Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico. |
id |
UFLA-6_49c885e13fa9960f3904e9a5f4186878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/568 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writingAutobiografías en la educación de jovens y adultos: uma possibilidade de escrituraAutobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escritaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/56810.30905/rde.v7i1.568Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5682526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568/444Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sandro LuisRibeiro, Lucimagna2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/568Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing Autobiografías en la educación de jovens y adultos: uma possibilidade de escritura Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escrita |
title |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing |
spellingShingle |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing da Silva, Sandro Luis |
title_short |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing |
title_full |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing |
title_fullStr |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing |
title_full_unstemmed |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing |
title_sort |
Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing |
author |
da Silva, Sandro Luis |
author_facet |
da Silva, Sandro Luis Ribeiro, Lucimagna |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Lucimagna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Sandro Luis Ribeiro, Lucimagna |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568 10.30905/rde.v7i1.568 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v7i1.568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568/444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568 Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568 Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568 Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568 2526-849X 10.30905/rde.v7i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375253053440 |