Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Mariá Auxiliadora
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chalfoun,Sára Maria, Pimenta,Carlos José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000100030
Resumo: O café (Coffea arabica L.) é um importante produto de exportação brasileira, por fazer parte do hábito alimentar da população de diversos países. Sua produção vem passando por transformações tecnológicas que têm como objetivo agregar valores qualitativos ao produto destinado tanto para mercado interno como externo. A exportação do café e de produtos alimentícios deve se adequar aos programas de qualidade estabelecidos por acordos políticos internacionais. Assim sendo, objetivou-se, nesse estudo, verificar a influência do método de preparo via úmida com tipos distintos de secagens, na obtenção do café cereja descascado, sobre a composição, físico-química e química do café. Houve influência da forma, preparo e tipo de secagem sobre as principais características estudadas. O café cereja descascado apresentou diferenças nos principais indicadores químicos físico-químicos e com uma superioridade para esse método de preparo com secagem exclusiva no terreiro, em diversos aspectos. Houve redução na condutividade elétrica, lixiviação de potássio e aumento da atividade da polifenoloxidase.
id UFLA-2_6ac731df3cb75c33878db2ba78bc591c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542009000100030
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).Cereja descascadopolifenoloxidaseterreiroO café (Coffea arabica L.) é um importante produto de exportação brasileira, por fazer parte do hábito alimentar da população de diversos países. Sua produção vem passando por transformações tecnológicas que têm como objetivo agregar valores qualitativos ao produto destinado tanto para mercado interno como externo. A exportação do café e de produtos alimentícios deve se adequar aos programas de qualidade estabelecidos por acordos políticos internacionais. Assim sendo, objetivou-se, nesse estudo, verificar a influência do método de preparo via úmida com tipos distintos de secagens, na obtenção do café cereja descascado, sobre a composição, físico-química e química do café. Houve influência da forma, preparo e tipo de secagem sobre as principais características estudadas. O café cereja descascado apresentou diferenças nos principais indicadores químicos físico-químicos e com uma superioridade para esse método de preparo com secagem exclusiva no terreiro, em diversos aspectos. Houve redução na condutividade elétrica, lixiviação de potássio e aumento da atividade da polifenoloxidase.Editora da UFLA2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000100030Ciência e Agrotecnologia v.33 n.1 2009reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542009000100030info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Mariá AuxiliadoraChalfoun,Sára MariaPimenta,Carlos Josépor2009-03-16T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542009000100030Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:30:34.368369Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
title Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
spellingShingle Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
Santos,Mariá Auxiliadora
Cereja descascado
polifenoloxidase
terreiro
title_short Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
title_full Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
title_fullStr Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
title_full_unstemmed Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
title_sort Influência do processamento por via úmida e tipos de secagem sobre a composição, físico química e química do café (Coffea arabica L).
author Santos,Mariá Auxiliadora
author_facet Santos,Mariá Auxiliadora
Chalfoun,Sára Maria
Pimenta,Carlos José
author_role author
author2 Chalfoun,Sára Maria
Pimenta,Carlos José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Mariá Auxiliadora
Chalfoun,Sára Maria
Pimenta,Carlos José
dc.subject.por.fl_str_mv Cereja descascado
polifenoloxidase
terreiro
topic Cereja descascado
polifenoloxidase
terreiro
description O café (Coffea arabica L.) é um importante produto de exportação brasileira, por fazer parte do hábito alimentar da população de diversos países. Sua produção vem passando por transformações tecnológicas que têm como objetivo agregar valores qualitativos ao produto destinado tanto para mercado interno como externo. A exportação do café e de produtos alimentícios deve se adequar aos programas de qualidade estabelecidos por acordos políticos internacionais. Assim sendo, objetivou-se, nesse estudo, verificar a influência do método de preparo via úmida com tipos distintos de secagens, na obtenção do café cereja descascado, sobre a composição, físico-química e química do café. Houve influência da forma, preparo e tipo de secagem sobre as principais características estudadas. O café cereja descascado apresentou diferenças nos principais indicadores químicos físico-químicos e com uma superioridade para esse método de preparo com secagem exclusiva no terreiro, em diversos aspectos. Houve redução na condutividade elétrica, lixiviação de potássio e aumento da atividade da polifenoloxidase.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000100030
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542009000100030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.33 n.1 2009
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874965944664064