O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnio, Michel Pisa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131
Resumo: O presente trabalho visa colaborar com elementos teórico-metodológicos para analisar o clima de preconceito e intolerância que permeiam o projeto de lei intitulado Escola Sem Partido, assim como suas implicações para o campo educacional. Por meio de apropriações psicanalíticas dos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheimer, buscamos fundamentos nos estudos sobre a personalidade autoritária para propor interpretações que revelem toda a estereotipia, a exclusão do diferente, a fragilidade do ego e o caráter antidemocrático que permeiam o referido projeto. Destacamos o projeto Escola Sem Partido como uma falsa projeção do campo educacional, com a presença de muitos indícios de pensamento autoritário direcionado à educação.
id UFLA-6_b5b95e942eafdab3901721c6a49ee8d9
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/131
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONALEscola sem partidoPensamento autoritárioEducação e barbárieTeoria Crítica.O presente trabalho visa colaborar com elementos teórico-metodológicos para analisar o clima de preconceito e intolerância que permeiam o projeto de lei intitulado Escola Sem Partido, assim como suas implicações para o campo educacional. Por meio de apropriações psicanalíticas dos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheimer, buscamos fundamentos nos estudos sobre a personalidade autoritária para propor interpretações que revelem toda a estereotipia, a exclusão do diferente, a fragilidade do ego e o caráter antidemocrático que permeiam o referido projeto. Destacamos o projeto Escola Sem Partido como uma falsa projeção do campo educacional, com a presença de muitos indícios de pensamento autoritário direcionado à educação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/13110.30905/ded.v3i1.131Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-882526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131/87Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnio, Michel PisaNeves, Marcos Cesar Danhoni2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/131Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
title O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
spellingShingle O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
Carnio, Michel Pisa
Escola sem partido
Pensamento autoritário
Educação e barbárie
Teoria Crítica.
title_short O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
title_full O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
title_fullStr O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
title_sort O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
author Carnio, Michel Pisa
author_facet Carnio, Michel Pisa
Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_role author
author2 Neves, Marcos Cesar Danhoni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnio, Michel Pisa
Neves, Marcos Cesar Danhoni
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem partido
Pensamento autoritário
Educação e barbárie
Teoria Crítica.
topic Escola sem partido
Pensamento autoritário
Educação e barbárie
Teoria Crítica.
description O presente trabalho visa colaborar com elementos teórico-metodológicos para analisar o clima de preconceito e intolerância que permeiam o projeto de lei intitulado Escola Sem Partido, assim como suas implicações para o campo educacional. Por meio de apropriações psicanalíticas dos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheimer, buscamos fundamentos nos estudos sobre a personalidade autoritária para propor interpretações que revelem toda a estereotipia, a exclusão do diferente, a fragilidade do ego e o caráter antidemocrático que permeiam o referido projeto. Destacamos o projeto Escola Sem Partido como uma falsa projeção do campo educacional, com a presença de muitos indícios de pensamento autoritário direcionado à educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131
10.30905/ded.v3i1.131
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131
identifier_str_mv 10.30905/ded.v3i1.131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131/87
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88
Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88
Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88
Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88
2526-849X
10.30905/ded.v3i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374527438848