A centralidade do trabalho na psicodinâmica de Christophe Dejours, o campo educacional e o trabalho docente: aproximações possíveis
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/13 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a contribuição das pesquisas e reflexões de Christophe Dejours para a retomada da questão da centralidade do trabalho em uma conjuntura marcada por avanços tecnológicos e científicos sem precedentes que parecem, à primeira vista, relativizar a importância do trabalho na construção da vida social. Ao construir um itinerário de pesquisa que denomina de psicodinâmica do trabalho o autor francês, na contramão do senso comum e dos clichês sobre o fim do proletariado, chama a atenção para o papel do trabalho na construção da identidade, nas relações de gênero e na construção da vida em sociedade. Ao final pretende-se, brevemente, ilustrar de que modo as reflexões e descobertas das pesquisas conduzidas por Dejours podem lançar questões ao trabalho do professor e ao cotidiano da escola num contexto no qual, segundo uma lógica neoliberal, se aprofunda a transposição de modelos gerenciais típicos das empresas para as escolas e nos sistemas educativos. |
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A centralidade do trabalho na psicodinâmica de Christophe Dejours, o campo educacional e o trabalho docente: aproximações possíveisO objetivo deste artigo é apresentar a contribuição das pesquisas e reflexões de Christophe Dejours para a retomada da questão da centralidade do trabalho em uma conjuntura marcada por avanços tecnológicos e científicos sem precedentes que parecem, à primeira vista, relativizar a importância do trabalho na construção da vida social. Ao construir um itinerário de pesquisa que denomina de psicodinâmica do trabalho o autor francês, na contramão do senso comum e dos clichês sobre o fim do proletariado, chama a atenção para o papel do trabalho na construção da identidade, nas relações de gênero e na construção da vida em sociedade. Ao final pretende-se, brevemente, ilustrar de que modo as reflexões e descobertas das pesquisas conduzidas por Dejours podem lançar questões ao trabalho do professor e ao cotidiano da escola num contexto no qual, segundo uma lógica neoliberal, se aprofunda a transposição de modelos gerenciais típicos das empresas para as escolas e nos sistemas educativos.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/13Devir Educação; Bd. 1 Nr. 1 (2017): Devir Educação; 50-65Devir Educação; Vol. 1 No. 1 (2017): Devir Educação; 50-65Devir Educação; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Devir Educação; 50-65Devir Educação; v. 1 n. 1 (2017): Devir Educação; 50-652526-849X10.30905/ded.v1i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/13/32Copyright (c) 2017 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Arnaldo ValentimPiolli, Evaldo2019-04-15T19:56:42Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/13Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-15T19:56:42Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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