Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sandro Luis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Lucimagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico.
id UFLA-6_49c885e13fa9960f3904e9a5f4186878
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/568
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writingAutobiografías en la educación de jovens y adultos: uma possibilidade de escrituraAutobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escritaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/56810.30905/rde.v7i1.568Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-5682526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568/444Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sandro LuisRibeiro, Lucimagna2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/568Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
Autobiografías en la educación de jovens y adultos: uma possibilidade de escritura
Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escrita
title Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
spellingShingle Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
da Silva, Sandro Luis
title_short Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
title_full Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
title_fullStr Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
title_full_unstemmed Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
title_sort Autobiographies in youth and adult education: a possibility of writing
author da Silva, Sandro Luis
author_facet da Silva, Sandro Luis
Ribeiro, Lucimagna
author_role author
author2 Ribeiro, Lucimagna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Sandro Luis
Ribeiro, Lucimagna
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568
10.30905/rde.v7i1.568
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568
identifier_str_mv 10.30905/rde.v7i1.568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/568/444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568
Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568
Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568
Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-568
2526-849X
10.30905/rde.v7i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375253053440