WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Fatima Tavares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quilhó, Teresa Quilhó, Pereira, Helena Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cerne (Online)
Texto Completo: https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/18
Resumo: Caracterizaram-se as fibras da madeira e casca da Acacia melanoxylon e compararam-se com as do Eucalyptus globulus, principal espécie usada em Portugal para celulose. Abateram-se vinte árvores da Acacia melanoxylon em quatro locais. Determinou-se o comprimento e a espessura de parede das fibras em elementos dissociados com o soluto de Franklin. A variação radial foi estudada a 10, 30, 50, 70 e 90% do comprimento do raio e a variação axial a 5, 35 e 65% da altura da árvore. Na Acacia melanoxylon, o comprimento das fibras da madeira e casca oscilou entre 0,90 – 0,96 mm e 1,33 – 1,59 mm respectivamente e a espessura da parede variou entre 3,45 – 3,89 μm na madeira e 5,01 – 5,40 μm na casca. O comprimento das fibras diminuiu da base para o topo da árvore. O comprimento e a espessura de parede aumentaram radialmente, embora a espessura com algumas flutuações. Axialmente a espessura da parede não mostrou um padrão específico de variação. Na Acacia melanoxylon o comprimento das fibras da casca e a espessura da parede das fibras da madeira apresentaram diferenças significativas entre locais. As fibras são semelhantes às do Eucalyptus globulus, embora mais finas na madeira e mais espessas na casca. O padrão de variação radial é semelhante nas duas espécies. No Eucalyptus globulus, a espessura da parede das fibras da madeira aumenta até meio da altura da árvore e depois diminui para o topo; na casca diminui da base para o topo. No Eucalyptus globulus as fibras da casca são maiores no topo.
id UFLA-3_a1761722cdb3105cf9b5af001fb3f8c7
oai_identifier_str oai:cerne.ufla.br:article/18
network_acronym_str UFLA-3
network_name_str Cerne (Online)
repository_id_str
spelling WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globulesXilemafloemabiometria celularacáciaeucaliptoCaracterizaram-se as fibras da madeira e casca da Acacia melanoxylon e compararam-se com as do Eucalyptus globulus, principal espécie usada em Portugal para celulose. Abateram-se vinte árvores da Acacia melanoxylon em quatro locais. Determinou-se o comprimento e a espessura de parede das fibras em elementos dissociados com o soluto de Franklin. A variação radial foi estudada a 10, 30, 50, 70 e 90% do comprimento do raio e a variação axial a 5, 35 e 65% da altura da árvore. Na Acacia melanoxylon, o comprimento das fibras da madeira e casca oscilou entre 0,90 – 0,96 mm e 1,33 – 1,59 mm respectivamente e a espessura da parede variou entre 3,45 – 3,89 μm na madeira e 5,01 – 5,40 μm na casca. O comprimento das fibras diminuiu da base para o topo da árvore. O comprimento e a espessura de parede aumentaram radialmente, embora a espessura com algumas flutuações. Axialmente a espessura da parede não mostrou um padrão específico de variação. Na Acacia melanoxylon o comprimento das fibras da casca e a espessura da parede das fibras da madeira apresentaram diferenças significativas entre locais. As fibras são semelhantes às do Eucalyptus globulus, embora mais finas na madeira e mais espessas na casca. O padrão de variação radial é semelhante nas duas espécies. No Eucalyptus globulus, a espessura da parede das fibras da madeira aumenta até meio da altura da árvore e depois diminui para o topo; na casca diminui da base para o topo. No Eucalyptus globulus as fibras da casca são maiores no topo.CERNECERNE2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/18CERNE; Vol. 17 No. 1 (2011); 61-68CERNE; v. 17 n. 1 (2011); 61-682317-63420104-7760reponame:Cerne (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/18/12Copyright (c) 2015 Fatima Tavares Tavares, Teresa Quilhó Quilhó, Helena Pereira Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Fatima TavaresQuilhó, Teresa QuilhóPereira, Helena Pereira2015-04-29T19:49:18Zoai:cerne.ufla.br:article/18Revistahttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNEPUBhttps://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/oaicerne@dcf.ufla.br||cerne@dcf.ufla.br2317-63420104-7760opendoar:2024-05-21T19:53:25.957707Cerne (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
title WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
spellingShingle WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
Tavares, Fatima Tavares
Xilema
floema
biometria celular
acácia
eucalipto
title_short WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
title_full WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
title_fullStr WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
title_full_unstemmed WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
title_sort WOOD AND BARK FIBER CHARACTERISTICS OF Acacia melanoxylon AND COMPARISON TO Eucalyptus globules
author Tavares, Fatima Tavares
author_facet Tavares, Fatima Tavares
Quilhó, Teresa Quilhó
Pereira, Helena Pereira
author_role author
author2 Quilhó, Teresa Quilhó
Pereira, Helena Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Fatima Tavares
Quilhó, Teresa Quilhó
Pereira, Helena Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Xilema
floema
biometria celular
acácia
eucalipto
topic Xilema
floema
biometria celular
acácia
eucalipto
description Caracterizaram-se as fibras da madeira e casca da Acacia melanoxylon e compararam-se com as do Eucalyptus globulus, principal espécie usada em Portugal para celulose. Abateram-se vinte árvores da Acacia melanoxylon em quatro locais. Determinou-se o comprimento e a espessura de parede das fibras em elementos dissociados com o soluto de Franklin. A variação radial foi estudada a 10, 30, 50, 70 e 90% do comprimento do raio e a variação axial a 5, 35 e 65% da altura da árvore. Na Acacia melanoxylon, o comprimento das fibras da madeira e casca oscilou entre 0,90 – 0,96 mm e 1,33 – 1,59 mm respectivamente e a espessura da parede variou entre 3,45 – 3,89 μm na madeira e 5,01 – 5,40 μm na casca. O comprimento das fibras diminuiu da base para o topo da árvore. O comprimento e a espessura de parede aumentaram radialmente, embora a espessura com algumas flutuações. Axialmente a espessura da parede não mostrou um padrão específico de variação. Na Acacia melanoxylon o comprimento das fibras da casca e a espessura da parede das fibras da madeira apresentaram diferenças significativas entre locais. As fibras são semelhantes às do Eucalyptus globulus, embora mais finas na madeira e mais espessas na casca. O padrão de variação radial é semelhante nas duas espécies. No Eucalyptus globulus, a espessura da parede das fibras da madeira aumenta até meio da altura da árvore e depois diminui para o topo; na casca diminui da base para o topo. No Eucalyptus globulus as fibras da casca são maiores no topo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/18
url https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/18/12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Fatima Tavares Tavares, Teresa Quilhó Quilhó, Helena Pereira Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Fatima Tavares Tavares, Teresa Quilhó Quilhó, Helena Pereira Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CERNE
CERNE
publisher.none.fl_str_mv CERNE
CERNE
dc.source.none.fl_str_mv CERNE; Vol. 17 No. 1 (2011); 61-68
CERNE; v. 17 n. 1 (2011); 61-68
2317-6342
0104-7760
reponame:Cerne (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Cerne (Online)
collection Cerne (Online)
repository.name.fl_str_mv Cerne (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv cerne@dcf.ufla.br||cerne@dcf.ufla.br
_version_ 1799874939080146944