Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Ricardo da
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cobuci,Jaime Araujo, Pires,Aldrin Vieira, Araújo,Cláudio Vieira, Costa,André Ribeiro Correa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000300021
Resumo: Programas de melhoramento são atividades que se desenvolvem durante anos e, por isso, devem ser flexíveis ao ajuste às novas situações criadas por mudanças nas tendências de mercado, na situação econômica e aquelas causadas por aumento do volume e qualidade dos dados e, também, por novas técnicas propostas pela comunidade científica. O ajuste a essas últimas deve ser feito, principalmente, por meio da substituição e escolha do modelo mais adequado para a descrição do fenômeno, em um determinado cenário. Os dados de ganho de peso médio diário, de um programa de melhoramento de suínos, envolvendo as raças Duroc, Landrace e Large White, foram analisados por meio da teoria bayesiana, por meio de dois modelos candidatos. Foram simulados três níveis de informação à priori: informativa, pouco informativa e não informativa. O comportamento das curvas das distribuições à posteriori e as respectivas estimativas associadas a cada nível de informação à priori foram analisadas e comparadas. Os resultados indicam que no modelo mais simples, as amostras das três raças são suficientes para produzir estimativas que não são alteradas pela informação à priori. Com relação ao mais parametrizado, as estimativas, para a raça Duroc, são alteradas pelo conhecimento prévio e, nesse caso, deve se buscar a melhor representação possível da distribuição à priori para obtenção de estimativas que são mais adequadas, dado o estado de conhecimento atual do melhorista.
id UFLA-2_d001c49600e773be7d76c99f09022b1d
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542006000300021
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínosFunção de verossimilhançaInformação à prioriSuínosTeoria bayesianaProgramas de melhoramento são atividades que se desenvolvem durante anos e, por isso, devem ser flexíveis ao ajuste às novas situações criadas por mudanças nas tendências de mercado, na situação econômica e aquelas causadas por aumento do volume e qualidade dos dados e, também, por novas técnicas propostas pela comunidade científica. O ajuste a essas últimas deve ser feito, principalmente, por meio da substituição e escolha do modelo mais adequado para a descrição do fenômeno, em um determinado cenário. Os dados de ganho de peso médio diário, de um programa de melhoramento de suínos, envolvendo as raças Duroc, Landrace e Large White, foram analisados por meio da teoria bayesiana, por meio de dois modelos candidatos. Foram simulados três níveis de informação à priori: informativa, pouco informativa e não informativa. O comportamento das curvas das distribuições à posteriori e as respectivas estimativas associadas a cada nível de informação à priori foram analisadas e comparadas. Os resultados indicam que no modelo mais simples, as amostras das três raças são suficientes para produzir estimativas que não são alteradas pela informação à priori. Com relação ao mais parametrizado, as estimativas, para a raça Duroc, são alteradas pelo conhecimento prévio e, nesse caso, deve se buscar a melhor representação possível da distribuição à priori para obtenção de estimativas que são mais adequadas, dado o estado de conhecimento atual do melhorista.Editora da UFLA2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000300021Ciência e Agrotecnologia v.30 n.3 2006reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542006000300021info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Ricardo daCobuci,Jaime AraujoPires,Aldrin VieiraAraújo,Cláudio VieiraCosta,André Ribeiro Correa dapor2007-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542006000300021Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:29:53.593941Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
title Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
spellingShingle Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
Fonseca,Ricardo da
Função de verossimilhança
Informação à priori
Suínos
Teoria bayesiana
title_short Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
title_full Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
title_fullStr Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
title_full_unstemmed Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
title_sort Influência da informação à priori na escolha de modelos para avaliação genética de suínos
author Fonseca,Ricardo da
author_facet Fonseca,Ricardo da
Cobuci,Jaime Araujo
Pires,Aldrin Vieira
Araújo,Cláudio Vieira
Costa,André Ribeiro Correa da
author_role author
author2 Cobuci,Jaime Araujo
Pires,Aldrin Vieira
Araújo,Cláudio Vieira
Costa,André Ribeiro Correa da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Ricardo da
Cobuci,Jaime Araujo
Pires,Aldrin Vieira
Araújo,Cláudio Vieira
Costa,André Ribeiro Correa da
dc.subject.por.fl_str_mv Função de verossimilhança
Informação à priori
Suínos
Teoria bayesiana
topic Função de verossimilhança
Informação à priori
Suínos
Teoria bayesiana
description Programas de melhoramento são atividades que se desenvolvem durante anos e, por isso, devem ser flexíveis ao ajuste às novas situações criadas por mudanças nas tendências de mercado, na situação econômica e aquelas causadas por aumento do volume e qualidade dos dados e, também, por novas técnicas propostas pela comunidade científica. O ajuste a essas últimas deve ser feito, principalmente, por meio da substituição e escolha do modelo mais adequado para a descrição do fenômeno, em um determinado cenário. Os dados de ganho de peso médio diário, de um programa de melhoramento de suínos, envolvendo as raças Duroc, Landrace e Large White, foram analisados por meio da teoria bayesiana, por meio de dois modelos candidatos. Foram simulados três níveis de informação à priori: informativa, pouco informativa e não informativa. O comportamento das curvas das distribuições à posteriori e as respectivas estimativas associadas a cada nível de informação à priori foram analisadas e comparadas. Os resultados indicam que no modelo mais simples, as amostras das três raças são suficientes para produzir estimativas que não são alteradas pela informação à priori. Com relação ao mais parametrizado, as estimativas, para a raça Duroc, são alteradas pelo conhecimento prévio e, nesse caso, deve se buscar a melhor representação possível da distribuição à priori para obtenção de estimativas que são mais adequadas, dado o estado de conhecimento atual do melhorista.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000300021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542006000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542006000300021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.30 n.3 2006
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874962717147136