FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E BARBÁRIE: ENTRE O PRAGMATISMO E A RESISTÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piassa, Zuleika Aparecida Claro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, João Vicente Hadich, Ferraz Bueno, Sinésio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/126
Resumo: O objetivo do presente texto, elaborado a partir dos estudos embasados pela Teoria Crítica, é refletir sobre a semiformação dos professores, fortemente influenciada por demandas que emanam da sociedade e do Estado, considerando sua submissão ao poder econômico. A problemática que motivou o ensaio foi: que perfil de professor se manifesta a partir dos processos semiformativos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior neste contexto? Metodologicamente, é um ensaio negativo, na medida em que não aposta em soluções definitivas, mas busca interpretar no comportamento docente os signos de uma era marcada pela razão instrumental e pela indústria cultural. Nossas principais referências são Adorno (1995 e 2010), Adorno e Horkheimer (1985), Horkheimer (2015) e alguns de seus comentadores. Ao longo do trabalho discute-se três questões: os conceitos de formação e semiformação, aplicados aos professores; a instrumentalização deste processo e, por fim, concluí-se com os desdobramentos na constituição de um perfil docente preocupado com a eficácia técnica, geralmente dotado de uma autocomiseração intelectual e obliterado em seu potencial crítico.
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