O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131 |
Resumo: | O presente trabalho visa colaborar com elementos teórico-metodológicos para analisar o clima de preconceito e intolerância que permeiam o projeto de lei intitulado Escola Sem Partido, assim como suas implicações para o campo educacional. Por meio de apropriações psicanalíticas dos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheimer, buscamos fundamentos nos estudos sobre a personalidade autoritária para propor interpretações que revelem toda a estereotipia, a exclusão do diferente, a fragilidade do ego e o caráter antidemocrático que permeiam o referido projeto. Destacamos o projeto Escola Sem Partido como uma falsa projeção do campo educacional, com a presença de muitos indícios de pensamento autoritário direcionado à educação. |
id |
UFLA-6_b5b95e942eafdab3901721c6a49ee8d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/131 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONALEscola sem partidoPensamento autoritárioEducação e barbárieTeoria Crítica.O presente trabalho visa colaborar com elementos teórico-metodológicos para analisar o clima de preconceito e intolerância que permeiam o projeto de lei intitulado Escola Sem Partido, assim como suas implicações para o campo educacional. Por meio de apropriações psicanalíticas dos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheimer, buscamos fundamentos nos estudos sobre a personalidade autoritária para propor interpretações que revelem toda a estereotipia, a exclusão do diferente, a fragilidade do ego e o caráter antidemocrático que permeiam o referido projeto. Destacamos o projeto Escola Sem Partido como uma falsa projeção do campo educacional, com a presença de muitos indícios de pensamento autoritário direcionado à educação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/13110.30905/ded.v3i1.131Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-882526-849X10.30905/ded.v3i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131/87Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarnio, Michel PisaNeves, Marcos Cesar Danhoni2023-12-31T14:04:51Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/131Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:04:51Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
title |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL Carnio, Michel Pisa Escola sem partido Pensamento autoritário Educação e barbárie Teoria Crítica. |
title_short |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
title_full |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
title_sort |
O PROJETO ESCOLA “SEM” PARTIDO COMO UMA FALSA PROJEÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL |
author |
Carnio, Michel Pisa |
author_facet |
Carnio, Michel Pisa Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnio, Michel Pisa Neves, Marcos Cesar Danhoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola sem partido Pensamento autoritário Educação e barbárie Teoria Crítica. |
topic |
Escola sem partido Pensamento autoritário Educação e barbárie Teoria Crítica. |
description |
O presente trabalho visa colaborar com elementos teórico-metodológicos para analisar o clima de preconceito e intolerância que permeiam o projeto de lei intitulado Escola Sem Partido, assim como suas implicações para o campo educacional. Por meio de apropriações psicanalíticas dos pensadores da Escola de Frankfurt, em especial Theodor Adorno e Max Horkheimer, buscamos fundamentos nos estudos sobre a personalidade autoritária para propor interpretações que revelem toda a estereotipia, a exclusão do diferente, a fragilidade do ego e o caráter antidemocrático que permeiam o referido projeto. Destacamos o projeto Escola Sem Partido como uma falsa projeção do campo educacional, com a presença de muitos indícios de pensamento autoritário direcionado à educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131 10.30905/ded.v3i1.131 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v3i1.131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/131/87 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 3 Nr. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88 Devir Educação; Vol. 3 No. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88 Devir Educação; Vol. 3 Núm. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88 Devir Educação; v. 3 n. 1 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 76-88 2526-849X 10.30905/ded.v3i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374527438848 |