Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino Soares, Cecilia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos Silva, Marcilene, Andrade Gomes Nunes, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/654
Resumo: This work aims to investigate didactic-pedagogical interventions in high school for teaching Chemistry to deaf students. The methodological procedures were based on a systematic descriptive review of the literature of articles from the last five years (2017 - 2022). The selected databases were Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results found after using the keywords resulted in 50 articles and after analyzing the titles, abstracts, methodologies, only three contemplated the proposed theme. Based on what was ascertained, it was possible to identify the research approach on the use of didactic resources as learning strategies for deaf students who have difficulties in the teaching process
id UFLA-6_c90f18cd10f823703331aa24ab33521b
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/654
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino MédioAlunos surdos; Ensino médio; Química.This work aims to investigate didactic-pedagogical interventions in high school for teaching Chemistry to deaf students. The methodological procedures were based on a systematic descriptive review of the literature of articles from the last five years (2017 - 2022). The selected databases were Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results found after using the keywords resulted in 50 articles and after analyzing the titles, abstracts, methodologies, only three contemplated the proposed theme. Based on what was ascertained, it was possible to identify the research approach on the use of didactic resources as learning strategies for deaf students who have difficulties in the teaching processEste trabajo tiene como objetivo investigar intervenciones didáctico-pedagógicas en la escuela secundaria para la enseñanza de la Química a estudiantes sordos. Los procedimientos metodológicos se basaron en una revisión descriptiva sistemática de la literatura de artículos de los últimos cinco años (2017 - 2022). Las bases de datos seleccionadas fueron Portal de Periódicos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES) y Biblioteca Científica Electrónica en Línea (SciELO). Los resultados encontrados luego de utilizar las palabras clave dieron como resultado 50 artículos y luego de analizar los títulos, resúmenes, metodologías, solo tres contemplaron la temática propuesta. A partir de lo constatado, fue posible identificar el enfoque de investigación sobre el uso de recursos didácticos como estrategias de aprendizaje para estudiantes sordos que presentan dificultades en el proceso de enseñanza.O presente trabalho tem como objetivo investigar as intervenções didático-pedagógicas no Ensino Médio para o ensino de Química aos alunos surdos. Os procedimentos metodológicos foram baseados em uma revisão sistemática descritiva da literatura de artigos dos últimos cinco anos (2017 - 2022). As bases de dados selecionadas foram Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados encontrados após utilizar as palavras-chave resultaram em 50 artigos e, após as análises dos títulos, resumos e metodologias, somente três contemplaram o tema proposto. A partir do que foi averiguado, foi possível identificar quais os recursos didáticos utilizados pelos professores como estratégia de ensino para a promoção da aprendizagem de conteúdos de Química no Ensino Médio no contexto de inclusão escolar do aluno surdo. EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/65410.30905/rde.v7i1.654Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6542526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/654/485Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaldino Soares, Cecilia Regina dos Santos Silva, MarcileneAndrade Gomes Nunes, Leonardo 2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/654Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
title Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
spellingShingle Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
Galdino Soares, Cecilia Regina
Alunos surdos; Ensino médio; Química.
title_short Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
title_full Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
title_fullStr Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
title_full_unstemmed Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
title_sort Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
author Galdino Soares, Cecilia Regina
author_facet Galdino Soares, Cecilia Regina
dos Santos Silva, Marcilene
Andrade Gomes Nunes, Leonardo
author_role author
author2 dos Santos Silva, Marcilene
Andrade Gomes Nunes, Leonardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galdino Soares, Cecilia Regina
dos Santos Silva, Marcilene
Andrade Gomes Nunes, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos surdos; Ensino médio; Química.
topic Alunos surdos; Ensino médio; Química.
description This work aims to investigate didactic-pedagogical interventions in high school for teaching Chemistry to deaf students. The methodological procedures were based on a systematic descriptive review of the literature of articles from the last five years (2017 - 2022). The selected databases were Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results found after using the keywords resulted in 50 articles and after analyzing the titles, abstracts, methodologies, only three contemplated the proposed theme. Based on what was ascertained, it was possible to identify the research approach on the use of didactic resources as learning strategies for deaf students who have difficulties in the teaching process
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/654
10.30905/rde.v7i1.654
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/654
identifier_str_mv 10.30905/rde.v7i1.654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/654/485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654
Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654
Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654
Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-654
2526-849X
10.30905/rde.v7i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375627395072