Desempenho de motor diesel com misturas de biodiesel de óleo de girassol
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência e Agrotecnologia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300033 |
Resumo: | Objetivou-se, neste trabalho avaliar o uso de misturas de biodiesel de girassol (Helianthus annuus L.) e diesel no desempenho de um motor de ignição por compressão, injeção direta. Os ensaios foram realizados em bancada dinamométrica utilizando-se as misturas B5, B10, B20 e B100 em comparação ao diesel (D). Foi analisado o desempenho do motor através da tomada de potência (TDP) com cada combustível, e analisado o óleo lubrificante do motor antes e após 96 horas de uso com B100. Os resultados obtidos foram: D (40,7 kW; 271 g/kW.h); B5 (40,3 kW; 271 g/kW.h); B10 (39,8 kW; 277 g/kW.h); B20 (40,0 kW; 277 g/kW.h) e B100 (39,8 kW; 291 g/kW.h). Concluiu-se que o uso das misturas B5, B10, B20 e B100 proporcionou redução de no máximo 2,2 % na potência na TDP e um aumento máximo de 7,3 %, no consumo específico de combustível. A análise do óleo lubrificante, antes e após o uso com B100, detectou alterações aceitáveis, sendo a viscosidade, a presença de água e o teor de ferro os parâmetros mais expressivamente alterados. |
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Desempenho de motor diesel com misturas de biodiesel de óleo de girassolMotor de compressãodesempenhobiocombustívelObjetivou-se, neste trabalho avaliar o uso de misturas de biodiesel de girassol (Helianthus annuus L.) e diesel no desempenho de um motor de ignição por compressão, injeção direta. Os ensaios foram realizados em bancada dinamométrica utilizando-se as misturas B5, B10, B20 e B100 em comparação ao diesel (D). Foi analisado o desempenho do motor através da tomada de potência (TDP) com cada combustível, e analisado o óleo lubrificante do motor antes e após 96 horas de uso com B100. Os resultados obtidos foram: D (40,7 kW; 271 g/kW.h); B5 (40,3 kW; 271 g/kW.h); B10 (39,8 kW; 277 g/kW.h); B20 (40,0 kW; 277 g/kW.h) e B100 (39,8 kW; 291 g/kW.h). Concluiu-se que o uso das misturas B5, B10, B20 e B100 proporcionou redução de no máximo 2,2 % na potência na TDP e um aumento máximo de 7,3 %, no consumo específico de combustível. A análise do óleo lubrificante, antes e após o uso com B100, detectou alterações aceitáveis, sendo a viscosidade, a presença de água e o teor de ferro os parâmetros mais expressivamente alterados.Editora da UFLA2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000300033Ciência e Agrotecnologia v.32 n.3 2008reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542008000300033info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Ila MariaMaziero,José Valdemar GonzalezÚngaro,Maria ReginaBernardi,José AugustoStorino,Moisespor2008-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542008000300033Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:30:23.565579Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true |
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