A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/537 |
Resumo: | O processo de significação da identidade docente e a formação do professor da educação profissional constituem o objeto deste estudo. Com o objetivo de identificar como os professores significam a sua identidade docente e sua formação docente, esse estudo foi guiado pela seguinte questão: qual a possibilidade de as narrativas formadoras serem utilizadas como instrumento na formação docente? O método descritivo exploratório com uma revisão bibliográfica foi usado para o desenvolvimento deste estudo aliado com a pesquisa narrativa que também foi adotada como eixo metodológico com professores que atuam no ensino técnico de cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. A análise dos dados coletados revela que as narrativas formadoras podem auxiliar no processo de significação da identidade docente, bem como na sua formação profissional. |
id |
UFLA-6_083623b04d0473d4ef4b4ddd673b6d8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/537 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadorasO processo de significação da identidade docente e a formação do professor da educação profissional constituem o objeto deste estudo. Com o objetivo de identificar como os professores significam a sua identidade docente e sua formação docente, esse estudo foi guiado pela seguinte questão: qual a possibilidade de as narrativas formadoras serem utilizadas como instrumento na formação docente? O método descritivo exploratório com uma revisão bibliográfica foi usado para o desenvolvimento deste estudo aliado com a pesquisa narrativa que também foi adotada como eixo metodológico com professores que atuam no ensino técnico de cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. A análise dos dados coletados revela que as narrativas formadoras podem auxiliar no processo de significação da identidade docente, bem como na sua formação profissional.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/53710.30905/rde.v6i1.537Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-537Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-537Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-537Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5372526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/537/426Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBruna Duarte Ferreira FrohmutElda Gonçalves NemerRodrigo Avella Ramirez2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/537Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
title |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
spellingShingle |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras Bruna Duarte Ferreira Frohmut |
title_short |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
title_full |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
title_fullStr |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
title_full_unstemmed |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
title_sort |
A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras |
author |
Bruna Duarte Ferreira Frohmut |
author_facet |
Bruna Duarte Ferreira Frohmut Elda Gonçalves Nemer Rodrigo Avella Ramirez |
author_role |
author |
author2 |
Elda Gonçalves Nemer Rodrigo Avella Ramirez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruna Duarte Ferreira Frohmut Elda Gonçalves Nemer Rodrigo Avella Ramirez |
description |
O processo de significação da identidade docente e a formação do professor da educação profissional constituem o objeto deste estudo. Com o objetivo de identificar como os professores significam a sua identidade docente e sua formação docente, esse estudo foi guiado pela seguinte questão: qual a possibilidade de as narrativas formadoras serem utilizadas como instrumento na formação docente? O método descritivo exploratório com uma revisão bibliográfica foi usado para o desenvolvimento deste estudo aliado com a pesquisa narrativa que também foi adotada como eixo metodológico com professores que atuam no ensino técnico de cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. A análise dos dados coletados revela que as narrativas formadoras podem auxiliar no processo de significação da identidade docente, bem como na sua formação profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/537 10.30905/rde.v6i1.537 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/537 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v6i1.537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/537/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-537 Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-537 Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-537 Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-537 2526-849X 10.30905/rde.v6i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375210061824 |