Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Sobrinho,Fausto de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pereira,Antônio Vander, Lédo,Francisco José da Silva, Oliveira,Jackson Silva e, Vargas,Sarah Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100001
Resumo: Entre as forrageiras tropicais, o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) se destaca pelo grande potencial de produção de forragem e ampla adaptação ambiental. A utilização de acessos do banco de germoplasma mantidos in vitro requer a prévia aclimatização das plantas. No caso específico do capim-elefante, não existem informações a respeito das condições ideais e variabilidade para a aclimatização. Por isso, objetivou-se com este trabalho verificar a existência de variabilidade para aclimatização entre os genótipos de capim-elefante, utilizando-se diferentes substratos. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com três repetições e parcelas de quatro vasos com uma planta cada. Os tratamentos foram constituídos por quatro genótipos de capim-elefante [Cameroon, Mineiro, Pioneiro e um híbrido triplóide (P. purpureum x P. glaucum)], quatro substratos [substrato comercial Plantmax; Areia irrigada com adubo Ouro Verde (1 g/l); Vermiculita irrigada com adubo Ouro Verde (1 g/l) e mistura de solo, areia e esterco (1:1:1)] e dois tempos de introdução in vitro (permanência de 15 e 90 dias in vitro). Os resultados evidenciaram que os substratos estudados não interferiram na porcentagem de pegamento das plantas de capim-elefante aclimatizadas. De um modo geral, quanto maior o período in vitro das plantas de capim-elefante, menor a porcentagem de pegamento na aclimatização.
id UFLA-2_17a2c41ac23a19b4d4510c20097e3bae
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542007000100001
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitroPennisetum purpureumcultura de tecidosmelhoramentoforrageirasEntre as forrageiras tropicais, o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) se destaca pelo grande potencial de produção de forragem e ampla adaptação ambiental. A utilização de acessos do banco de germoplasma mantidos in vitro requer a prévia aclimatização das plantas. No caso específico do capim-elefante, não existem informações a respeito das condições ideais e variabilidade para a aclimatização. Por isso, objetivou-se com este trabalho verificar a existência de variabilidade para aclimatização entre os genótipos de capim-elefante, utilizando-se diferentes substratos. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com três repetições e parcelas de quatro vasos com uma planta cada. Os tratamentos foram constituídos por quatro genótipos de capim-elefante [Cameroon, Mineiro, Pioneiro e um híbrido triplóide (P. purpureum x P. glaucum)], quatro substratos [substrato comercial Plantmax; Areia irrigada com adubo Ouro Verde (1 g/l); Vermiculita irrigada com adubo Ouro Verde (1 g/l) e mistura de solo, areia e esterco (1:1:1)] e dois tempos de introdução in vitro (permanência de 15 e 90 dias in vitro). Os resultados evidenciaram que os substratos estudados não interferiram na porcentagem de pegamento das plantas de capim-elefante aclimatizadas. De um modo geral, quanto maior o período in vitro das plantas de capim-elefante, menor a porcentagem de pegamento na aclimatização.Editora da UFLA2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100001Ciência e Agrotecnologia v.31 n.1 2007reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542007000100001info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Sobrinho,Fausto dePereira,Antônio VanderLédo,Francisco José da SilvaOliveira,Jackson Silva eVargas,Sarah Mariapor2007-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542007000100001Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:59.553991Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
title Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
spellingShingle Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
Souza Sobrinho,Fausto de
Pennisetum purpureum
cultura de tecidos
melhoramento
forrageiras
title_short Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
title_full Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
title_fullStr Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
title_full_unstemmed Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
title_sort Aclimatização de germoplasma de capim-elefante, pós cultivo in vitro
author Souza Sobrinho,Fausto de
author_facet Souza Sobrinho,Fausto de
Pereira,Antônio Vander
Lédo,Francisco José da Silva
Oliveira,Jackson Silva e
Vargas,Sarah Maria
author_role author
author2 Pereira,Antônio Vander
Lédo,Francisco José da Silva
Oliveira,Jackson Silva e
Vargas,Sarah Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Sobrinho,Fausto de
Pereira,Antônio Vander
Lédo,Francisco José da Silva
Oliveira,Jackson Silva e
Vargas,Sarah Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Pennisetum purpureum
cultura de tecidos
melhoramento
forrageiras
topic Pennisetum purpureum
cultura de tecidos
melhoramento
forrageiras
description Entre as forrageiras tropicais, o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) se destaca pelo grande potencial de produção de forragem e ampla adaptação ambiental. A utilização de acessos do banco de germoplasma mantidos in vitro requer a prévia aclimatização das plantas. No caso específico do capim-elefante, não existem informações a respeito das condições ideais e variabilidade para a aclimatização. Por isso, objetivou-se com este trabalho verificar a existência de variabilidade para aclimatização entre os genótipos de capim-elefante, utilizando-se diferentes substratos. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com três repetições e parcelas de quatro vasos com uma planta cada. Os tratamentos foram constituídos por quatro genótipos de capim-elefante [Cameroon, Mineiro, Pioneiro e um híbrido triplóide (P. purpureum x P. glaucum)], quatro substratos [substrato comercial Plantmax; Areia irrigada com adubo Ouro Verde (1 g/l); Vermiculita irrigada com adubo Ouro Verde (1 g/l) e mistura de solo, areia e esterco (1:1:1)] e dois tempos de introdução in vitro (permanência de 15 e 90 dias in vitro). Os resultados evidenciaram que os substratos estudados não interferiram na porcentagem de pegamento das plantas de capim-elefante aclimatizadas. De um modo geral, quanto maior o período in vitro das plantas de capim-elefante, menor a porcentagem de pegamento na aclimatização.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542007000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.31 n.1 2007
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874963132383232