Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Henrique Jorge de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cotta,Judas Tadeu de Barros, Oliveira,Antonio Ilson Gomes de, Gewher,Clóvis Eliseu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000200021
Resumo: Foi avaliado o efeito de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves ao final de produção, em experimento realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Foram testados um programa de iluminação intermitente e outro com apenas iluminação natural, em dias de luminosidade crescente, em comparação com um programa contínuo com a utilização de 288 poedeiras leves da linhagem Leghorn branca. As aves foram alojadas em galpão dividido em 3 ambientes, por lona de plástico preta, de forma que a iluminação de um não interferisse na dos outros. Cada ambiente experimental apresentou 32 gaiolas nas quais foram alojadas 96 galinhas. Foi realizado um período pré-experimental de 28 dias. O período experimental teve duração de 112 dias, em que avaliou-se o consumo de ração, a produção de ovos, o peso e a massa dos ovos e a conversão alimentar por massa de ovos. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com restrição nos tratamentos, e oito repetições. As aves submetidas ao programa de iluminação intermitente e iluminação natural consumiram (P<0,05) menor quantidade de ração em comparação com as do programa contínuo. O peso dos ovos foi semelhante (P>0,05) nos programas de iluminação testados. A produção e a massa de ovos foi maior (P<0,05) no programa luz natural. As aves do programa luz natural apresentaram melhor (P<0,05) conversão alimentar quando comparadas com as do intermitente, enquanto as do programa contínuo apresentaram pior conversão. Pode-se concluir que o programa de iluminação intermitente ou apenas iluminação natural, em dias de luminosidade crescente, pode ser usado em galpões abertos permitindo manter o desempenho zootécnico de poedeiras leves, ao final de postura.
id UFLA-2_66f3ba45afc9c051cf7cc97c86e2e747
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542005000200021
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras levesDia SubjetivoIluminação FracionadaPrograma de LuzIluminação NaturalFoi avaliado o efeito de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves ao final de produção, em experimento realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Foram testados um programa de iluminação intermitente e outro com apenas iluminação natural, em dias de luminosidade crescente, em comparação com um programa contínuo com a utilização de 288 poedeiras leves da linhagem Leghorn branca. As aves foram alojadas em galpão dividido em 3 ambientes, por lona de plástico preta, de forma que a iluminação de um não interferisse na dos outros. Cada ambiente experimental apresentou 32 gaiolas nas quais foram alojadas 96 galinhas. Foi realizado um período pré-experimental de 28 dias. O período experimental teve duração de 112 dias, em que avaliou-se o consumo de ração, a produção de ovos, o peso e a massa dos ovos e a conversão alimentar por massa de ovos. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com restrição nos tratamentos, e oito repetições. As aves submetidas ao programa de iluminação intermitente e iluminação natural consumiram (P<0,05) menor quantidade de ração em comparação com as do programa contínuo. O peso dos ovos foi semelhante (P>0,05) nos programas de iluminação testados. A produção e a massa de ovos foi maior (P<0,05) no programa luz natural. As aves do programa luz natural apresentaram melhor (P<0,05) conversão alimentar quando comparadas com as do intermitente, enquanto as do programa contínuo apresentaram pior conversão. Pode-se concluir que o programa de iluminação intermitente ou apenas iluminação natural, em dias de luminosidade crescente, pode ser usado em galpões abertos permitindo manter o desempenho zootécnico de poedeiras leves, ao final de postura.Editora da UFLA2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000200021Ciência e Agrotecnologia v.29 n.2 2005reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542005000200021info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Henrique Jorge deCotta,Judas Tadeu de BarrosOliveira,Antonio Ilson Gomes deGewher,Clóvis Eliseupor2008-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542005000200021Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:42.802887Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
title Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
spellingShingle Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
Freitas,Henrique Jorge de
Dia Subjetivo
Iluminação Fracionada
Programa de Luz
Iluminação Natural
title_short Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
title_full Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
title_fullStr Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
title_full_unstemmed Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
title_sort Avaliação de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves
author Freitas,Henrique Jorge de
author_facet Freitas,Henrique Jorge de
Cotta,Judas Tadeu de Barros
Oliveira,Antonio Ilson Gomes de
Gewher,Clóvis Eliseu
author_role author
author2 Cotta,Judas Tadeu de Barros
Oliveira,Antonio Ilson Gomes de
Gewher,Clóvis Eliseu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Henrique Jorge de
Cotta,Judas Tadeu de Barros
Oliveira,Antonio Ilson Gomes de
Gewher,Clóvis Eliseu
dc.subject.por.fl_str_mv Dia Subjetivo
Iluminação Fracionada
Programa de Luz
Iluminação Natural
topic Dia Subjetivo
Iluminação Fracionada
Programa de Luz
Iluminação Natural
description Foi avaliado o efeito de programas de iluminação sobre o desempenho zootécnico de poedeiras leves ao final de produção, em experimento realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Foram testados um programa de iluminação intermitente e outro com apenas iluminação natural, em dias de luminosidade crescente, em comparação com um programa contínuo com a utilização de 288 poedeiras leves da linhagem Leghorn branca. As aves foram alojadas em galpão dividido em 3 ambientes, por lona de plástico preta, de forma que a iluminação de um não interferisse na dos outros. Cada ambiente experimental apresentou 32 gaiolas nas quais foram alojadas 96 galinhas. Foi realizado um período pré-experimental de 28 dias. O período experimental teve duração de 112 dias, em que avaliou-se o consumo de ração, a produção de ovos, o peso e a massa dos ovos e a conversão alimentar por massa de ovos. O delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com restrição nos tratamentos, e oito repetições. As aves submetidas ao programa de iluminação intermitente e iluminação natural consumiram (P<0,05) menor quantidade de ração em comparação com as do programa contínuo. O peso dos ovos foi semelhante (P>0,05) nos programas de iluminação testados. A produção e a massa de ovos foi maior (P<0,05) no programa luz natural. As aves do programa luz natural apresentaram melhor (P<0,05) conversão alimentar quando comparadas com as do intermitente, enquanto as do programa contínuo apresentaram pior conversão. Pode-se concluir que o programa de iluminação intermitente ou apenas iluminação natural, em dias de luminosidade crescente, pode ser usado em galpões abertos permitindo manter o desempenho zootécnico de poedeiras leves, ao final de postura.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000200021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542005000200021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542005000200021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.29 n.2 2005
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874962073321472