https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/1/julianazoetdeassissteinbach.pdf596d51df4d6d72396d58026eb1c06174MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/99482019-06-16 13:32:26.337oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T16:32:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
title Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
spellingShingle Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
Steinbach, Juliana Zoet de Assis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Telejornalismo público
Recepção
Consumo de mídia
TV Brasil
Repórter Brasil
Public tele-journalism
Reception
Media consumption
TV Brasil
RepórterBrasil
title_short Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
title_full Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
title_fullStr Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
title_full_unstemmed Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
title_sort Telejornalismo e público: as narrativas do encontro com a informação no Repórter Brasil
author Steinbach, Juliana Zoet de Assis
author_facet Steinbach, Juliana Zoet de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Iluska Maria da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Edna de Mello
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731894D6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thomé, Cláudia de Albuquerque
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798284Z7
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8581671A8
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinbach, Juliana Zoet de Assis
contributor_str_mv Coutinho, Iluska Maria da Silva
Silva, Edna de Mello
Thomé, Cláudia de Albuquerque
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Telejornalismo público
Recepção
Consumo de mídia
TV Brasil
Repórter Brasil
Public tele-journalism
Reception
Media consumption
TV Brasil
RepórterBrasil
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo público
Recepção
Consumo de mídia
TV Brasil
Repórter Brasil
Public tele-journalism
Reception
Media consumption
TV Brasil
RepórterBrasil
description A proposta da dissertação é buscar pistas para compreender a relação do público com o telejornal da televisão pública no Brasil. Com a promessa de ser uma televisão que atenda aos interesses da sociedade e permita a participação do cidadão no direito à comunicação, nossa proposta foi analisar de que maneira o telespectador enxerga esse produto, se ele percebe diferenças em relação ao conteúdo exibido pelas emissoras comerciais e se ele se sente contemplado com o que lhe é oferecido. Essa análise foi baseada nas narrativas geradas pelos participantes da pesquisa após o contato com matérias do Repórter Brasil, principal telejornal de alcance nacional da emissora pública. Observa-se a pertinência do estudo por ainda ser a televisão o principal meio de acesso à informação no Brasil e pela televisão pública estar em fase de implantação no país, uma vez que ela ainda não é reconhecida como tal. A pesquisa com foco no consumo de mídia vem complementar uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora por meio do Laboratório de Jornalismo e Narrativas Audiovisuais da UFJF com foco na implantação da televisão pública no Brasil, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação em 2007. No percurso, traz-se um levantamento bibliográfico de como o estudo da recepção televisiva e consumo audiovisual vem sendo feito no Brasil e em Juiz de Fora, na busca em compreender as pesquisas sobre a interação entre os receptores e os meios de comunicação. Como metodologia para a pesquisa empírica utilizamos da análise da materialidade audiovisual, com base na Dramaturgia do Telejornalismo, e para pesquisa de campo, a composição de grupos focais para o Estudo do Consumo de Mídia. A proposta foi mapear os significados e narrativas produzidos por cidadãos e professores acerca do caráter público do Repórter Brasil, com ênfase em sua avaliação sobre a participação dos cidadãos no conteúdo do telejornal.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T15:30:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-06
2019-05-08T15:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9948
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/3/julianazoetdeassissteinbach.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/4/julianazoetdeassissteinbach.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/1/julianazoetdeassissteinbach.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9948/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 156aee55fcf7e7121360f588cefb66f5
3244d4ac6d170835f63b9292c403fba5
596d51df4d6d72396d58026eb1c06174
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661388495519744