Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargos,Valquíria Nogueira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalho,Maria Laene Moreira de, Araújo,Dejânia Vieira de, Magalhães,Flávio Henrique Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000600026
Resumo: A avaliação da qualidade fisiológica de lotes de sementes de Sesbania virgata é dificultada pela dormência inerente à espécie, bem como pela inadequação metodológica de testes disponíveis. Para desenvolver procedimentos adequados à avaliação da qualidade das sementes de S. virgata, foram avaliados métodos tanto para quebra de dormência como para realização do teste de tetrazólio. Em uma primeira fase, as sementes de cinco lotes foram submetidas a tratamentos para quebra de dormência: lixa, ácido e corte do tegumento, previamente ao teste de germinação. Para caracterização dos lotes e adequação da metodologia do teste de tetrazólio, na segunda fase, as sementes foram lixadas na região oposta ao eixo embrionário, e submetidas aos seguintes testes: tetrazólio, germinação, velocidade de emergência, peso de matéria fresca e de matéria seca de plântulas. Foram utilizados dois métodos de pré-condicionamento: embebição em papel por 18 h a 30 ºC e imersão em água por 12 h a 30 ºC e três períodos (uma, duas e três horas) de imersão em solução de tetrazólio 0,5%. Na análise do perfil dos lotes de S. virgata foram detectadas variações na qualidade fisiológica pelos resultados dos testes de vigor e germinação. O método de escarificação com lixa possibilitou a quebra de dormência das sementes de S. virgata,e o pré-condicionamento das sementes em papel com embebição em solução de tetrazólio 0,5% por duas horas é um procedimento adequado para avaliação da viabilidade das sementes.
id UFLA-2_8905160843568bbf086be65afb6218dd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542008000600026
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgataViabilidadetetrazóliovigorSesbania virgataA avaliação da qualidade fisiológica de lotes de sementes de Sesbania virgata é dificultada pela dormência inerente à espécie, bem como pela inadequação metodológica de testes disponíveis. Para desenvolver procedimentos adequados à avaliação da qualidade das sementes de S. virgata, foram avaliados métodos tanto para quebra de dormência como para realização do teste de tetrazólio. Em uma primeira fase, as sementes de cinco lotes foram submetidas a tratamentos para quebra de dormência: lixa, ácido e corte do tegumento, previamente ao teste de germinação. Para caracterização dos lotes e adequação da metodologia do teste de tetrazólio, na segunda fase, as sementes foram lixadas na região oposta ao eixo embrionário, e submetidas aos seguintes testes: tetrazólio, germinação, velocidade de emergência, peso de matéria fresca e de matéria seca de plântulas. Foram utilizados dois métodos de pré-condicionamento: embebição em papel por 18 h a 30 ºC e imersão em água por 12 h a 30 ºC e três períodos (uma, duas e três horas) de imersão em solução de tetrazólio 0,5%. Na análise do perfil dos lotes de S. virgata foram detectadas variações na qualidade fisiológica pelos resultados dos testes de vigor e germinação. O método de escarificação com lixa possibilitou a quebra de dormência das sementes de S. virgata,e o pré-condicionamento das sementes em papel com embebição em solução de tetrazólio 0,5% por duas horas é um procedimento adequado para avaliação da viabilidade das sementes.Editora da UFLA2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000600026Ciência e Agrotecnologia v.32 n.6 2008reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542008000600026info:eu-repo/semantics/openAccessCamargos,Valquíria NogueiraCarvalho,Maria Laene Moreira deAraújo,Dejânia Vieira deMagalhães,Flávio Henrique Linharespor2009-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542008000600026Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:30:31.144692Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
title Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
spellingShingle Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
Camargos,Valquíria Nogueira
Viabilidade
tetrazólio
vigor
Sesbania virgata
title_short Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
title_full Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
title_fullStr Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
title_full_unstemmed Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
title_sort Superação da dormência e avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Sesbania virgata
author Camargos,Valquíria Nogueira
author_facet Camargos,Valquíria Nogueira
Carvalho,Maria Laene Moreira de
Araújo,Dejânia Vieira de
Magalhães,Flávio Henrique Linhares
author_role author
author2 Carvalho,Maria Laene Moreira de
Araújo,Dejânia Vieira de
Magalhães,Flávio Henrique Linhares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargos,Valquíria Nogueira
Carvalho,Maria Laene Moreira de
Araújo,Dejânia Vieira de
Magalhães,Flávio Henrique Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Viabilidade
tetrazólio
vigor
Sesbania virgata
topic Viabilidade
tetrazólio
vigor
Sesbania virgata
description A avaliação da qualidade fisiológica de lotes de sementes de Sesbania virgata é dificultada pela dormência inerente à espécie, bem como pela inadequação metodológica de testes disponíveis. Para desenvolver procedimentos adequados à avaliação da qualidade das sementes de S. virgata, foram avaliados métodos tanto para quebra de dormência como para realização do teste de tetrazólio. Em uma primeira fase, as sementes de cinco lotes foram submetidas a tratamentos para quebra de dormência: lixa, ácido e corte do tegumento, previamente ao teste de germinação. Para caracterização dos lotes e adequação da metodologia do teste de tetrazólio, na segunda fase, as sementes foram lixadas na região oposta ao eixo embrionário, e submetidas aos seguintes testes: tetrazólio, germinação, velocidade de emergência, peso de matéria fresca e de matéria seca de plântulas. Foram utilizados dois métodos de pré-condicionamento: embebição em papel por 18 h a 30 ºC e imersão em água por 12 h a 30 ºC e três períodos (uma, duas e três horas) de imersão em solução de tetrazólio 0,5%. Na análise do perfil dos lotes de S. virgata foram detectadas variações na qualidade fisiológica pelos resultados dos testes de vigor e germinação. O método de escarificação com lixa possibilitou a quebra de dormência das sementes de S. virgata,e o pré-condicionamento das sementes em papel com embebição em solução de tetrazólio 0,5% por duas horas é um procedimento adequado para avaliação da viabilidade das sementes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000600026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000600026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542008000600026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.32 n.6 2008
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874965861826560