Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Eric Batista
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bearzoti,Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000400019
Resumo: Curvas de lactação representam a produção de leite de uma fêmea leiteira em função do tempo. Uma vez que tais curvas variam aleatoriamente de animal para animal, devido a fatores tanto genéticos quanto ambientais, o modelo misto conhecido como regressão aleatória é apropriado para ajustar os dados de produção de um rebanho. A regressão aleatória foi avaliada neste estudo mediante simulação de dados. Produções de cinco animais em cinco idades foram simuladas em mil conjuntos de dados independentes, em três níveis de precisão, ou seja, a razão entre a variância de regressão e a total igual a 0,9 (variância alta), 0,5 (variância média) e 0,1 (variância baixa) e três graus médios de parentesco entre os animais. A regressão aleatória foi utilizada de duas maneiras, admitindo-se ou não que as variâncias genéticas e de meio fossem conhecidas, comparando-a com o método de quadrados mínimos ordinário. Pelos resultados pode-se concluir que, com baixa precisão, os modelos tiveram comportamento semelhante quanto ao erro quadrático médio e desvios absolutos médios. O nível de precisão foi o fator mais influente do que o grau de parentesco no desempenho relativo dos modelos. De maneira geral, a regressão aleatória com variâncias conhecidas propiciou predições mais precisas, seguida da regressão aleatória estimando-se tais variâncias. Concluiu-se que a regressão aleatória é potencialmente útil sob condições de alta variabilidade ambiental relativa, mesmo com variâncias desconhecidas.
id UFLA-2_350b0e67100fbde8fbfc795be31fd402
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542003000400019
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de SimulaçãoRegressão aleatóriamodelos mistoscurva de lactaçãoCurvas de lactação representam a produção de leite de uma fêmea leiteira em função do tempo. Uma vez que tais curvas variam aleatoriamente de animal para animal, devido a fatores tanto genéticos quanto ambientais, o modelo misto conhecido como regressão aleatória é apropriado para ajustar os dados de produção de um rebanho. A regressão aleatória foi avaliada neste estudo mediante simulação de dados. Produções de cinco animais em cinco idades foram simuladas em mil conjuntos de dados independentes, em três níveis de precisão, ou seja, a razão entre a variância de regressão e a total igual a 0,9 (variância alta), 0,5 (variância média) e 0,1 (variância baixa) e três graus médios de parentesco entre os animais. A regressão aleatória foi utilizada de duas maneiras, admitindo-se ou não que as variâncias genéticas e de meio fossem conhecidas, comparando-a com o método de quadrados mínimos ordinário. Pelos resultados pode-se concluir que, com baixa precisão, os modelos tiveram comportamento semelhante quanto ao erro quadrático médio e desvios absolutos médios. O nível de precisão foi o fator mais influente do que o grau de parentesco no desempenho relativo dos modelos. De maneira geral, a regressão aleatória com variâncias conhecidas propiciou predições mais precisas, seguida da regressão aleatória estimando-se tais variâncias. Concluiu-se que a regressão aleatória é potencialmente útil sob condições de alta variabilidade ambiental relativa, mesmo com variâncias desconhecidas.Editora da UFLA2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000400019Ciência e Agrotecnologia v.27 n.4 2003reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542003000400019info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Eric BatistaBearzoti,Eduardopor2011-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542003000400019Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:23.365001Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
title Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
spellingShingle Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
Ferreira,Eric Batista
Regressão aleatória
modelos mistos
curva de lactação
title_short Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
title_full Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
title_fullStr Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
title_full_unstemmed Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
title_sort Comparação de métodos no ajustamento de curvas de lactação de bovinos por meio de Simulação
author Ferreira,Eric Batista
author_facet Ferreira,Eric Batista
Bearzoti,Eduardo
author_role author
author2 Bearzoti,Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Eric Batista
Bearzoti,Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Regressão aleatória
modelos mistos
curva de lactação
topic Regressão aleatória
modelos mistos
curva de lactação
description Curvas de lactação representam a produção de leite de uma fêmea leiteira em função do tempo. Uma vez que tais curvas variam aleatoriamente de animal para animal, devido a fatores tanto genéticos quanto ambientais, o modelo misto conhecido como regressão aleatória é apropriado para ajustar os dados de produção de um rebanho. A regressão aleatória foi avaliada neste estudo mediante simulação de dados. Produções de cinco animais em cinco idades foram simuladas em mil conjuntos de dados independentes, em três níveis de precisão, ou seja, a razão entre a variância de regressão e a total igual a 0,9 (variância alta), 0,5 (variância média) e 0,1 (variância baixa) e três graus médios de parentesco entre os animais. A regressão aleatória foi utilizada de duas maneiras, admitindo-se ou não que as variâncias genéticas e de meio fossem conhecidas, comparando-a com o método de quadrados mínimos ordinário. Pelos resultados pode-se concluir que, com baixa precisão, os modelos tiveram comportamento semelhante quanto ao erro quadrático médio e desvios absolutos médios. O nível de precisão foi o fator mais influente do que o grau de parentesco no desempenho relativo dos modelos. De maneira geral, a regressão aleatória com variâncias conhecidas propiciou predições mais precisas, seguida da regressão aleatória estimando-se tais variâncias. Concluiu-se que a regressão aleatória é potencialmente útil sob condições de alta variabilidade ambiental relativa, mesmo com variâncias desconhecidas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542003000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542003000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.27 n.4 2003
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874960577003520