QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sansígolo, Cláudio Angeli Sansígolo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ramos, Éder da Silva Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cerne (Online)
Texto Completo: https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/17
Resumo: O Eucalyptus grandis é uma das espécies que mais se destacam como matéria prima para produção de polpa no Brasil, pois oferece excelentes resultados da polpação, branqueamento e fabricação de papel. Objetivou-se, com o presente trabalho, estudar a qualidade da madeira e da celulose de um clone de Eucalyptus grandis, com aproximadamente 4 anos, plantado em três solos diferentes, sendo dois solos de baixa fertilidade e um solo de fertilidade superior, e seus reflexos na qualidade da madeira e resultados da polpação. As análises químicas dos solos foram realizadas segundo as normas preconizadas por Raij et al. (2001) e as caracterizações físicas e químicas da madeira foram realizadas de acordo com as normas da ABTCP, TAPPI e ABNT. As análises químicas dos solos mostraram menores fertilidades para as Fazendas Limeira e Tapera Queimada e maior fertilidade para a Fazenda Mendes União. Os resultados mostraram fortes tendências para as árvores do clone plantadas nos solos de menor fertilidade (Fazendas Limeira e Tapera Queimada) em relação às árvores do clone plantadas no solo de melhor fertilidade (Fazenda Mendes União): maior densidade básica da madeira e casca; menores altura e teor de massa seca da árvore; maior teor de casca na árvore; menor teor de extrativos totais e maior teor de holocelulose; maior rendimento bruto e depurado da polpação; menor consumo específico de madeira/t de polpa e maiores índices de rasgo e tração em baixos níveis de refino.
id UFLA-3_34df6864b8020f7e5fc2cf21af8880c9
oai_identifier_str oai:cerne.ufla.br:article/17
network_acronym_str UFLA-3
network_name_str Cerne (Online)
repository_id_str
spelling QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONSFertilidade do solopropriedades da madeirapolpa KraftO Eucalyptus grandis é uma das espécies que mais se destacam como matéria prima para produção de polpa no Brasil, pois oferece excelentes resultados da polpação, branqueamento e fabricação de papel. Objetivou-se, com o presente trabalho, estudar a qualidade da madeira e da celulose de um clone de Eucalyptus grandis, com aproximadamente 4 anos, plantado em três solos diferentes, sendo dois solos de baixa fertilidade e um solo de fertilidade superior, e seus reflexos na qualidade da madeira e resultados da polpação. As análises químicas dos solos foram realizadas segundo as normas preconizadas por Raij et al. (2001) e as caracterizações físicas e químicas da madeira foram realizadas de acordo com as normas da ABTCP, TAPPI e ABNT. As análises químicas dos solos mostraram menores fertilidades para as Fazendas Limeira e Tapera Queimada e maior fertilidade para a Fazenda Mendes União. Os resultados mostraram fortes tendências para as árvores do clone plantadas nos solos de menor fertilidade (Fazendas Limeira e Tapera Queimada) em relação às árvores do clone plantadas no solo de melhor fertilidade (Fazenda Mendes União): maior densidade básica da madeira e casca; menores altura e teor de massa seca da árvore; maior teor de casca na árvore; menor teor de extrativos totais e maior teor de holocelulose; maior rendimento bruto e depurado da polpação; menor consumo específico de madeira/t de polpa e maiores índices de rasgo e tração em baixos níveis de refino.CERNECERNE2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/17CERNE; Vol. 17 No. 1 (2011); 47-60CERNE; v. 17 n. 1 (2011); 47-602317-63420104-7760reponame:Cerne (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/17/11Copyright (c) 2015 Cláudio Angeli Sansígolo Sansígolo, Éder da Silva Ramos Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSansígolo, Cláudio Angeli SansígoloRamos, Éder da Silva Ramos2015-04-29T19:49:18Zoai:cerne.ufla.br:article/17Revistahttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNEPUBhttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/oaicerne@dcf.ufla.br||cerne@dcf.ufla.br2317-63420104-7760opendoar:2024-05-21T19:53:25.899616Cerne (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
title QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
spellingShingle QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
Sansígolo, Cláudio Angeli Sansígolo
Fertilidade do solo
propriedades da madeira
polpa Kraft
title_short QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
title_full QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
title_fullStr QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
title_full_unstemmed QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
title_sort QUALITY OF WOOD AND PULP FROM A CLONE OF Eucalyptus grandis PLANTED AT THREE LOCATIONS
author Sansígolo, Cláudio Angeli Sansígolo
author_facet Sansígolo, Cláudio Angeli Sansígolo
Ramos, Éder da Silva Ramos
author_role author
author2 Ramos, Éder da Silva Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sansígolo, Cláudio Angeli Sansígolo
Ramos, Éder da Silva Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Fertilidade do solo
propriedades da madeira
polpa Kraft
topic Fertilidade do solo
propriedades da madeira
polpa Kraft
description O Eucalyptus grandis é uma das espécies que mais se destacam como matéria prima para produção de polpa no Brasil, pois oferece excelentes resultados da polpação, branqueamento e fabricação de papel. Objetivou-se, com o presente trabalho, estudar a qualidade da madeira e da celulose de um clone de Eucalyptus grandis, com aproximadamente 4 anos, plantado em três solos diferentes, sendo dois solos de baixa fertilidade e um solo de fertilidade superior, e seus reflexos na qualidade da madeira e resultados da polpação. As análises químicas dos solos foram realizadas segundo as normas preconizadas por Raij et al. (2001) e as caracterizações físicas e químicas da madeira foram realizadas de acordo com as normas da ABTCP, TAPPI e ABNT. As análises químicas dos solos mostraram menores fertilidades para as Fazendas Limeira e Tapera Queimada e maior fertilidade para a Fazenda Mendes União. Os resultados mostraram fortes tendências para as árvores do clone plantadas nos solos de menor fertilidade (Fazendas Limeira e Tapera Queimada) em relação às árvores do clone plantadas no solo de melhor fertilidade (Fazenda Mendes União): maior densidade básica da madeira e casca; menores altura e teor de massa seca da árvore; maior teor de casca na árvore; menor teor de extrativos totais e maior teor de holocelulose; maior rendimento bruto e depurado da polpação; menor consumo específico de madeira/t de polpa e maiores índices de rasgo e tração em baixos níveis de refino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/17
url https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/17/11
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cláudio Angeli Sansígolo Sansígolo, Éder da Silva Ramos Ramos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cláudio Angeli Sansígolo Sansígolo, Éder da Silva Ramos Ramos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CERNE
CERNE
publisher.none.fl_str_mv CERNE
CERNE
dc.source.none.fl_str_mv CERNE; Vol. 17 No. 1 (2011); 47-60
CERNE; v. 17 n. 1 (2011); 47-60
2317-6342
0104-7760
reponame:Cerne (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Cerne (Online)
collection Cerne (Online)
repository.name.fl_str_mv Cerne (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv cerne@dcf.ufla.br||cerne@dcf.ufla.br
_version_ 1799874939078049792