FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E BARBÁRIE: ENTRE O PRAGMATISMO E A RESISTÊNCIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/126 |
Resumo: | O objetivo do presente texto, elaborado a partir dos estudos embasados pela Teoria Crítica, é refletir sobre a semiformação dos professores, fortemente influenciada por demandas que emanam da sociedade e do Estado, considerando sua submissão ao poder econômico. A problemática que motivou o ensaio foi: que perfil de professor se manifesta a partir dos processos semiformativos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior neste contexto? Metodologicamente, é um ensaio negativo, na medida em que não aposta em soluções definitivas, mas busca interpretar no comportamento docente os signos de uma era marcada pela razão instrumental e pela indústria cultural. Nossas principais referências são Adorno (1995 e 2010), Adorno e Horkheimer (1985), Horkheimer (2015) e alguns de seus comentadores. Ao longo do trabalho discute-se três questões: os conceitos de formação e semiformação, aplicados aos professores; a instrumentalização deste processo e, por fim, concluí-se com os desdobramentos na constituição de um perfil docente preocupado com a eficácia técnica, geralmente dotado de uma autocomiseração intelectual e obliterado em seu potencial crítico. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E BARBÁRIE: ENTRE O PRAGMATISMO E A RESISTÊNCIAFormaçãoProfessorSemiformaçãoPragmatismoResistência.O objetivo do presente texto, elaborado a partir dos estudos embasados pela Teoria Crítica, é refletir sobre a semiformação dos professores, fortemente influenciada por demandas que emanam da sociedade e do Estado, considerando sua submissão ao poder econômico. A problemática que motivou o ensaio foi: que perfil de professor se manifesta a partir dos processos semiformativos desenvolvidos pelas instituições de ensino superior neste contexto? Metodologicamente, é um ensaio negativo, na medida em que não aposta em soluções definitivas, mas busca interpretar no comportamento docente os signos de uma era marcada pela razão instrumental e pela indústria cultural. Nossas principais referências são Adorno (1995 e 2010), Adorno e Horkheimer (1985), Horkheimer (2015) e alguns de seus comentadores. Ao longo do trabalho discute-se três questões: os conceitos de formação e semiformação, aplicados aos professores; a instrumentalização deste processo e, por fim, concluí-se com os desdobramentos na constituição de um perfil docente preocupado com a eficácia técnica, geralmente dotado de uma autocomiseração intelectual e obliterado em seu potencial crítico.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/12610.30905/ded.v3i1.126Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 181-192Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 181-192Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 181-192Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 181-1922526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/126/82Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiassa, Zuleika Aparecida ClaroFerreira, João Vicente HadichFerraz Bueno, Sinésio2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/126Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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